segunda-feira, 6 de julho de 2009

Operação policial com auxilio da GCM tira 265 usuários de drogas da região da Cracolândia, em SP



Operação policial tira 265 usuários de drogas da região da Cracolândia, em SP

Plantão | Publicada em 06/07/2009 às 06h49m
Cláudia Rivoiro e Tahiane Stochero, Diário de S. Paulo


SÃO PAULO - Uma operação da Polícia Civil para reprimir o tráfico de drogas na Cracolândia, localizada na Nova Luz, no centro de São Paulo, recolheu neste domingo 265 usuários de drogas, que foram levados para albergues de São Paulo. Por falta de vagas, apenas 75 deles, contudo, permaneceram internados, segundo o delegado Aldo Galeano, responsável pela ação.

- Prendemos muita gente, e ainda tinha mais lá. O problema é social. Estamos trabalhando com a Prefeitura, mas faltam vagas nos albergues. Pelo menos hoje conseguimos algumas - afirmou o delegado.

Os viciados foram recolhidos pela Guarda Civil Metropolitana e levados em quatro ônibus para cinco entidades que prestam serviço social, segundo informações da Prefeitura. A administração municipal informou que consta no sistema que todos os albergues tinham vagas e que não é possível obrigar uma pessoa a permanecer no local.

A operação teve início às 8h e contou com um efetivo de 80 policiais. Segundo o ambulante Eduardo Pereira da Silva, de 37 anos, durante a abordagem aos usuários de drogas, os guardas informavam que as pessoas seriam levadas para albergues, onde seriam alimentadas, tomariam banho e receberiam novos documentos.

Eduardo está entre os 265 que foram encaminhados para os abrigos. Ele chegou ao Albergue Penaforte Mendes, localizado próximo à Praça 14 Bis, no Centro, por volta das 11h30m. Mas não pôde entrar porque, segundo ele, havia somente 15 vagas.

- Aceitei ir porque não tenho onde morar, porém não pude ficar - disse Eduardo.

Ele admite que é usuário de drogas.

Guardas-civis confirmaram que levaram vários usuários a albergues, mas que a maioria voltou a pé para a Cracolândia porque não havia vagas para todos. Durante a operação, foram apreendidos cachimbos, isqueiros, estiletes, latas de alumínio, facas e uma arma de brinquedo.

Somente nos primeiros seis meses do ano, a Polícia Civil realizou 206 apreensões de tráfico na região da Cracolândia, sendo 303 quilos de maconha, 17 de cocaína e 78 pedras de crack.

O delegado Aldo Galeano, conta que traficantes estão usando usuários de crack como "aviãozinho" e obrigando-os a vender trouxinhas de maconha e cocaína nas ruas em troca de crack.

- Os traficantes usam os dependentes para passar outras drogas em troca de uma pedra de crack, têm mão de obra com custo zero.

Segundo ele, as operações na Cracolândia vão continuar.

A Prefeitura de São Paulo negou que não houvesse vagas suficientes em albergues da capital para todos os usuários de drogas que foram recolhidos das ruas. O órgão informou também que "há vagas em todos os lugares" e que não poderia "obrigar as pessoas a ficar nos abrigos".

Em nota, a Secretaria de Segurança Urbana do Município informou que "as pessoas retiradas (por orientação da polícia) foram encaminhadas para cinco serviços de Assistência Social. Os destinos dos usuários de drogas recolhidos na Cracolândia foram o Portal do Futuro, Albergues Penna Sorte Mendes, Pedroso, Dom Orione e Porto Seguro (refeitório e banho). Crianças e adolescentes foram conduzidos aos Centros de Referência Especial de Crianças e Adolescentes (CRECA).

Um comentário:

Clayton Furlan disse...

Para dependentes de drogas não há tratamento melhor que sopa enriquecida de plutônio fresquinho.
www.bocaderango.blogspot.com

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...