quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Usuários de crack começam a ser retirados das ruas de Natal -Guarda Municipal em ação.

A Secretaria Municipal de Defesa Social iniciou um trabalho que pretende mudar a rotina dos moradores de rua que frequentemente abordam os motoristas natalenses para limpar pára-brisa de carros em busca de alguns trocados. O objetivo é combater o uso de entorpecentes em vias públicas e terrenos de áreas urbanas. Durante a tarde e noite de ontem, a Guarda Municipal abordou 22 pessoas em uma área do bairro de Lagoa Nova.
O chefe de gabinete da Semdes, Rafael Martins Pinheiro, explicou que a operação faz parte de um planejamento feito pela Prefeitura do Natal para impedir que usuários de drogas se espalhem por alguns pontos da capital, gerando riscos não somente para eles mesmos como para todos os cidadãos.
“No cruzamento das avenidas Prudente de Morais com Antônio Basílio existe um terreno baldio que tem um buraco no muro. Todos os dias, eles estavam entrando lá para irem usar drogas. Ontem, decidimos fazer uma abordagem com a Guarda Municipal exatamente no momento em que eles estavam lá dentro”, destaca Rafael Martins.
Entre as 22 pessoas abordadas estavam adultos e adolescentes, uma delas, inclusive, estava gráfica. “Esse pessoal se encontra em uma situação muito delicada, mas a maioria não quis sair das ruas. Apenas quatro deles quiseram ir para o albergue da Prefeitura, localizado na Ribeira”, conta.
Rafael Martins destaca ainda que um dos homens retirados do terreno se disse ser do estado do Ceará e confessou que o ponto vem sendo usado com encontro de usuários há bastante tempo. “Ele afirmou que quase todos os limpadores de carro que ficam nos semáforos são usuários de drogas e usam as moedas que ganham dos motoristas para comprarem entorpecentes, principalmente, pedras de crack”, revela. O cearense chegou a declarar que alguns dos moradores de rua cometem roubos e furtos para alimentar o vício.
Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Social, esse tipo de operação será em outros pontos de Natal, de maneira aleatória para pegar os usuários de surpresa.
Por Thyago Macedo

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...