segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Prefeito de São Paulo vai mudar atuação da Guarda Civil

Abordagens serão feitas com presença de assistente social
Mario Ângelo/09.06.2008/AE  
 
Durante gestão Kassab GCM ficou focada no combate à pirataria e em tensa relação com moradores de rua.
 
Depois de passar a gestão Gilberto Kassab (PSD) focada no combate à pirataria e em uma tensa relação com moradores de rua, a GCM (Guarda Civil Metropolitana) de São Paulo vai mudar de perfil. O novo secretário da Segurança Urbana da gestão Fernando Haddad (PT), Roberto Porto, disse, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, que todas as abordagens a moradores de rua deverão ser feitas com a presença obrigatória de um assistente social.
A mudança de postura é consequência de uma avaliação feita pela gestão petista de que o histórico da atuação dos guardas é truculento. Entre as principais polêmicas relacionadas ao órgão durante a gestão Kassab está a retirada dos moradores de rua que ficavam no Largo de São Francisco, em setembro do ano passado. No mesmo mês, guardas-civis entraram em confronto com moradores da Favela do Moinho, no centro, que havia pegado fogo dias antes. Um morador chegou a ser baleado e outras seis pessoas ficaram feridas. Roberto Porto explica o novo sistema.
— A minha ideia é de que as abordagens sempre sejam acompanhadas de um assistente social. Pretendo criar um protocolo de abordagem para diminuir drasticamente esse histórico de violência.
Leia mais notícias de São Paulo
Além disso, o titular da pasta diz acreditar que a Guarda estava muito focada no combate ao trabalho de camelôs irregulares e a ações antipirataria durante a última gestão, algo que deverá ser modificado neste ano.
— O antigo secretário (Edsom Ortega) voltou a Guarda para operações de pirataria. Nós temos outro perfil. A Guarda, no meu entender, está um pouco distante da população e deve ocupar um lugar mais próximo.
Ele também diz que devem ser feitas mudanças na Operação Delegada, bico oficial da Polícia Militar usado atualmente para combater o comércio irregular.
Outra mudança que Porto quer efetivar é levar de volta os guardas municipais aos parques. Gradualmente, a última administração foi investindo mais em vigilantes desarmados, sob alegação de que esse tipo de mão de obra é mais barata. Hoje, os vigias são responsáveis pela segurança da maioria dos parques. O único espaço de lazer que tem uma base fixa da GCM é o parque do Ibirapuera. Mas, mesmo lá, segundo o secretário, é necessária uma mudança.
Porto promete também um aumento no número de guardas. A prefeitura deve fazer ainda neste ano um concurso público para a contratação de 2 mil guardas-civis. O ideal, segundo ele, seria dobrar os 6,3 mil membros da corporação. A curto prazo, porém, isso não é possível.
— Nos últimos seis anos, a corporação perdeu mais de 1,5 mil agentes.

Veja mais notícias na nova home do Portal R7

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...