quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Guarda Municipal é homenageada em Itu

Guarda Municipal é homenageada em Itu

A Guarda Civil Municipal de Itu comemorou seus 23 anos de existência no dia 14 de novembro, em uma solenidade realizada na Praça da Independência (Largo do Carmo).

A cerimônia foi prestigiada por vereadores, militares, policiais, representantes de entidades de serviço e familiares dos guardas, comprovando o prestígio da Guarda Civil Municipal junto à comunidade ituana.

A solenidade teve início com a apresentação da tropa ao prefeito de Itu, realizada pelo comandante da Guarda Civil Municipal, tenente Clemente Bortolleto. Após a execução do Hino Nacional, deu-se a leitura de um texto sobre a corporação, destacando o atendimento de mais de 7 mil ocorrências somente neste ano.

Já durante os pronunciamentos das autoridades, o secretário Mangini ressaltou os investimentos da atual administração municipal em relação à Guarda, com a aquisição de novas armas, equipamentos, viaturas e a realização constante de cursos de qualificação. Mangini anunciou ainda que até o final deste ano a corporação será contemplada com mais três viaturas do tipo Sedan para reforçar o patrulhamento.

Dando prosseguimento ao evento, o prefeito Herculano realizou a entrega da Medalha “João Machado” ao guarda civil 2º Classe Vanderley Nava Sahl, por uma década de bons serviços prestados.

A Guarda Civil Municipal

Criada em 1986, pela Lei Municipal Nº 2.827, a Guarda Civil Municipal contou inicialmente com 34 guardas municipais e hoje detém um efetivo superior a 200 integrantes, entre guardas masculinos e femininos.

A GCM tem primeiramente como missão constitucional zelar pelos patrimônios públicos, bens e instalações, além de ser considerada a principal unidade de apoio nas emergências do Departamento de Defesa Civil.

A corporação ainda presta apoio à Polícia Militar, à Polícia Civil e ao Poder Judiciário, além de interagir com todas as demais secretarias municipais.

Em especial, a Guarda destaca-se por sua atuação junto à Saúde (no transporte de pacientes para hospitais e vice-versa), Educação (no serviço de ronda escolar), Esporte (acompanhando de atividades esportivas) e executa também o serviço de fiscalização e controle do trânsito no município.

Publicado por Guilherme Martins

Tags: guarda municipal

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...