terça-feira, 22 de junho de 2010

Comando Geral realiza reunião para debater situação da Guarda Municipal de Natal -RN


Comando Geral realiza reunião para debater situação da Guarda Municipal

O comando geral da Guarda Municipal do Natal (GMN) realizou reunião na noite dessa segunda-feira (20) para debater soluções a serem empregadas na situação de crise que a instituição vem passando. O encontro envolveu representantes dos diversos setores da GMN, que elaboraram um conjunto de medidas voltadas a maior profissionalização das ações originadas dentro da corporação.

No primeiro momento o comandante geral da GMN, Edivan Bezerra Costa, traçou um mapa dos aspectos setoriais que vem dificultando e até mesmo inviabilizando algumas operações do corpo de guardas. Salientou a dificuldade gerada pelo entendimento do Departamento de Polícia Federal (DPF) no tocante a concessão do porte de arma institucional, exigindo a realização de um curso técnico de 515h. Apresentou também a necessidade da corporação unir-se ideologicamente, propondo e executando soluções efetivas para o enfretamento da atual conjuntura.

“O comando vem propor o debate de idéias com o objetivo de formar grupos de trabalho para enfrentar a crise atual e esse compromisso deve ser de todos que se preocupam com a instituição, por isso procuramos buscar a união e dar o primeiro passo para o planejamento estratégico e profissionalização da GMN”, comunicou o comandante.

Quatro pontos de vital importância para deflagração de uma cultura de profissionalização na instituição foram apresentados. O primeiro tratou da criação de uma Diretoria de Ensino voltada para a formação dos agentes. Para isso é necessário viabilizar um corpo docente capacitado, que segundo o comandante Edivan Bezerra, a GMN o tem, visto que, comporta vários especialistas em diversas áreas de atuação aptos a desenvolver esse trabalho.

O segundo ponto foi à concepção do um Núcleo de Assessoria Técnica ligada ao Comando Geral e envolvendo três áreas distintas de atuação: Imprensa, Jurídica e Financeira.

A terceira linha do debate foi voltada para a capacitação técnica operacional de 15 agentes, que devem ser treinados na Guarda Civil Municipal de Belém-PA, pelo Grupamento de Ação Tática Especial (Gate) da instituição. Os contatos com o comando da GCM de Belém foram realizados com sucesso. O treinamento deve perdurar por 20 dias, porém os guardas a serem enviados passaram antes por um adestramento físico aqui em Natal. Esses agentes devem receber certificação reconhecida pelo DPF, de forma a se porem aptos a ministras instruções dentro da corporação.

Por último foi apresentado à organização de um seminário voltado para debater a Guarda Municipal do Natal. O congresso deve reunir toda a corporação com o objetivo de formatar uma GMN dentro dos moldes modernos de planejamento e atuação.

De acordo com o subcomandante de Segurança da GMN, Izaac José Duarte, as medidas tomadas nessa primeira reunião serviram para racionalizar os próximos encontros, onde devem ser concretizados os encaminhamentos tomados nesse primeiro momento. Ele acredita que o trabalho deve ter caráter sistemático com reuniões de ação periódicas.

“A data do seminário e procedimentos tomados serão informados a corporação. Precisamos usar a razão e construir uma alternativa viável para sair da crise”, orientou o subcomandante.

Do encontro participaram também os chefes e subchefes dos grupamentos Romu, Isaac Nascimento e Carlos Cruz, e Gaam, Ocimar Dantas e Flávio Vieira. A chefe do setor de Pessoal, Ester Rejane, os chefes de grupo de ação, Francineide e Ivanaldo, e os guardas municipais Michele, Gladson, Guerra, Alberfran, Adriana, Pierre, Jorge e Heitor.

acessem tambem http://gmnatal.wordpress.com/ do nosso amigo Alberfran Grilo.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...