terça-feira, 16 de novembro de 2010

Base da Guarda Municipal de São Roque é instalada no antigo prédio do velório do Cambará





O local estava sem uso há muito tempo e foram efetuadas algumas reformas para abrigar a corporação que já está instalada

Foi anunciado nessa semana pela prefeitura de São Roque que a partir da última quinta-feira, 11, a sede da Guarda Municipal será no antigo velório do Cambará.
Segundo o comandante da Guarda Municipal, Lourival Rosa, a mudança de prédio foi promissora. “Achei muito positiva a migração da sede, porque a antiga, localizada na Estação Ferroviária, era provisória e lá não era um local próprio”, diz.
Rosa comenta ainda que o Prefeito Efaneu Nolasco Godinho (PSDB) sugeriu que a Guarda fosse instalada no antigo velório porque lá será um lugar definitivo. “O espaço é da prefeitura e os guardas municipais estão muito felizes com a mudança e, além disso, a comunidade do Cambará ficou contente, pois garantiremos mais segurança para os moradores”, informa.
A corporação seria implantada no Centro Cultural e Educacional Brasital. “Estavam sugerindo para a Guarda ser implantada na Brasital, porque lá é grande e difícil de vigiar, porém pelo fato do local ser baixo, a transmissão de rádio seria meio complicada, portanto, Efaneu sugeriu o antigo velório, também por ser alto”, ressalta o comandante da Guarda Municipal.
A Guarda Municipal funcionava na Estação desde maio de 1999, mas ela foi transferida de lugar porque o espaço está sendo reformado desde setembro desse ano. As obras que custarão aos cofres públicos R$ 556.171,44 são necessárias por causa da implantação do trem turístico.


Foto: Amanda Cóllo

O chefe do departamento de obras, Antonio Godinho, conhecido popularmente como Tó, explica que o antigo velório do Cambará estava fechado há bastante tempo. “Estamos reformando o local, mas essas obras não são de grande abrangente. O prédio será pintado e trocamos algumas calhas de iluminação”, enfatiza.
A corporação que ficava na Estação Ferroviária foi transferida de lugar porque o espaço está sendo reformado desde setembro deste ano. As obras são necessárias para que haja a implantação do trem turístico. Ao todo serão gastos R$ 556.171,44


Estrutura da Guarda Municipal:

Atualmente 53 profissionais compõem a Guarda Municipal, 40 são operacionais e estão divididos em quatro turnos de revezamento. Somente na base da corporação em São João Novo, são oito guardas.
Rosa conta que há guardas municipais trabalhando na Polícia Federal, Fórum, Delegacia de Polícia, Polícia Militar e Delegacia da Mulher. “Estamos ampliando o nosso leque de atividades, e o Prefeito Efaneu verá o que é preciso para nós com relação à aquisição de novos veículos e a abertura de concurso público”, lembra.
O prefeito Efaneu pediu aos guardas para que eles mantenham a segurança das escolas municipais. “Não adianta ficarmos rodando com a viatura por aí, enquanto os alunos e professores são vítimas de tráfico de drogas, se focarmos o nosso trabalho na segurança das escolas estará auxiliando a Polícia Civil e Militar”, fala.
A equipe da Guarda Municipal já realiza um patrulhamento intensivo junto à escola municipal de São João Novo. E desde quinta-feira dois guardas municipais garantem a segurança nas redondezas da escola situada no bairro Vila Amaral.
O JE recebeu a informação de que havia guardas municipais dentro da Cadeia de São Roque, mas o comandante explica que não tem conhecimento de haver profissionais da guarda trabalhando na carceragem da Cadeia Pública de São Roque. “O prefeito autorizou os guardas municipais a trabalharem na Delegacia de Polícia, agora quem manda lá é o Delegado e é ele quem distribui os serviços, mas desconheço que há guardas municipais exercendo a função de carcereiro”, finaliza.

JE on-line.

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...