Anjos da Guarda voltam às ruas no Natal



Agência BOM DIA

As viaturas do projeto Anjos da Guarda, que ficaram conhecidas na ronda escolar da Guarda Municipal, estão de volta e devem ocupar as ruas de Jundiaí já no mês de dezembro, período de férias escolares.

O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo comandante da GM, Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel, o Jacó, durante a abertura da exposição alusiva aos 60 anos da Guarda, no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí.

“Estamos aguardando a chegada das 24 novas viaturas”, afirma. “Hoje [terça] receberemos o desenho de como ficará o novo estilo.”

Após a entrega, os veículos serão colocados no Centro, já que é um período de grande movimento devido à proximidade do Natal.

Em 2010, com o início das aulas, as viaturas serão usadas no Ronda Escolar.

A diferença é que agora, além da patrulha na frente das escolas, a ronda será ampliada para os bairros nos arredores.

“As rondas nas escolas nunca deixaram de existir”, afirma. “O que ocorre é que com o tempo as viaturas do Anjos da Guarda foram deteriorando e serão substituídas.”

O projeto, iniciado há dez anos, foi ampliado e denominado Educavi (Programa de Educação para a Não-Violência). Por ele, guardas que atuam na ronda escolar também fazem palestras em escolas, igrejas e instituições abordando vários temas.

Com a chegada das novas viaturas, a GM contará com aproximadamente 60 carros. Mas mais do que equipamentos, o projeto de Jacó para o próximo ano é investir na qualificação dos guardas. “Em 2009 investimos em 80 horas de formação dos guardas”, diz. “Para 2010 buscaremos aumento de efetivo, mas buscaremos muito mais qualidade.”

Após a abertura da exposição, o comandante participou de uma solenidade na sede da GM, no Complexo Fepasa, com a presença do prefeito Miguel Haddad (PSDB), autoridades, soldados e aposentados. Houve entrega de medalhas a guardas que se destacaram neste ano.

Entre os presentes estava o aposentado Mário Lemos (Sargiani), 66, autor do Hino da Guarda. “Escrevi a letra em 1995, numa madrugada.”

Comentários

rochelle disse…
ola !!
sou guarda municipal de sao josé,
e tenho como base que as rondas escolares sao de suma importância para cada comunidade onde atua!
por isso pesso a copia do projeto para olhar.
obrigado ,felipeluz140@hotmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

GUARDA MUNICIPAL DE CRUZETA AVANÇA E SE DESTACA NO SERIDÓ .

ASSALTO AO SUPERMERCADO DE RENAN !

GUARDA MUNICIPAL TEM PODER DE POLICIA EM QUALQUER CIDADE !