sábado, 13 de novembro de 2010

Guarda Municipal de Dourados inicia cursos de padrão internacional




A Guarda Municipal de Dourados, a partir do dia 15 de novembro, através de seu Departamento de Formação e Ensino realizará diversos treinamentos com objetivo de capacitação dos seus agentes e aperfeiçoamento da qualidade dos serviços prestados a população douradense.

Os Cursos serão ministrados pela empresa CATI/SUL – Brasil (Centro Avançado em Técnicas de Imobilização) e terão duração de um ano.

Esta empresa desenvolve treinamentos para Forças Policiais no Brasil e em diversos lugares do mundo, inclusive ministrando cursos exclusivos para Guardas Municipais. É internacionalmente conhecida por aplicar instruções as equipes da SWAT e D.E.A. (Polícia Federal Americana), nos EUA.

Os instrutores que treinarão os Guardas Municipais estão entre os mais conceituados policiais do Brasil, com experiência internacional, oriundos de diversos estados como RJ, RS, SP e MG.

Desde o dia 05 de novembro o CATI está realizando em Avaré-SP um Curso: 12º SWAT com a participação de policiais do BOPE – RJ, da SWAT-EUA e de forças policiais de vários Estados brasileiros. Recentemente o CATI treinou soldados norte-americanos que foram combater no Afeganistão e a Tropa de Elite de Portugal.

Essa equipe que capacitará os Guardas Municipais de Dourados teve o trabalho reconhecido até nas telas do Cinema, pois treinaram todos os atores que participaram do Filme Tropa de Elite II, sucesso e recordista de bilheteria nacional.

Este curso esta sendo realizado através do Convênio firmado entre a Prefeitura Municipal através da GM e o Ministério da Justiça no ano de 2009.

Os Guardas Municipais passaram por treinamentos de Policiamento Comunitário, Técnicas Operacionais, Ações Táticas GM, defesa pessoal, Direitos Humanos, Estatuto da Criança e Adolescente, Primeiros Socorros, Armamento e Tiro, Policiamento Escolar, Ética, Mediação de Conflitos, Exploração Sexual, Violência na Escola, Preservação Ambiental, Uso legal e Progressivo da Força, Emprego de equipamentos não letais, Imobilização Táticas, Gestão Integradas de Segurança Pública, Legislação, Motivação Pessoal entre outros cursos.

A novidade em cursos é a utilização do equipamento não letal mais moderno no Mundo a Pistola “TASER”. Atualmente nenhuma Guarda Municipal da região Centro Oeste trabalha com este tipo de equipamento, que é importado dos E.U.A e já foi adquirido pela GMD. Em Mato Grosso do Sul somente policiais do CIGCOE- Grupo de Ações Especiais da Polícia Militar da Capital estão habilitados a usar o “Taser”. Após esses cursos os 120 GMs farão parte deste seleto quadro de Operadores Taser com certificação Internacional.

A Guarda Municipal convida toda comunidade para participar da Aula Magna na próxima terça feira (16) as 08h, referente ao projeto “Anjos da Guarda do Amanha”, no Plenário Dr. José Cerveira, na rua Cel. Ponciano, 1700 – Pq dos Jequitibás – CAM Centro Administrativo Municipal.


Fonte:   Agora MS

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...