segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Guardas participam de oficina de prevenção

Guardas participam de oficina de prevenção

Quarenta guardas municipais de Curitiba participm nesta semana de uma oficina sobre prevenção de acidentes com crianças. A oficina será de hoje até a quinta-feira, das 8 às 12 horas, no Centro de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação (Rua Dr. Faivre, 398). As aulas serão conduzidas por Ingrid Stammer, coordenadora de projetos da ONG Criança Segura, uma organização não-governamental que promove a prevenção de acidentes com crianças e adolescentes até 14 anos. Segundo a ONG, os acidentes são a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil.
“Os guardas municipais que participarão desta oficina fazem parte do projeto Guarda Municipal Mirim. A proposta é transformá-los em multiplicadores para que levem conceitos de prevenção de acidentes para as crianças que participam do projeto”, diz Ariovaldo Alves Nery Junior, diretor de Promoção da Defesa Comunitária da Secretaria Municipal da Defesa Social.
“Estudos apontam que 90% dos acidentes com crianças poderiam ser evitados. Por isso, inúmeras medidas de prevenção devem ser adotadas e reforçadas, como a disseminação de informações sobre o tema, mudança de comportamento, políticas públicas que assegurem infraestrutura e ambientes seguros para o lazer, legislação e fiscalização adequada”, afirma Ingrid.
Um recente estudo da ONG Criança Segura constatou uma queda de 17% no número de mortes de crianças até 14 anos causadas por acidentes, de 2000 a 2007. A fonte das informações é o Ministério da Saúde. “Apesar disso, o desafio da prevenção dos acidentes com crianças permanece”, diz Ingrid. Os acidentes de trânsito, afogamentos, sufocações, queimaduras, quedas e intoxicações ocupam o primeiro lugar no ranking de mortes de crianças de 1 a 14 anos no Brasil.
A oficina acontecerá às vésperas do Dia da Prevenção de Acidentes com Crianças, dia 30 de agosto. Para celebrar a data, a ONG mobiliza parceiros em todo o País para aderir à campanha e reunir esforços em benefício da causa. “Estamos festejando a redução dos números. Mas, exatamente por saber que ainda precisamos avançar no campo da prevenção destes acidentes, é que vamos mobilizar o maior número possível de instituições nesta data. Quanto mais gente e organização engajada, maior será o alcance da ação”, afirma Alessandra Françoia, coordenadora nacional da ONG Criança Segura.
Qualquer instituição pode participar da campanha. As iniciativas ganharão destaque no site da ONG (www.criancasegura.org.br) e no Blog da organização, espaço criado para viabilizar a troca de informações e experiências entre as instituições.

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...