domingo, 26 de julho de 2009

Hoje: 44 mil disputam vagas para Guarda Municipal de Belem -PA


Hoje: 44 mil disputam vagas para Guarda Municipal

Depois de treze anos sem realizar concursos, a Guarda Municipal de Belém (GMB) abriu seleção para 272 vagas. A procura superou as expectativas dos organizadores. “Esperávamos, no máximo, 30 mil candidatos. A inscrição de mais de 44 mil pessoas nos surpreendeu”, afirma Ricardo Gluck Paul, diretor-presidente da Cetap, fundação organizadora do certame.

A prova objetiva está sendo realizada neste domingo, (26), e teve início às 9h30. A primeira etapa do concurso foi dividida em duas fases: a primeira é constituída de prova de múltipla escolha, composta de cinquenta questões objetivas; e a segunda é o Teste de Aptidão Física (TAF). Ambas as fases têm caráter eliminatório.

Após as duas fases, os candidatos aprovados serão submetidos ao Curso de Formação de Guardas Municipais, que será ministrado pela GMB, também de caráter eliminatório. De acordo com a inspetora-geral da corporação, Ellen Margareth, o Curso tem carga horária de 420 horas, com duração de 83 dias. A previsão é de que a nova turma de 272 guardas municipais seja apresentada ainda em novembro deste ano.

Os 44 mil candidatos foram distribuídos em 41 instituições de ensino das redes pública e particular. O campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) recebe o maior número de concorrentes: serão quatro mil lutando por uma das vagas. O gabarito preliminar será divulgado duas horas depois do término da prova, no site da Fundação Cetap. O coordenador do concurso explica que a correção da prova será feita por meio de um sistema único no Pará. “Ao invés do antigo sistema de leitoras ópticas, desenvolvemos um modelo próprio de gerenciamento de informações, em que escaneamos os cartões-resposta, transformando-os em imagens digitais, onde um software faz a leitura dessa imagem”. Segundo Ricardo, esse modelo dá mais transparência ao processo. “Com isso, o candidato pode visualizar, na internet, a imagem do seu próprio cartão-resposta assinado”, informou.

Cronograma

Após a divulgação do gabarito oficial, os candidatos terão dois dias para entrar com pedido de recursos. No período de 29 de junho a 04 de agosto, os recursos serão julgados; no dia 05, o gabarito definitivo será divulgado, juntamente com o resultado preliminar. Será aberto, a partir daí, novo período de recursos. O resultado definitivo dessa fase será dia 13 de agosto. O teste de aptidão física – segunda fase da primeira etapa - ocorrerá entre os dias 15 e 17 de agosto; a homologação do resultado final das duas provas será no dia 25.

Ricardo Gluck informa que todo o cronograma pode ser acessado no site da Cetap, disponibilizado desde o começo do concurso. “É uma mostra do compromisso da Fundação com os prazos estabelecidos”, observa.

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...