quinta-feira, 17 de março de 2011

Titular da Semdes participa de reunião na SENASP


Comandante PM, Cel. Francisco Araújo, secretário Semdes, Carlos Paiva, secretário Sesed, Aldair Rocha, secretária adjunta da Defesa Civil e Direitos Humanos de Natal, Ana Cláudia Bezerra, comandante do Corpo de Bombeiros, Cel. Elizio Lisboa, Delegado Geral de Polícia Civil, Ronaldo Gomes.

O titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Carlos Paiva, participou nessa quinta-feira (16) de uma reunião em Brasília com a Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki. O encontro teve como objetivo a busca de informação para realização de projetos e convênios com o Ministério da Justiça (MJ), visando ampliar o alcance das ações de prevenção e combate a violência na capital.

No momento estiveram presentes o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do RN, Aldair da Rocha, o comandante geral da Polícia Militar, Cel. Francisco Araújo, o delegado Geral de Polícia Civil, Ronaldo Gomes, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Elizeu Lisboa, e a secretária adjunta de Defesa civil e Direitos Humanos de Natal, Ana Cláudia Bezerra. O grupo buscou unir forças em prol da viabilização de parcerias com o MJ e mostrou o processo de integração que as forças de segurança pública do RN estão iniciando com a formação de um bloco unindo as polícias estaduais, corpo de bombeiros e Guarda Municipal do Natal na consolidação de um processo de segurança pública preventiva e cidadã.

De acordo com o secretário da Semdes, Carlos Paiva, um dos pontos mais debatidos foi à criação de uma zona do Território de Paz em Natal. O projeto faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci) do Ministério da Justiça e articula políticas de segurança com ações sociais, prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão da repressão qualificada. São mais de 90 ações que devem integrar a União, Estado, Município e diversos setores da sociedade.

“Discutimos projetos que possam ter visibilidade e um alcance maior de resultado para a sociedade e o Território de Paz tem essa força social de viabilizar a prevenção da violência”, disse o secretário.


A titular do Senasp, Regina Miki, também debateu sobre o programa Bolsa Formação, que segundo a secretária está sendo revisto no intuito de focar investimentos na qualificação dos profissionais em cursos presenciais, sejam eles técnico, graduação ou pós-graduação voltados para o ambiente da segurança pública. Ela ainda ressaltou a importância das guardas municipais no contexto de prevenção a criminalidade no município.

“Nós temos plena convicção de que há necessidade de um equilíbrio entre a prevenção e a repressão qualificada, e sabemos que é fundamental o papel da Guarda Municipal nesta prevenção”, concluiu.


O secretário Carlos Paiva ainda anunciou que a Guarda Municipal do Natal (GMN) vai receber no próximo dia 30 uma doação oriunda do Senasp de 50 pistolas taser. Quanto à regularização do porte de arma institucional da GMN foi informado que na assinatura do convênio de inclusão da Semdes no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) serão entregues os certificados aos guardas municipais concluintes do Curso de Aperfeiçoamento juntamente com os devidos registros de porte de arma.

“Conversamos com o secretário estadual de segurança, Aldair Rocha, que é da Polícia Federal, e ele se prontificou em ajudar, no que pudesse nesse processo de regularização do porte de arma da Guarda”, finalizou o secretário.



Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...