quarta-feira, 8 de julho de 2009

Guarda Municipal de Arapongas completa um ano



Guarda Municipal de Arapongas completa um ano
Em 2008, foram registrados 1.139 atendimentos
Publicado em: 08/07/2009

A Guarda Municipal de Arapongas (GMA) completou no dia 27 de junho o seu primeiro ano de operacionalização nas ruas da cidade. Com um efetivo de 39 guardas, 10 veículos e 11 câmeras de monitoramento eletrônico instaladas em pontos estratégicos, a GMA tem como objetivo principal zelar pela segurança pública com eficácia.

Segundo o prefeito de Arapongas, Beto Pugliese, o sério trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran) através da GMA é uma das principais ações do município para privar pela segurança. "Planejamos de forma minuciosa a implantação da Guarda. Hoje percebemos o quanto é necessário o serviço prestado por eles. Para homenagear estes profissionais instituímos o dia 13 de abril, data da lei que regulamentou a GMA, como o Dia da Guarda Municipal de Arapongas", explicou Beto Pugliese.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, major Edwayne Arduin, a GMA tem contribuído diretamente com o trabalho exercido pelas polícias Militar e Civil, servindo de apoio às ações de combate à criminalidade. "A guarda de Arapongas tem um propósito muito claro: garantir a presença ostensiva para proteger a população. O patrulhamento presencial é um fator inibidor. A ação com a polícia serve como aprimoramento ao trabalho da GMA", frisa.

OCORRÊNCIAS

Conforme o major Edwaine Arduin, em 2008, foram registrados pela Guarda Municipal 1139 atendimentos. Já de janeiro a maio de 2009, o registro de ocorrências chega a 820. No total, foram 1959 solicitações à GMA. As ocorrências relacionadas ao trânsito, como por exemplo, acidentes (129), atropelamento (10) e outras infrações (13), são as mais freqüentes. Em seguida, estão o patrulhamento de presença (85) e a abordagem de suspeitos (76).

"Além da presença ostensiva dos guardas nas ruas da cidade, a Central de Controle Operacional (CCO) tem sido forte aliada", completou. A CCO conta com serviços de controle de ocorrências feitas pelo telefone de chamadas, sistema de monitoramento (câmeras nas vias públicas), sistema de rastreamento de viaturas e de monitoramento de alarmes.

QUALIFICAÇÂO

Segundo o prefeito Beto Pugliese, os investimentos na constante qualificação dos guardas, como por exemplo, a realização de cursos de defesa pessoal, são refletidos no serviço prestado por eles. "A educação continuada é uma das bases da GMA. Assim, estes profissionais podem agir com eficácia utilizando de diferentes recursos de abordagem e patrulha", ressaltou. Beto Pugliese explica ainda que há duas semanas, a GMA já está utilizando as armas de contenção Taser. "Foram adquiridas 15 aparelhos, no total, foram investidos R$ 75 mil. Esse é mais um passo importante nos projetos de segurança pública do município".

De acordo com o secretário Edwayne Arduin, na primeira quinzena de junho, os guardas conheceram detalhadamente o funcionamento do equipamento, que é considerado a melhor arma de contenção no mundo na atualidade. "A Taser já é mais uma ferramenta no combate à violência. O treinamento proporcionou aos guardas o entendimento das formas de utilização da Taser", salientou.

Na primeira quinzena de maio, a Guarda Municipal de Arapongas (GMA) também participou do 1° Seminário de Guardas Municipais e Segurança Pública, em Brasília. O evento promovido pela Comissão de Legislação Participativa foi realizado no auditório Nereu Ramos, no complexo do Senado. O seminário tem como objetivo discutir o papel dos municípios no setor da segurança pública.

Conforme o GM Anderson Farias Caldeira, que participou do seminário, além da constante capacitação recebida, a ida à encontros que debatem planos de segurança pública são fundamentais para desenvolver no município novas estratégias de coibição e prevenção à violência.

GUARDAS

Para o GM Anderson Farias Caldeira, ser um guarda municipal é uma "questão de atitude". "É uma formação gratificante que visa, em primeiro plano, ajudar muitas pessoas". Caldeira ressalta que o intenso treinamento antes de começar à atuar nas ruas foi peça fundamental para zelar pela segurança na cidade. "O treinamento foi puxado. Ficávamos quase 10 horas aprimorando nossas habilidades. No entanto, sempre tivemos a consciência de que era para o bem de Arapongas", diz.

Já a GM Michele Regina Zanin, responsável pelo Centro de Controle Operacional juntamente com o GM Leovaldo Vieira, destaca o apoio dado pela população para que a Guarda Municipal de Arapongas continue realizando um trabalho que coloca em primeiro lugar o ser humano. "Já encontrei várias pessoas que agradeceram pela presença da guarda nas ruas e também comerciantes que dizem que o número de furtos diminuiu", salientou.

OPINIÃO PÚBLICA

"A presença da Guarda Municipal de Arapongas trás até um certo alívio. Infelizmente, muitas pessoas ainda vêem na violência uma forma de sustento, mas agora estamos mais tranqüilos", desabafa o segurança aposentado Arthur Oliveira dos Santos, morador da Vila Nova, ao elogiar a implantação da GMA.

A secretária Sandra Regina de Carvalho Alves, do centro de Arapongas, diz que antigamente um passeio ou uma simples compra era cercada pelo medo, mas, assim como citou Arthur dos Santos, Sandra acredita que a presença da guarda inibe a ação criminosa. "Vejo direto a GMA fazendo a patrulha com a Polícia Militar", frisa. Já a jovem Regiane Aparecida de Oliveira, aponta que a guarda é essencial em qualquer município e pelo que têm percebido "em Arapongas ela está cumprindo o seu papel da melhor maneira possível".

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...