sexta-feira, 6 de novembro de 2009

São Bernardo quer duplicar efetivo da Guarda Municipal

São Bernardo quer duplicar efetivo da Guarda Municipal

Evandro Enoshita
Diário do Grande ABC

Até 2012, São Bernardo pretende duplicar de 500 para 1.000 o efetivo da GCM (Guarda Civil Municipal). O anúncio foi feito ontem pelo comandante da Guarda, Benedito Mariano, em audiência realizada ontem, na Câmara Municipal.

O incremento é parte do plano de reestruturação da Guarda. O projeto prevê que a tropa tenha um papel de patrulhamento ostensivo. Atualmente, a organização é responsável apenas pela segurança dos prédios públicos da cidade.

Essas medidas fazem parte da proposta de criação da Secretaria de Segurança Urbana - um dos pontos principais da reforma administrativa proposta pelo prefeito Luiz Marinho (PT),

O projeto de lei do Executivo, entretanto, foi julgado inconstitucional pela assessoria jurídica da Câmara Municipal. A justificativa é de que a GCM passará a atuar como polícia, algo que foge às atribuições da administração municipal. Para Mariano, essa alegação é improcedente.

"A GCM será um departamento da secretaria, e terá um papel de patrulhamento complementar. Não iremos invadir as atribuições nem da Polícia Civil nem da Militar", destacou. A ideia é que a Guarda adote um perfil operacional semelhante ao das GCMs de Diadema e São Caetano.

O projeto de conferir poderes de polícia à GCM tem o apoio tanto da sociedade civil quanto das polícias.

Representante da Delegacia Seccional de São Bernardo, o delegado Paul Henry Verduraz ressaltou que a coorporação não vê problemas em atuação mais ativa da Guarda. "Cada entidade tem o seu papel, e acredito que é importante que a Guarda esteja preparada para que possamos atuar em conjunto."

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...