sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Em 30 dias as ruas de Pinhais terão a companhia da Guarda Municipal


Prefeito Luizão junto com o secretário de Governo, José Martins e o diretor do Departamento de Segurança Pública e Patrimonial, José Arildo de Oliveira receberam esta semana as primeiras viaturas da Guarda Municipal
O prefeito de Pinhais, Luizão Goulart anunciou na tarde desta quinta-feira (30) que no prazo de 30 dias, a Guarda Municipal iniciará os trabalhos na cidade. Hoje foi publicada em diário oficial a nomeação dos 75 guardas municipais, que após treinamento, passarão a atuar em favor da melhoria da segurança pública em Pinhais.

Para chegar no estágio final, a implantação da Guarda Municipal passou por diversas etapas. Desde a elaboração da lei que criou o Plano Municipal de Segurança Pública, passando pelo concurso, os testes físicos, os treinamentos, aulas de tiro com o Exército Brasileiro e agora a chegada das viaturas e demais equipamentos.

Para o prefeito Luizão Goulart, a implantação da Guarda Municipal significa mais um importante passo que a cidade está dando para melhorar a qualidade de vida da população. “Mesmo sabendo que pela Constituição a segurança pública é responsabilidade do Estado, nós não medimos esforços desde o inicio para agilizar a implantação de uma Guarda Municipal que foi muito bem treinada e está sendo muito bem equipada”, destacou.

A coordenação da Guarda Municipal ficará sob responsabilidade do Departamento de Segurança Pública e Patrimonial, que está ligado à Secretaria Municipal de Governo. Segundo o diretor do Departamento de Segurança Pública, José Arildo de Oliveira, a Guarda terá como sede principal o prédio localizado ao lado do Destacamento da Polícia Militar. “O prefeito já autorizou e nós vamos implantar pelo menos três módulos que ficarão espalhados em pontos estratégicos da cidade”, comentou.

Com o trabalho da Guarda, o município conseguirá oferecer o serviço de vigilância no patrimônio público municipal, parques, jardins, praças, escolas e demais locais. Sua principal finalidade é exercer o policiamento preventivo e comunitário e auxiliar no trabalho das Polícias Militar e Civil em combate a criminalidade.

Prefeitura de Pinhais investe para ter uma cidade mais segura
A prefeitura de Pinhais está colocando em prática importantes projetos que visam a melhoria da segurança pública no município. Já no primeiro ano de mandato, o governo Luizão Goulart criou o Departamento de Segurança Pública e Patrimonial que conseguiu aprovar o Plano Municipal de Segurança e avançar na implantação da Guarda Municipal e do Bombeiro Comunitário, além de captar recursos através do Programa Nacional de Segurança e Cidadania - Pronasci.

Bombeiros Comunitários já estão atuando
O Bombeiro Comunitário de Pinhais foi instituído por meio da Lei nº 1089, de 05 de maio de 2010. O programa Bombeiro Comunitário é uma parceria entre o município e o Governo do Estado, que compra o caminhão de combate a incêndio e contribui para a construção da sede do grupamento na cidade.

No Programa, os agentes, após treinamento, têm condições de dar o primeiro atendimento aos casos que surgirem, além de trabalhar na prevenção a acidentes. É uma forma de melhorar e agilizar o atendimento. Sempre que exista a necessidade do reforço dos bombeiros profissionais eles são chamados para auxiliar no atendimento.

"Eles já passaram pelo processo de seleção e capacitação, e por meio de um estágio estão atuando em Pinhais, Piraquara e São Jose dos Pinhais, junto com o Corpo de Bombeiros Militar. Com a conclusão da sede eles terão estrutura para atuar exclusivamente aqui no município", finalizou o secretário de Governo, José Martins.


Além de fazer o estágio atuando em Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais, no combate aos incêndios, os bombeiros comunitários formam a Defesa Civil de Pinhais
Sede dos Bombeiros será construída
Já está autorizada a construção da sede do Bombeiro Comunitário de Pinhais. O Governo do Estado irá investir R$433.245,00 na obra, que ainda vai contar com a contrapartida do município de R$108.311,25.
A partir de agora serão iniciados os procedimento licitatórios, e na sequência as obras de construção da sede do grupamento, que será instalada na Rua Europa, ao lado do terminal de ônibus e do 4º Pelotão da 1ª Cia da Polícia Militar. "Será uma unidade bem estruturada e equipada, que vai abrigar a equipe dos bombeiros comunitários e o caminhão de incêndio, que também foi disponibilizado por meio da parceria com o Governo", explicou o Prefeito Luizão Goulart.

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...