domingo, 26 de julho de 2009

SEGURANÇA CIDADÃ;SÃO LUIS ENCAMINHA 16 PROJETOS AO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA.





SEGURANÇA CIDADÃ

A Prefeitura de São Luís encaminhou ao Ministério da Justiça 13 projetos que contemplam ações de reaparelhamento, aperfeiçoamento e fortalecimento do sistema municipal de segurança cidadã. As propostas fazem parte do conjunto de ações conquistadas pela administração municipal, após a inclusão da capital ludovicense no Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), que credenciou o município a celebrar convênios com o Governo Federal na área da Segurança Pública.

Um dos projetos solicitados pelo prefeito João Castelo ao Ministério da Justiça prevê o reaparelhamento da estrutura de Salva Vidas da Guarda Municipal, que foi encontrada totalmente desestruturada, herança da gestão passada. A meta da Prefeitura de São Luís é tornar este Grupamento verdadeiramente útil e eficiente. O projeto prevê a aquisição de lanchas, jet ski, bugres, equipamentos de salvatagem, entre outros instrumentos para facilitar o patrulhamento na orla marítima da capital.

O titular da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), Luiz Carlos Magalhães, afirmou que o prefeito está envidando todos os esforços para reativar esse importante serviço, visando oferecer mais segurança aos banhistas nas praias de São Luís.

Secretário de Segurança, Luiz Carlos, finalizou os projetos

Outros projetos - O Projeto Guarda Mirim, também encaminhado pela Prefeitura de São Luís ao Ministério da Justiça, tem como objetivo a realização de atividades com o propósito de formar jovens para a cultura da paz e cidadania. "Em um turno, os jovens freqüentarão a escola, normalmente; em outro, participam de atividades socioeducativas", enfatizou o secretário Luiz Carlos Magalhães.

Segundo ele, a meta do projeto é alcançar os jovens moradores de bairros onde é grande a incidência de violência e criminalidade. Inicialmente, as ações vão contemplar jovens moradores dos bairros Liberdade, Coroadinho, Vila Embratel e Alemanha.

Além de ações para o fortalecimento da Ouvidoria e da Corregedoria da Guarda Municipal, também foi incluída no pacote de projetos encaminhados ao Governo Federal a implantação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). O setor terá um observatório estruturado para realizar a coleta e análise de dados referentes à criminalidade e outras questões conexas na capital.

"A partir das informações coletadas, o GGI poderá propor medidas e soluções para problemas identificados através de diagnósticos locais, em conjunto com a comunidade", acrescentou o secretário.

Outra medida inclusa entre as propostas da administração municipal para a segurança local é o projeto que integra equipes de guardas municipais ao trabalho de fiscalização ambiental na ilha de São Luís, realizado pelos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

Capacitação - Muitos dos projetos pleiteados reforçam o trabalho de capacitação continuada que já vem sendo desenvolvido com os agentes da Guarda Municipal, assim como também reforçarão as ações executadas pela corporação na comunidade.

Recentemente, a Guarda promoveu um treinamento instruindo os agentes do Grupamento, que atuam nas escolas municipais, a terem uma visão pedagógica das ações realizadas e saber como lidar com esse público. Os agentes realizam palestras educativas e outras atividades lúdicas diretamente com os alunos.

E como forma de estreitar as relações com a comunidade, a corporação também vem realizando cursos e ações comunitárias nos bairros localizados no entorno da sua sede. Em parceria com o Sesi, a corporação ministrou, recentemente, a um grupo de moradores do bairro da Alemanha um curso de eletricista predial.

"Essa é a filosofia da segurança com cidadania: aproximar o poder público da comunidade por meio de ações conjuntas. Somos cientes de que, quanto maior o valor agregado ao nível pessoal e profissional da pessoa, menor a probabilidade de ela se envolver com a criminalidade", concluiu Luiz Carlos Magalhães.

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...