segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Guarda Municipal de Sorocaba ganha 17 viaturas e 8 motos



  •                                              
  •  
  •  
  •  
  • A GM possui, atualmente, 369 guardas, dos quais 63 mulheres, além de 48 agentes de trânsito
A Guarda Municipal de Sorocaba receberá, nos próximos dias, 17 novas viaturas -sendo 15 carros modelo Gol e duas Blazer - e oito motos para reforçar sua frota. O investimento, que inclui ainda armas de calibre automático e munição, foi anunciado na manhã desta segunda-feira (29), durante cerimônia que marcou o aniversário de 23 anos da corporação. A GM foi criada no dia 4 de dezembro de 1987, pela lei municipal nº 2.626, na gestão do ex-prefeito Paulo Mendes, atual secretário de Governo e Relações Institucionais. Suas atividades começaram em 31 de março de 1988, com um efetivo de 56 integrantes.

Atualmente, a GM possui 34 carros, 44 motos e 24 bicicletas em operação. De acordo com o comandante Marcos Alfonsi, os novos veículos não significarão somente o aumento da frota, mas sua renovação, já que existem viaturas com cerca de 300 mil quilômetros rodados. “Temos seis que devem ser ‘aposentadas’. No caso das motos, também faremos a substituição”. O comandante fez questão de destacar que esta foi a primeira vez que a Prefeitura realizou um investimento tão alto em equipamentos. “Essa compra é inédita. Das outras vezes, isso foi feito com a ajuda do governo federal”, contou.

Sobre a ampliação do efetivo da GM - um anseio da corporação, diante da grande quantidade de horas-extras registradas por seus guardas - o prefeito Vitor Lippi garantiu que haverá concurso no próximo ano, porém não soube adiantar quantas serão as vagas abertas e nem quando deve ser aplicada a prova. A GM possui, atualmente, 369 guardas, dos quais 63 mulheres, além de 48 agentes de trânsito.

O comandante da tropa também não soube precisar quantos novos GMs seriam necessários para que a corporação desse conta das atividades sem a necessidade de atuar em situações além da carga horária pré-estabelecida. “Por outro lado, os GMs acabam contando com esse dinheiro extra”, admitiu. Segundo Alfonsi, a atuação principal da guarda é proteger os prédios públicos e garantir que os serviços e atividades da Prefeitura aconteçam de maneira segura e ordenada, o que inclui a presença nos eventos. “As agendas da secretaria da Cultura e da Juventude aumentaram muito e com isso o volume de trabalho, além das rondas que realizamos”.

Reestruturação

Apesar da boa notícia das novas viaturas e de um possível concurso em 2011, a ansiedade dos guardas municipais é pela finalização e votação do projeto de lei que terá como objetivo reestruturar a corporação. “Digo que não é uma reestruturação, mas uma estruturação. A guarda surgiu e foi crescendo rápido. O projeto melhorará a administração da GM”, disse Alfonsi. “A ideia é que a GM tenha um comando próprio, sem depender de outras instituições”, emendou o secretário de Segurança Comunitária, José Milton da Costa.

A reestruturação acontecerá a partir do envio, pelo Executivo, de projeto de lei para discussão e votação na Câmara Municipal. “Esse projeto tem como objetivo ampliar as ações de valorização da GM, com melhores condições de trabalho, capacitação e treinamento. Estamos fazendo projeções para aquilo que está dentro de nossas possibilidades”, disse o prefeito, destacando que estão sendo avaliados, “com critério”, possíveis aumentos salariais e de efetivo.

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...