GUARDA MUNICIPAL DE NATAL FARÁ MONITORAMENTO POR CAMERAS NA CIDADE.


Sim
‘‘A vertente social da nossa Secretaria será o grande referencial para a diminuição da criminalidade’’

SÉRGIO F. LEOCADIO TEIXEIRA
Secretário municipal de defesa social

A criação da Secretaria Municipal de Defesa Social concretiza não só uma promessa de campanha da prefeita Micarla de Sousa, como também, materializa os anseios da população natalense que em todas as pesquisas de opinião colocam saúde, segurança e educação, como prioridades a serem atingidas pelo poder público. Numa postura responsável e inovadora o Município de Natal, aposta em uma estrutura de segurança balizada nas vertentes: social e tecnológica. A primeira, aplicando programas sociais permanentes com o alcance maior nas populações de baixa renda, e a segunda, investindo no uso de tecnologia avançada, como o mapeamento da criminalidade, a formatação de um núcleo avançado de inteligência, centrais de vídeo monitoramento focadas nas aeras urbanas de maior circulação e risco social, utilizando softwares desenvolvidos para atender as necessidades locais.

O sistema tecnológico, deverá ser operado pela guarda municipal, e disponibilizado para pronta resposta as policias civil e militar, através de convênios, afinal, precisamos da participação de todos, integrados no combate efetivo a violência urbana. Tenho mais de vinte anos como Delegado de Policia Civil, onde atuei em todos os distritos de nossa cidade, e acredito que a vertente social da nossa Secretaria será o grande referencial para a diminuição da criminalidade, alimentando nosso banco de dados para um real planejamento estratégico, pois, precisamos pensar em segurança publica a médio e longo prazo. Conhecendo bem as carências da nossa população ao longo de minha atuação profissional em comunidades carentes, reporto-me aos menos favorecidos, onde encontramos na geografia do crime, uma atuação de captação de jovens, por parte de grupos que atuam e diversos seguimentos delituosos, como por exemplo o narcotráfico e a exploração sexual.

Tenho certeza que a nossa Secretaria ocupando essa lacuna, trabalhando os jovens de nossa periferia, respeitando as individualidades mas com firmeza de propósito, aplicando projetos sociais contínuos como o exemplo, a utilização de escolas e outros próprios municipais nos finais de semana, para atividades esportivas, profissionalizantes, culturais, inclusão digital e outros, alcançaremos os nossos objetivos.

Pretendemos também dar um novo enfoque a Guarda Municipal, trabalhando não apenas na vertente tecnológica, como também nos projetos educacionais e sociais, como a efetivação da guarda mirim; da guarda mirim ambiental, e principalmente, a mudança metodológica em toda a sua atuação. Precisamos dar um papel social a nossa Guarda que hoje tem um efetivo de aproximadamente de quinhentos e quarenta servidores, com grande potencial individual, e que no nosso programa de valoração funcional, receberam cursos de especialização e treinamento continuo, atendendo matriz curricular SENASP, integrando-se assim a todos os programas de Direitos Humanos, Defesa Civil e demais atividades coordenadas pela Secretaria de Defesa Social do Município.

Comentários

Anônimo disse…
Quero apenas lhes dizer que estão de parabéns o prefeito e todos os envolvidos nesse projeto, quero ainda lhes dizer que sou guarda municipal a 7 anos na cidade de manaus e até hoje sofremos com a falta de estrutura/material e prática de cursos que possam nos qualificar cada fez mais para uma atuação cada vez melhor. Seria bom se todas as guardas municipais atuassem e tivessem o mesmo prestígio como essa tem. Trabalhamos de forma ostensiva e efetivamente de frente com alguns problemas sociais, porém nosso prefeito e o nosso secretário, aparentemente, parecem não estar muito preocupados conosco. Obrigado e mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho e dedicação.

Postagens mais visitadas deste blog

GUARDA MUNICIPAL DE CRUZETA AVANÇA E SE DESTACA NO SERIDÓ .

GUARDA MUNICIPAL DE PARELHAS É APRESENTADA A POPULAÇÃO.GUARDA DE JARDIM DO SERIDÓ ESTEVE PRESTIGIANDO!

DOIS MENORES SÃO APREENDIDOS PELA PM EM JARDIM DO SERIDÓ