quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

PIONEIRISMO.

Quarta-feira, 3 de Dezembro de 2008

A pioneira entre as polícias do Brasil.

Estas fotos são de um mural da Polícia Militar do Estado de São Paulo que destaca o Corpo de Guardas Municipais Permanetes de 1831 como a primeira força policial organizada de nosso país.

Click nas imagens para amplia-las.

Esta é a verdade histórica da atividade policial no Brasil que aos poucos vai se tornando conhecida. Os "130 de 31" da canção da Força Pública eram de fato Guardas Municipais.

Faltou citar neste belíssimo mural a gloriosa Guarda Civil de São Paulo criada em 1926, ela que foi o embrião da polícia do exército durante a segunda guerra mundial e fundiu-se com a Força Pública para formar a Polícia Militar do Estado de São Paulo em 1970. Seus ex integrantes estão entre os fundadores da Guarda Civil Metropolitana.

O fato é que as Guardas Municpais são o modelo tradicional de polícia Brasileiro desde de 1808. São 200 anos de história deste conceito de policia municipalizado que é padrão em todo o mundo e que aos poucos vai dando sinais sutis de seu retorno nas principais cidades do país.

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...