quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

GMN recebe equipamento menos que letal


Secretário da Semdes, Sérgio Leocádio, ao lado do comandante GMN, Edivan Bezerra, e Subcomandantes, Izaac Duarte, e Ariberto Araújo, faz a entrega do primeiro espargidor ao coordenado operacional da Romu, Carlos Cruz.
Parte dos 200 espargidores OC de Espuma entregues a Guarda Municipal do Natal.

O titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Sérgio Leocádio, entregou na manhã desta quinta-feira (30), no auditório da Semdes, 200 frascos de espargidores de pimenta na versão espuma para uso da Guarda Municipal do Natal (GMN). As armas não letais foram uma doação do Ministério da Justiça (MJ), que deve enviar ainda na segunda quinzena de janeiro mais 200 frascos do spray e 50 pistolas Taser.

O encontro reuniu o Comando da GMN e agentes dos três grupamentos operacionais da instituição (Ronda Ostensiva Municipal - Romu, Grupamento de Ação Ambiental - Gaam e Grupamento de Ações Táticas - Gat).


O secretário fez um apanhado de sua gestão à frente da Semdes ao longo dos dois últimos anos e anunciou o montante de cerca de R$ 1 milhão proveniente do Governo Federal para a instalação do monitoramento eletrônico via câmeras do bairro de Alecrim e Cidade Alta. Ele também aproveitou o momento para anunciar sua saída da Secretaria ao final deste ano.


“Sempre procurei fazer o melhor, sei que muitos problemas esperam solução, que estão encaminhadas, mas deixo a Semdes com sensação de missão cumprida, pois entrego nesse momento a Guarda Municipal 200 sprays de pimenta e 50 pistolas tasers chegam em janeiro, além de deixar em caixa R$ 1 milhão para o monitoramento do Alecrim e Cidade Alta”, relatou.


O comandante Geral da GMN, Edivan Bezerra Costa, informou que a partir da próxima semana boa parte dos postos de serviço da Guarda Municipal do Natal vai contar com o equipamento não letal, que possibilita ao agente uma ação mais eficiente no trato de diversos tipos de ocorrências.


“Iniciamos aqui a cautela dos espargidores para os agentes dos grupamentos operacionais e isso vai se estender a todas as unidades de serviço da GMN, já que segundo o nosso secretário, mais equipamentos devem chegar no mês de janeiro”, informou o comandante.


Ao final da reunião o coordenador de operações da Romu, Carlos Cruz, foi homenageado pelo secretário Sérgio Leocádio, recebendo de suas mãos o primeiro espargidor.


Espargidor OC Espuma

Trata-se de um spray de pimenta na versão espuma que foi desenvolvido objetivando atender a operações onde se deseja incapacitar infratores de forma direcionada, sem contaminar o ambiente, evitando-se assim submeter aos efeitos da capsaicina as demais pessoas presentes no local.


O espargimento do agente pimenta na forma de espuma, e não em um feixe cônico como nos sprays tradicionais, concentra seus efeitos na ardência sobre a pele e fechamento involuntário dos olhos. A irritação das vias respiratórias é consideravelmente menor, o que possibilita sua utilização em ambientes fechados, especialmente em locais nos quais a contaminação de pessoas não envolvidas seja altamente indesejável, como é o caso de ambientes hospitalares, prédios públicos, etc.



Texto: AssecomGMN

Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...