terça-feira, 16 de abril de 2013

O GUARDA CIVIL MUNICIPAL E A LIDERANÇA NECESSÁRIA


O Guarda Civil Municipal é um agente de segurança pública. Ele vive a realidade estrutural do município, tanto em situação legislativa, quanto em fornecimento de material de trabalho, bem como em questão salarial.

Os porquês de uma pessoa ingressar na carreira de Guarda Civil Municipal são os mais variados possíveis, pois pode ser pela estabilidade adquirida no concurso público, pela admiração à profissão ou por ser uma fase intermediária em sua vida profissional. Mas, o importante será a avaliação do trabalho que o profissional prestará, uma vez que interessará para a paz da sociedade.

Ao ingressar na corporação da Guarda Civil Municipal, o antes candidato, agora se depara com uma gama imensa de conhecimentos que ele precisará dominar, caso queira ser um bom agente de segurança pública, sem incorrer em abusos e sofrer processos administrativos, cíveis e inclusive penais.

A grande dificuldade é de articular estes conhecimentos técnicos com a sabedoria da liderança necessária, pois Guardas Civis Municipais são treinados para serem líderes, a fim de saberem se impor nas situações e resolverem conflitos. Porém, Guardas Civis Municipais serão líderes nas suas atuações e liderados dentro da hierarquia, disciplina e da lealdade às suas corporações. Desde a menor até a maior graduação sempre haverá alguém para se reportarem.

A prática e os anos de experiência conseguem fazer excelentes profissionais técnicos, que saberão resolver ocorrências simples e complexas, mas o fator da liderança necessária terá quer ser muito trabalhada, a fim de que os conflitos na corporação sejam minimizados e as rusgas pessoais sejam diminuídas.

É preciso frisar que, apenas é possível melhorar o indivíduo se ele quiser, pois depende da sua vaidade e da sua visão de mundo. O egoísmo é que faz muitos dizerem “se fosse eu faria assim ou assado”. Pensadores já disseram que as críticas são feitas reservadamente e os elogios em público.

Assim, existem Guardas Civis Municipais excelentes com integrantes capacitados tecnicamente ao extremo, a ponto de serem professores, mas às vezes na ordem do dia serão alunos e se nesta posição conseguirem sorrir e assimilar a situação terão alcançado de fato a liderança necessária para fazerem suas corporações melhores e para enfrentar as críticas que vem de quem não pertence à família azul marinho.



Por Eliel Miranda 
http://www.facebook.com/presidenteeliel

Guarda Civil Municipal em Santa Bárbara D’Oeste. 

Formado em Direito, com aprovação no exame 132 da Ordem dos Advogados. 

Pós-graduado em Segurança Pública e Sociedade pela PUC. 

Pós-graduado em Polícia Comunitária pela UNISUL. Formado em Pedagogia. 

É professor da Faculdade Anhanguera Educacional, no curso de Gestão Pública. 

Fez o curso de Engenharia Humana, do professor Mauro Pereira Vianna. 

Foi o primeiro Corregedor da Guarda Civil Municipal de Santa Bárbara d’Oeste. 

Foi Secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil em Santa Bárbara d’Oeste.

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...