terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Homem atacado por Pitbull é salvo pela Guarda Municpal de Curitiba.



Homem atacado por Pitbull é salvo pela Guarda

Um cão da raça pit bull teve de ser abatido com cinco tiros, no início da noite de ontem, por guardas municipais. Ele estraçalhou parte do braço do dono, atacado no quintal da residência, na Avenida Presidente Wenceslau Braz, bairro Lindoia. Mesmo com três tiros, o cachorro reagiu e avançou na cabeça, pescoço e no outro braço de Dejail César Gonçalves, 54 anos, que foi levado em estado grave ao Hospital do Trabalhador.

Por volta das 18h, testemunhas do ataque correram até o módulo da Guarda Municipal, localizado a poucos metros da casa da vítima. Quando a equipe foi até a residência, o homem estava caído e com o braço esquerdo dilacerado. Não restou outra opção senão atirar no cachorro agressivo.

Resistente

Três tiros acertaram o pit bull, que resistiu e avançou novamente no dono, abocanhando a cabeça, o pescoço e o braço direito. “O cachorro não cessou o ataque. Foi preciso disparar mais dois tiros para conter o animal. A vítima teve o braço dilacerado e possivelmente terá que amputá-lo”, contou o guarda Jamur.

De acordo com o guarda, há relatos de que o “cão endiabrado” já teria avançado em outras pessoas, porém a mulher do dono teria pedido para que não o sacrificassem.

Paraná Online


Atenção:

Se você tem problemas com cenas fortes NÃO VEJA ESTE VÍDEO. MInha intenção em conpartilhá-lo não é chocar, mas alertar para este grave problema.

Essa é uma realidade para mim enquanto guarda-municipal. Muitas vezes abordo pessoas conduzindo cães da raças , ditas, perigosas sem os ítens obrigatórios de segurança. As raças perigosas aqui em Curitiba são aquelas descritas no decreto 642 que regulamente a Lei Municipal 9493/99, o artigo 1º diz:

ART. 1º. FICAM, PARA EFEITOS DESTA LEI, CONSIDERADOS CÃES VIOLENTOS OS INTEGRANTES DAS RAÇAS: MASTIN-NAPOLITANO, BULL TERRIER, AMERICAN STAFFORSHIRE, PASTOR ALEMÃO, ROTTWEILER, FILA, DOBERMAN E PITBULL, INDEPENDENTE DO PORTE E SOMENTE PODERÃO SER CONDUZIDOS EM PARQUES, PRAÇAS E VIAS PÚBLICAS USANDO COLEIRA, GUIA E FOCINHEIRA, QUE GARANTAM A SEGURANÇA DAS PESSOAS.

As raças acima podem ser conduzidas em via pública, independente de seu porte, com FOCINHEIRA, GUIA e COLEIRA. O artigo 2º determina que:

ART. 2º. ALÉM DAS RAÇAS CITADAS, OS CÃES QUE POSSUAM PESO SUPERIOR A 20 KG (VINTE QUILOS), FICAM PROIBIDOS DE CIRCULAR PELOS LOGRADOUROS PÚBLICOS, SEM COLEIRA, GUIA E FOCINHEIRA, BEM COMO CONDUZIDOS POR PESSOAS QUE NÃO TENHAM CONDIÇÕES FÍSICAS PARA O ADEQUADO DOMÍNIO DO ANIMAL.

A lei é clara, e da minha parte sempre zelo pelo seu cumprimento, mas não é incomum que nós, guardas municipais, sejamos desrespeitados, desacatados e desobedecidos o que gera, infelizmente, a ida do infrator à Delegacia.

Eu sei por experiência que nem todo cão enquadrado como perigoso realmente o é, então não se trata da "opinião" (como me disse um desclassificado outro dia) do guarda, é uma questão de segurança como o vídeo acima demonstra.

É terrível ver crianças brincando num parque e uma pessoa sem noção passeando com seu cão sem os devidos equipamentos ali por perto, de fato o cão pode ser "um doce", mas ele é um animal e instintivamente pode atacar.

Diz um ditado antigo que "ninguém nunca se arrependeu por tomar cuidado", ou seja, da precaução não brota o remorso.

Dono de cão: Mesmo que seu cão seja "um doce", seja sensato, conduza-o dentro da lei e tenha sempre em mente que cães não tem o mesmo sentido de certo e errado que eu e você, cabe ao proprietário estabelecer os límites para ele.
 

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...