Guarda Civil de Mossoró e PM atuam conjuntamente

 Foto: Cesár Alves
A atuação da Guarda Municipal de Mossoró foi ampliada durante os últimos dias, reforçando o trabalho preventivo que já era realizado pelas equipes da Polícia Militar. As duas Instituições firmaram parcerias para atuar conjuntamente em casos que envolvem os controles dos distúrbios civis entre grupos de pessoas. O foco maior desse novo estilo é a prevenção.

Esse trabalho vem sendo realizado através da equipe da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), que atua principalmente nas praças da cidade. De acordo com o comandante da Guarda Civil, Edward Smith, a fiscalização tem o objetivo de inibir delitos e ocorrências de vandalismo nas áreas de lazer da cidade. " Estamos desenvolvendo um trabalho conjunto com outras secretartias municipais, instituições públicas e outras organizações de segurança pública", explica.
 
Ainda conforme o responsável pela pasta que trata da segurança pública, na Prefeitura Municipal de Mossoró, a ação tem como proposta diminuir o índice de ocorrências em geral. Edward Smith cita, por exemplo, os casos de "embriaguez", violência física, pessoas portando armas brancas como facas e canivestes, consumo de drogas, a depredação do patrimônio público municipal, dentre outros casos", esclareceu.

Smith lembra que o apoio da PM tem sido fundamental no trabalho da Guarda, através do Grupo de Ações Táticas(GAT). " A PM tem no seu efetivo guardas civis especializados para atuar no controle de distúrbio civil em caso de reintegração de posse, desapropriações, desocupações, intervenções em situações de risco como manifestações e desordens públicas", diz o comandante.
A Segurança pública, em regra, é uma atribuição exclusiva dos governos Estadual e Federal. No entando, muitos municípios brasileios já vêm realizando esse tipo de trabalho que começa a se desenvolver em Mossoró. As prefeituras têm atuado paralelamente dentro das suas possibilidades, reforçando o trabalho preventivo.

Em Mossoró, além da Guarda Municipal, as secretarias municipais também estão sendo inseridas nesse projeto.

Fonte: Jornal de Fato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUARDA MUNICIPAL DE CRUZETA AVANÇA E SE DESTACA NO SERIDÓ .

GUARDA MUNICIPAL DE PARELHAS É APRESENTADA A POPULAÇÃO.GUARDA DE JARDIM DO SERIDÓ ESTEVE PRESTIGIANDO!

DOIS MENORES SÃO APREENDIDOS PELA PM EM JARDIM DO SERIDÓ