PARA QUE SERVE UMA GUARDA MUNICIPAL ? COMO É NOSSO SERVIÇO EM JARDIM DO SERIDÓ?O QUE SEUS AGENTES FAZEM ?ONDE TRABALHAM ? SEU SERVIÇO É NECESSÁRIO ?


A Guarda Municipal é a entidade de segurança Municipal encarregada da proteção dos bens,serviços e instalações municipais,mas também ,de acordo com as Leis Municipais locais e a Lei federal 13022/2014 responsável pela segurança sistêmica da população que utiliza estes bens em todo o perímetro do município em que esteja localizada e ativa,além do apoio a segurança pública geral,em parceria com outros órgãos ,ou mesmo autonomamente,usando do Poder de Policia para isso.
Ela pode ser armada com equipamento letal como arma de fogo,ou apenas com equipamentos menos letais , como bastões , sprays imobilizantes , aparelhos de condutividade elétrica ,algemas e outros que porventura possam ser adquiridos pela entidade,sendo que eles podem fazer uso destes quando for necessário,em sua defesa e de outros cidadãos,como também usar da força necessária para se manter a ordem pública e segurança quando em serviço ,e no uso de suas atribuições.
Isso tudo já é previsto em lei.Na nossa cidade ,a Guarda Municipal de Jardim do Seridó mantém 85% de seu efetivo na guarda interna dos nossos bens públicos ,e apenas 15 % em serviço de patrulhamento de rua,podendo mobilizar até 50% ou mais um pouco dos servidores, para atender medidas excepcionais em casos de catástrofes (desabamentos,incêndios e outros sinistros) se assim se apresentar necessário.
Para os levianos ,acéfalos ,ou aqueles que tem interesse em fazer campanha contra uma entidade que tem em seus quadros agentes que se esforçam ,correm riscos,trabalham durante o dia ou a noite ,circulando nas vias fazendo a Ronda Municipal sabendo o que estão fazendo , mas sem saber o que pode encontrar,colocando em jogo sua integridade física,isso porque obedecem a lei municipal 820/2009 e Lei Federal 13022/2014,é muito fácil perguntar o que é nosso trabalho em tom jocoso,como se achasse que nada fazemos.Mas se quiser saber realmente,venha para a missão mais árdua,o serviço noturno na madrugada,onde se patrulha ,mas não se dorme,onde velamos pela segurança daqueles que nem conhecemos ,e do patrimônio de todos,enfrentando episódios e ocorrências , que 99% das pessoas nem imaginam que acontecem até mesmo em cidades menores como a nossa,e fazemos isso por amor ao dever,para dar mais dignidade ao nosso oficio,pois se nos trancar em próprio municipais ,podará nossa força e vontade.
Fazemos parte de uma divisão estrutural no município que é denominada de “SERVIÇO ESSENCIAL” na legislação da urbe ,que não pode ser paralisado sob nenhuma hipótese,em que se trabalha em fins de semana,dias santos e feriados,sob escala,por vezes em clima de tensão e estresse,pois segurança é questão “sine qua non”(indispensável) e mesmo com a presença do agente público,em muitas ocasiões se mostra frágil e deficitária,por conta das condições de trabalho e estrutura.
Nos entristece em diversas situações,quando a falta de conhecimento do popular,daquele ao qual nosso serviço é endereçado,mostra sua face mais obscura , procurando denegrir aquilo pelo qual mais nos esforçamos,e até de colegas de trabalho,imersos em questões que destoam do serviço,mas interferem no seu comportamento laboral,e incitam a discórdia e até a intriga ,difamando o serviço e aumentando as barreiras para que possamos ,pelo menos alcançar nosso objetivo que é tão somente servir a população ,isso da melhor forma possível,sem esperar nada em troca .
Torçamos para que nossa força se mantenha ,e a fé inabalável não esmoreça,para que não entremos num espiral de dificuldades que a tempos atrás tivemos de enfrentar,causando transtornos a todos.
Nossos agradecimentos ao Secretario ,que , mostra-se um ouvidor solitário das nossas indagações e necessidades,travando também um combate árduo contra interferências externas e até internas,isso a bem do serviço e dos servidores.
Desejamos apenas que, cada vez mais possamos realizar nosso trabalho com todo esforço e amor ao oficio,e para isso necessitamos cada dia a mais, do apoio da população e dos nossos superiores ,para que todo um trabalho ,que tem um objetivo tão nobre ,se consolide e não se perca nas brumas do tempo,mas evolua sempre,mesmo em meio as dificuldades..
Segue abaixo fotos das nossas atividades diárias ou especiais,e ocorrências arquivadas,situações em que a Guarda Municipal e seus agentes atuou e atua como protagonista ou coadjuvante:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUARDA MUNICIPAL DE CRUZETA AVANÇA E SE DESTACA NO SERIDÓ .

GUARDA MUNICIPAL DE PARELHAS É APRESENTADA A POPULAÇÃO.GUARDA DE JARDIM DO SERIDÓ ESTEVE PRESTIGIANDO!

DOIS MENORES SÃO APREENDIDOS PELA PM EM JARDIM DO SERIDÓ