Guarda Municipal do Cabo tem porte de arma.



Agentes passaram por curso preparatório da PF. Autorizações serão liberadas na próxima semana


Por: Folha de Pernambuco em 20/10/16 às 06H09, atualizado em 20/10/16 às 08H03

facebook
twitter
google plus





De 299 profissionais, 79 estão aptos a utilizar as pistolas com calibre 380Foto: Randy augusto/Divulgação


A partir de novembro, a Guarda Municipal do Cabo de Santo de Agostinho, na RMR, estará armada. Ao menos 25% dela. De 299 profissionais, 79 estão aptos a utilizar pistolas com calibre 380. O pleito da categoria para implementar lei federal de 2014 não é de agora. Em março, a prefeitura da cidade finalizou o curso preparatório com aulas teóricas e práticas para os agentes, além de aplicar um exame psicotécnico, cumprindo as normas da lei. Mas só ontem, a Guarda recebeu a autorização da Polícia Federal para se armar. Na próxima semana, já serão entregues as carteiras de porte.
De acordo com o Mapa da Violência de 2015, o Cabo teve uma incidência de 80 homicídios por 100 mil habitantes. Mais de três vezes superior à média nacional, de 25.

Para o secretário municipal de Defesa Social, Elenilson Ferreira, a medida era inevitável. “A Polícia Militar oficia a Guarda Municipal quando vai realizar uma ação, para ter seu apoio. Ambas correm, então, os mesmos perigos, mas uma está armada e a outra não. A Guarda deu apoio durante as greves, também, garantindo que não houvesse saqueamentos na cidade como foi visto em Abreu e Lima, por exemplo”, argumentou o gestor.
A primeira cidade da RMR a ter Guarda Municipal armada pode inspirar outras. É preciso ter mais de 500 mil habitantes para que uma cidade arme sua Guarda. Em Pernambuco, até ontem, Petrolina era o único município do Estado a utilizar armas de fogo.
No Recife, os agentes já chegaram a fazer um protesto para chamar a atenção do poder público, mas não foram atendidos. “Recebemos 1 milhão de munições, mais de 500 armas de fogo automáticas e mais de 250 teasers. Estamos esperando a implementação da legislação há muito tempo”, contou o agente Manoel dos Anjos, que recebeu o material quando era presidente do Sindicato dos Guardas Municipais, Subinspetores e Agentes de Trânsito do Recife. Na época do protesto, a Prefeitura afirmou, por meio de nota, que observava as experiências em outros municípios antes de tomar uma posição.
Apenas 35 das 185 cidades podem solicitar à PF o armamento de sua Guarda Municipal.

Isso porque um dos pré-requisitos é ter uma população de mais de 50 mil habitantes.Timbaúba, na Zona da Mata Norte, é a cidade menos populosa, com cerca de 53,5 mil moradores, capaz de realizar a solicitação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUARDA MUNICIPAL DE PARELHAS É APRESENTADA A POPULAÇÃO.GUARDA DE JARDIM DO SERIDÓ ESTEVE PRESTIGIANDO!

DOIS MENORES SÃO APREENDIDOS PELA PM EM JARDIM DO SERIDÓ

JARDIM DO SERIDÓ Polícia encontra homem nu e morto dentro de quarto