quinta-feira, 15 de abril de 2010

Guarda Municipal de Vacaria começa fiscalização sobre uso de som alto em veículos




Guarda Municipal de Vacaria começa fiscalização sobre uso de som alto em veículos


A partir desta quinta, motoristas com rádio do carro acima de 80 decibéis serão multados
Vania Marta Espeiorin | vania.espeiorin@pioneiro.com

Uma equipe da Guarda Municipal de Vacaria saiu às ruas nesta quarta-feira para fiscalizar o volume do som nos veículos que circulam pela cidade. A ação faz parte de um trabalho que o município pretende intensificar ao longo do ano. Nesta quarta, os guardas só orientaram a população.

A partir desta quinta-feira, eles passarão também a efetuar multas no caso de flagrar carros transitando com som acima de 80 decibéis, que é o limite permitido pela resolução 204/06 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

— Não estamos proibindo o uso do som nos veículos, mas disciplinando — argumenta o chefe da Guarda Municipal de Vacaria, Léo Fiorio.

Ele explica que a decisão de efetuar esse tipo de fiscalização ocorreu depois de a prefeitura receber muitas queixas de moradores por causa do volume alto no rádio de alguns automóveis. Entre os pontos da cidade em que mais há flagrantes nesse sentido, estão as proximidades de postos de gasolina e a Avenida Moreira Paz.

Segundo Fiorio, o plano de fiscalização foi elaborado aos poucos. Primeiro, o município adquiriu um decibelímetro (aparelho que mede o nível de intensidade de sons e ruídos). Depois, capacitou três servidores para o trabalho. O grupo também visitou a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) de Caxias do Sul, para obter orientações.

O chefe da Guarda esclarece que a multa só pode ser aplicada ao condutor após flagrante e comprovação técnica, por meio do decibelímetro, que o som supera 80 decibéis a uma distância de sete metros do carro.

Ao cometer essa infração, o motorista fica sujeito à multa de R$ 85,13 (quatro pontos na carteira de habilitação) e só terá o automóvel liberado após baixar o volume para o limite permitido.

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...