sexta-feira, 23 de março de 2012

Área norte recebe zoneamento preventivo


GMN implanta modelo de zoneamento na região norte da cidade.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) aliada a Guarda Municipal do Natal (GMN) implantou a cerca de 20 dias um campo de zoneamento permanente para a atuação ostensiva das equipes de patrulhamento da GMN. O modelo foi iniciado no quadrante Norte que tem a área de lazer do conjunto Panatis e a base comunitária de Soledade como pontos de apoio para viaturas e 34 agentes (regime de escala) que alternam em rondas a pé e motorizada em toda a área adjacente.


Nesses primeiros dias de atuação os guardas municipais encontraram apoio da população, que tem presenciado o número de delitos relacionados a furtos e roubos a transeuntes ser diminuído. Os agentes são orientados a patrulharem, principalmente, as escolas municipais e os locais onde a população utiliza para prática de caminhadas e corridas compreendidos nos bairros de Salinas, Igapó, Potengi e Nossa Senhora da Apresentação.

Através do seu twitter, o gestor da Semdes, Carlos Paiva, informou ter realizado uma visita a área patrulhada pela GMN e se viu satisfeito com a recepção da população com a medida de segurança preventiva. “Estive na área de lazer do Panatis conversando com a população e pude sentir que ela está grata com a atuação da GMN”, informou.

O comandante da GMN, Izaac José Duarte, disse que o planejamento de zoneamento preventivo desempenhado ostensivamente pela Guarda Municipal é antigo e agora começa a ser colocado em prática. “Para a região deslocamos um chefe de grupo de ação para coordenar o efetivo de mais de 30 guardas municipais com armamento letal e não letal e com equipamentos de proteção individual, a exemplo de coletes balísticos”, relatou.

Já o coordenador administrativo e operacional do projeto, CGA Ivanaldo, adiantou que vem trabalhando para identificar, gerenciar e sanar situações de conflitos dentro desse quadrante operacional. “Estamos contribuindo sistematicamente com os demais operadores de segurança pública na demanda cotidiana de ocorrências que surgem dentro dos locais de grande, média e pouca concentração humana”, confirmou.

O modelo foi iniciado com a chegada, no último mês, de oito viaturas modelo Gol 1.6 e a revitalização de mais duas, modelo Logan 1.0. O plano de zoneamento permanente deve ser estendido para outras regiões da capital, dimensionando as quatro zonas administrativas da cidade.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...