quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Guardas municipais do Rio treinam luta livre para atuar nas praias



Guardas municipais do Rio treinam luta livre para atuar nas praias

Homens são do Grupamento Especial de Praia (GEP).
Mestre afirma que eles estão mais preparados para próximo verão.

Mestre Cromado dá treinamento de luta livre a guardas (Foto: Carolina Lauriano / G1)

O verão se aproxima, as praias ficam lotadas e, com isso, a preparação dos guardas do Grupamento Especial de Praia (GEP) no Rio se intensifica. Na manhã desta quarta-feira (25), trinta guardas municipais passaram por duas horas de treinamento com o mestre Márcio Cromado, que tem no currículo 35 títulos de Mixed Martial Arts (MMA), uma modalidade de luta livre. Os guardas não utilizam armas no patrulhamento.

Como a atuação é focada na areia, é preciso bom condicionamento físico para suportar o sol forte e a carga horária de mais de 12 horas de trabalho. Segundo mestre Cromado, o MMA trabalha com todas as artes marciais e, exatamente por isso, é importante para os homens do GEP, que enfrentam todo tipo de situação nas praias do Rio.

“A defesa pessoal e a luta em si, para eles que trabalham com o contato pessoal no dia a dia, acho que é fundamental. O MMA é mais pesado, envolve socos, chutes, pisadas, joelhadas, cotoveladas, imobilizações, acho que é mais a realidade deles”, explicou Cromado.



Essa não foi a primeira vez que os guardas treinaram com campeões de lutas. Em julho, os agentes tiveram aulas com o campeão mundial de vale-tudo Anderson Silva. Em setembro, foi a vez do mestre Nelio Naja ensinar as técnicas do Muay Thai, uma luta taildandesa, para esse grupo.



Guardas enfrentam arrastões e pessoas embriagadas

Arrastões e pessoas embriagadas são algumas das situações que os guardas precisam enfrentar, de acordo com o comandante Marcelo de Sousa. O GEP possui no total 120 homens e a intenção de Sousa é que todos os agentes passem pelo treino de MMA.

“O MMA hoje é o que a gente tem de última geração pra defesa pessoal e é importante que a Guarda Municipal esteja preparada para ter essas técnicas misturadas e desempenhar bem seu papel”, disse o comandante.

Depois de vale-tudo, Guarda Municipal tem aulas de luta tailandesa

Segundo ele, as areias trazem dificuldades como a presença de crianças e famílias no momento do incidente.

“A gente entende que esse dia aqui com certeza vai surtir efeito no nosso trabalho durante esse verão e a gente vai estar mais preparado para atender a população carioca”, afirmou Sousa.

Ao fim dos treinos, o mestre deu nota 10 para os guardas e também garantiu que as praias do Rio estarão mais seguras: “Acho que é no verão que acontecem as coisas no Rio e com certeza eles estão bem preparados”.

Fonte:G1

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...