terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Guardas Municipais testam o “jato de gengibre”.







A Guarda Civil Municipal da cidade de São Pedro poderá contar com mais um reforço no combate ao crime. Reunidos durante a tarde de segunda-feira, 12, na sede da GCM, um grupo de agentes conheceu o jato de gengibre, uma arma não letal que promete aumentar a segurança no município. Além de mobilizar e conter o suspeito, por não ser um produto químico, não deixa sequelas e tão pouco agride a pele.

De acordo com Fernando Schneider, da empresa ANL Brasil Aerosois, a grande vantagem e diferença em relação ao spray de pimenta – muito usado por policiais – é que o produto atinge somente o suspeito, e não o ambiente. “Por possuir jato direcional, o agente consegue atingir com facilidade somente os olhos do suspeito”.

Durante a apresentação do produto chamado JFI (Jato Fluido Imobilizante), o coordenador de treinamento da empresa, Fábio Gonçalves, utilizou o material em alguns guardas para demonstrar a eficácia do produto. O produto em forma de spray, indicado para lugares fechados e com número maior de pessoas, também foi apresentado.

“Ao ser atingido pelo líquido, o agressor sente uma ardência nos olhos que pode durar aproximadamente 40 minutos – tempo suficiente para controlá-lo e encaminhar a ocorrência”, explicou, ao ressaltar que o jato atinge uma pessoa com até seis metros de distancia.

Completamente imobilizado por conta da ardência nos olhos, o secretário e Segurança de São Pedro, Carlos Augusto D’Amico, falou sobre a experiência ao ser atingido pelo jato de gengibre. “Impossível sair do lugar. Por conta da ardência, me senti 100% imobilizado”, explicou. Nenhum outro tipo de reação foi percebida. “Não afetou a respiração e nem a pele”.

Após lavar os olhos com água corrente, a pessoa atingida pelo líquido volta a enxergar normalmente e a sensação de ardência some em poucos minutos. “Além de não afetar o agressor de forma letal, o produto também não agride o meio ambiente, pois é feito à base de raízes do gengibre”, completou Schneider.

Com o custo de aproximadamente R$ 50 o frasco com 40 ml do produto, o secretário de segurança disse que levará a novidade até o prefeito, Eduardo Modesto. “Gostaria de contar com essa arma não letal até o Carnaval. Embora não seja caro, temos que fazer um orçamento para que toda corporação tenha”.

Cidades como Vinhedo, Indaiatuba, Hortolândia e Serra Negra já utilizam o produto. “Na sexta-feira (9) apresentamos o JFI aos guardas municipais de Piracicaba. Nossa intenção é que tanto o jato quanto o spray sejam usados como forma de segurança e também para manter a dignidade do agressor, que não sofre nenhuma sequela”, frisou o representante da ANL Brasil Aerosois. 

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...