terça-feira, 25 de agosto de 2009

Guardas municipais de SP entram em greve .


Guardas municipais de SP entram em greve e usam nariz de palhaço

SÃO PAULO - Os guardas civis metropolitanos da capital paulista estão em greve desde a meia-noite. Eles afirmam que mantêm apenas 30% do serviço, como manda a lei. São eles que vigiam o patrimônio público. Eles afirmam que mantêm apenas 30% do serviço, como manda a lei.

Os guardas querem reajuste salarial e melhores condições de trabalho. Na zona sul de São Paulo, o Largo 13 de Maio ficou sem o policiamento feito pela GCM. Cerca de 50 guardas municipais se reuniram em frente à inspetoria de Santo Amaro. Todos sem farda. As viaturas não saíram da garagem.

Vários guardas se reuniram diante da sede da Prefeitura, no centro. Nariz de palhaço e apitos foram usados para chamar a atenção. Rojões também foram usados. Eles ocuparam toda a calçada e bloquearam uma faixa do Viaduto do Chá.

- Há mais de dez anos estamos sem receber um reajuste. É inadmissível uma cidade como São Paulo pagar um salário de R$ 855 para um trabalhador - diz Carlos Augusto Silva, presidente do Sindicato dos Guardas Civis.

A greve foi decidida na semana passada. Os guardas civis metropolitanos pedem reposição das perdas salariais e aumento na gratificação paga à categoria. Querem ainda que o salário seja equiparado ao de outras carreiras de nível médio e também melhores condições de trabalho.

- Nós temos bases comunitárias aqui no centro, como na Rua 25 de Março, onde o pessoal se acomoda dentro de um contêiner - reclama Wesley Melo, secretário do Sindicato dos Guardas.

É trabalho da Guarda Civil Metropolitana vigiar prédios e monumentos públicos, a proteção ambiental, fazer a ronda escolar e fiscalizar o comércio ambulante.

- Temos um entendimento com a polícia militar, é uma greve ilegal, inoportuna e não é o fórum adequado para se discutir questões salariais - afirmou Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo.

As reivindicações são reposição de 17% de perdas salariais, aumento em 140% das gratificações e melhoria nas condições de trabalho, como limpeza de áreas públicas e fornecimento regular de uniformes.

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...