Prefeitura de Niterói reativa projeto antigo projeto de Patrulha Escolar



5
Tamanho da fonte: A- A+Por: Daniel Braga 09/04/2013

Iniciativa irá contar com 20 guardas municipais para ajudar na segurança de professores e alunos das unidades de ensino do município. Projeto estava parado desde 2009


A Prefeitura de Niterói reativou na última segunda-feira, o projeto “Patrulha Escolar”, com o objetivo de garantir a segurança do perímetro de 74 unidades de ensino do município, incluindo Unidades de Educação Infantil (UMEIs). Agora, o serviço funcionará com 20 guardas-municipais que, nos três turnos, atuarão nas proximidades das escolas com sete veículos para patrulhamento e três para supervisão geral. 
“Esse projeto atende às reinvidicações dos professores, educadores, pais e mães dos alunos para melhorar a segurança nas escolas, cuidando não só do entorno das unidades municipais, como também estaduais e particulares. Com gestão, atitude e planejamento, vamos resgatar a qualidade de vida da cidade”, disse o prefeito Rodrigo Neves, durante a solenidade de retomada da proposta na Escola Municipal André Trouche, no Barreto.
Parado desde 2009, o “Patrulha Escolar” contou com um aporte de R$ 300 mil da Prefeitura, que viabilizaram a compra das viaturas para a retomada do projeto neste ano. “A ação surgiu em 2004, por meio de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sendo desativado há quatro anos por razões inexplicáveis”, destacou o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro.
“Esse policiamento de proximidade, comunitário, preventivo e de orientação, evita ocorrências como brigas entre alunos e tráfico de drogas. No futuro, podemos expandir mais essa iniciativa”, acrescentou o secretário.
Marcus Jardim, secretário municipal de Ordem Pública, assegurou que os guardas-municipais selecionados para o “Patrulha Escolar” foram treinados para a ação. “Nossos profissionais foram orientados para saber como agir diante da rotina das escolas, saberem como interagir com diretores, professores e alunos, passando uma mensagem de proteção”.
“Será uma prevenção pró-ativa. Esperamos também contribuir para o processo de formação do indivíduo, porque a criança de hoje é o cidadão niteroiense de amanhã”, completou Jardim.

Expediente – Após a cerimônia de reativação do programa, Rodrigo Neves se reuniu com a equipe da Guarda Municipal que trabalhará no “Patrulha Escolar” e reafirmou o compromisso com os agentes para implantação do Regime Adicional de Serviço (RAS), proposta já aprovada em primeira discussão pela Câmara Municipal.
Pelo RAS, os guardas poderão tirar serviços nos dias de folga e receber um adicional por dia extra trabalhado. Com ele, um agente da segurança municipal que atuar em dez plantões de 12 horas poderá ter seu salário dobrado no fim do mês.

Nova sede para a GM
A Guarda Municipal de Niterói deverá ganhar, até o final deste ano, uma nova sede para basear suas atividades e serviços. De acordo com o prefeito Rodrigo Neves, a estrutura será erguida na área do 4º Grupo de Companhias de Administração Militar (4º GCAM), localizada na Rua Doutor Luiz Palmier, no Barreto, que serviria de abrigo ainda para um complexo poliesportivo para a população da região.
“A área foi cedida para o Município há cerca de três anos e está abandonada. Temos a intenção de iniciar as construções até o fim deste segundo semestre. É um absurdo nossa guarda ficar onde está hoje, um lugar apertado e inadequado em relação ao papel que esperamos dela”, disse o prefeito.
“Vamos fazer uma sede moderna, com refeitório, salas de instrução, centro de treinamento, banheiros e alojamentos. Isso também ajudará muito na questão da segurança pública local, pois ter a principal instalação da Guarda Municipal aqui contribuirá muito nesse sentido”, enfatizou Rodrigo Neves.
Atualmente, a sede da Guarda Municipal de Niterói está fixada na Ponta da Areia.


O FLUMINENSE

AVALIE:

Guardas-municipais atuarão nas proximidades das escolas com sete veículos para patrulhamento e três para supervisão. Foto: Divulgação / Janaína Gouvea

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUARDA MUNICIPAL DE PARELHAS É APRESENTADA A POPULAÇÃO.GUARDA DE JARDIM DO SERIDÓ ESTEVE PRESTIGIANDO!

DOIS MENORES SÃO APREENDIDOS PELA PM EM JARDIM DO SERIDÓ

JARDIM DO SERIDÓ Polícia encontra homem nu e morto dentro de quarto