domingo, 14 de agosto de 2011

FÁBULA DA SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL.

Era uma vez um país imenso chamado Brasil ,localizado na América do Sul(sim,também são americanos,só que do sul),que tinha muitos problemas com violência,criminalidade,corrupção e outros,sem nunca conseguir debelar estes tristes indices.O pior é que seus órgãos de segurança nunca se entenderam fraternalmente para agirem em parceria nas três esferas da federação,nação,estado-membro e município,segue abaixo uma pequena fábula que serve de exemplo de como não deve ser a Segurança Pública de qualquer país:

Uma viatura da Guarda Municipal passa em Ronda e vê um veiculo parado,com um homem caído ao solo ao lado, e outro individuo se evadindo do local ;imediatamente descem da vtr e perseguem a pé o suspeito e o detém.
Verificado o homem caído no chão descobrem que o mesmo está em óbito,e que o suspeito carrega uma arma municiada, com cápsulas deflagradas.Logo isolam o local ,algemam o meliante e passam a anotar os dados do mesmo em registro de ocorrência  próprio.
Nesse momento uma viatura da Policia Militar vem passando, para repentinamente e se inicia o seguinte dialogo:
Sargento comandante da guarnição: -Que houve aqui??
                                                 GM  -Um homicidio ,Sargento,mas o suspeito está em mãos.
                                                  PM-Mas porque não nos avisaram??Isso é responsabilidade da Policia ostensiva,vocês não tem nada a ver com isso aqui,vocês tem de estar tomando conta do que acontece no património público...
                                                  GM-Sargento,além de ser um flagrante,o crime foi numa via pública,então se é pública é objeto do trabalho da Guarda,seguindo esse seu raciocínio...
                                                   PM-Não, você está sendo subjetivo, e eu quero ser objetivo,o trabalho de vocês é tomar conta do Patrimônio...
                                                   GM-Quase tudo nas vias  é património público,sargento,com exceção das residências particulares ,veículos particulares, e mais algumas coisas...
                                                    PM -Não me venham com essa , tinham de ter nos avisado assim que encontraram a cena do crime,sem se intrometer,afinal cada macaco no seu galho, e sempre parceiros ,não??
(O PM não lembra que nunca avisa a GM sobre qualquer ocorrência ou informação de sinistro que venha a acontecer, e eles (PM) tenham obtido informações antecipadas)
                                                    GM-sargento o suspeito iria fugir se nós seguíssemos esse pensamento...

Nesse momento uma viatura da Policia Civil para de repente no local,e dela desembarcam 04 agentes,um Inspetor mais antigo chega logo perguntando:
                                                   PC-Que pôrra é essa ??Um homicídio e ninguém liga para a Delegacia,isso tá virando uma zona mesmo !!Sargento quem é o morto e o suspeito ??
                                                  PM- Na verdade Inspetor,eu ainda não sei , cheguei agora....
                                                  PC-E já tá tudo isolado,um detido e o senhor não sabe de nada??
                                                  PM-Quando chegamos o homicídio já estava consumado e,não deu tempo ainda...(não disse que a GM foi quem encontrou toda a ocorrência)
                                                  PC-Que coisa linda,nem fizeram os procedimentos de praxe,pqp,que segurança nós temos nesse país(sem se tocar que ele mesmo também faz parte)....vou verificar os documentos do finado...hummm....,José de tal,agente federal,eita,que a coisa é grande.....
Enquanto isso,o bandido suspeito escutava tudo quietinho,quietinho.
Os Policiais Civis e Militares resolvem "passar um rádio" para a delegacia e para o Batalhão informando o acontecido, e menos de 05 minutos várias VTRs da Policia Federal encostam no local.
Outro inspetor, agora da PF,chega arregaçando com o PC:
                                                  PF-Inspetor,tinha que ter comunicado logo a nossa delegacia Regional,nosso agente tá morto aí ,mobilizamos todo um efetivo para encontrar-mos nosso homem já passado dessa pra uma melhor....alguém vai ter de ser responsabilizado...
                                                  PC-Não,quando eu cheguei,a PM já estava aqui,eu não sei de nada...(tirando o corpo 1)
                                                  PM-Negativo,no momento da ocorrência quem ia passando era a Guarda Municipal ,que atendeu tudo aí (Tirando o corpo 2, e já transformando a GM , que segundo ele não deveria estar alí ,em órgão de segurança pública,que na realidade é mesmo.)
                                                  GM-Inspetor,nossa equipe estava em Ronda e encontramos o ocorrido,isolamos o local ,detivemos, o suspeito e efetuamos algumas anotações de praxe da ocorrência...
                                                   PF-Tudo bem,mas alguém vai ter de se responsabilizar(pelo quê??).Mas vocês não deviam estar tomando conta do Património Público??? ,o GM não responde,ou vai voltar ao assunto tratado com a PM...
                                                   PF-Bem, está tudo aqui,nome do defunto,veiculo , placas ,hora do ocorrido,local,jurisdição,nome do suspeito,por falar nisso,CADÊ O SUSPEITO PRA QUE EU POSSA VER A CARA DELE ???
Mas o que aconteceu eles não esperavam;todos esse agentes encarregados da lei não perceberem que enquanto  discutiam sobre competências e atribuições de cada um, o homicida fugiu algemado ,correndo pelas vielas escuras ali perto e se camuflando,mesmo "grampeado" no escuro da noite.A balburdia foi grande logo após isso, e de longe só se escutava um brado: "ALGUÉM VAI SER RESPONSABILIZADO!!!

Até hoje ficou a incógnita se o suspeito foi capturado de novo, ou não.

MORAL DA HISTÓRIA : Num país em que os órgãos de segurança não se entendem, OS BANDIDOS SE ENTENDEM,OU ENTENDEM TUDO, MUITO BEM.

Direção-Geral da GMJS.

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...