sexta-feira, 30 de abril de 2010

Jovem que tentou matar guarda municipal é preso em Linhares


Jovem que tentou matar guarda municipal é preso em Linhares

30/04/2010 - 12h04 ( - gazeta online)
Um rapaz suspeito de duas tentativas de homicídio foi preso por policiais civis da Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV) de Linhares, no Norte do Espírito Santo. Segundo as investigações, o jovem é acusado de tentar matar um adolescente, de 16 anos, e um guarda municipal da prefeitura da cidade.

D.N.R., 21 anos, foi preso no bairro Olaria, em Linhares, após denúncias e levantamentos de informações. Os crimes ocorreram nos últimos três meses.

A primeira tentativa de homicídio aconteceu na noite do dia 20 de fevereiro deste ano. De acordo com o titular da DCCV de Linhares, delegado Fabrício Lucindo Lima, o jovem atirou contra um adolescente de 16 anos, que foi atingido com três tiros e sobreviveu. Já a segunda vítima foi um guarda municipal de Linhares, baleado pelo acusado no último dia 10.

"Após as investigações, o criminoso foi localizado e preso. Ele foi encaminhado à DCCV de Linhares e confessou os crimes", informa o delegado. (Com informaçoes da assessoria de imprensa da Polícia Civil)

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Guarda de Marataízes prende acusado de Pedofilia

Guarda de Marataízes prende acusado de Pedofilia

De acordo com o Escrivão da Delegacia de Marataízes, Edgar Piassi, as vítimas relataram que estavam no pátio externo da escola quando o acusado dependurou-se no muro e começou a chamar as meninas para conversar

Guarda de Marataízes prende acusado de Pedofilia

A Guarda Municipal de Marataízes prendeu em flagrante, na manhã dessa quarta-feira (28/04) um cidadão que se diz pescador, com 50 anos, morador da Barra de Itapemirim, sob a acusação de aliciamento de crianças e adolescentes na porta da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Domingos José Martins.

De acordo com o Escrivão da Delegacia de Marataízes, Edgar Piassi, as vítimas relataram que estavam no pátio externo da escola quando o acusado dependurou-se no muro e começou a chamar as meninas para conversar. Quando uma delas se aproximou do muro para ver o que o acusado queria, este começou a chamar as adolescentes de “gostosas” e a dizer que quando elas saíssem da escola ele as “pegaria”.

Assustadas as estudantes avisaram aos agentes da Guarda Municipal que fazem a ronda escolar, os quais imediatamente partindo em perseguição ao acusado o alcançaram poucos metros após e efetuaram a prisão em flagrante.

Por sua vez, o acusado em depoimento na delegacia, onde até o início da noite permanecia preso, disse em seu favor que havia apenas chamado as estudantes de bonitas.
O fato, é que de acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente, é crime as condutas Aliciar, assediar, instigar ou constranger, por qualquer meio de comunicação, criança, com o fim de com ela praticar ato libidinoso, e passível de pena de reclusão de 1 a 3 anos, além de multa.

Redação Marataízes.com.br

Menores que arrombaram escola municipal e creche em Jardim do Seridó são identificados .


De acordo com o que prevíamos, os jovens que arrombaram a E.M.CAlpurnia Caldas de Amorim e a Creche Concessa Cunha foram identificados e direcionados a Delegacia de Policia Civil do Município.Sempre acompanhados pelo conselho tutelar,os mesmos foram denunciados pela tia de um deles,o qual confessou e indicou os outros envolvidos,alem do local onde esconderam os pertences da unidade de ensino.A Guarda Municipal tinha identificado que seriam 03 jovens na mesma noite,mas por falta de colaboração da vizinhança que viu os infratores ,não pode chegar aos mesmo.Parabéns a tia de um dos jovens pela coragem de denunciar , ao nosso escrivão Jaime e ao Conselho Tutelar.

Guarda Municipal de Campo Largo-PR apresenta pistolas Taser




Guarda Municipal de Campo Largo apresenta pistolas Taser


Novos equipamentos são mais seguros para toda a população. Foto: Prefeitura Municipal de Campo Largo

Um suspeito age de forma agressiva e tenta investir contra autoridades policiais, após uma discussão em um ponto movimentado da cidade. O agente saca uma pequena pistola e dispara uma cápsula ligada a fios de metal. Ouve-se um breve estampido e instantaneamente o suspeito vai ao chão. Imóvel ele é facilmente imobilizado pelas autoridades. Com um detalhe: o suspeito não sofreu qualquer tipo de dor.

O exemplo acima, baseado em uma ocorrência policial de uma pacata cidade Norte Americana, descreve o poder do novo equipamento adquirido pela Guarda Municipal de Campo Largo, cidade da Região Metropolitana de Curitiba, com pouco mais de 100 mil habitantes. A partir deste mês, o contingente de 40 guardas campolarguenses passa a contar com esse moderno aparelho.

Inicialmente a secretaria de Segurança do Município disponibilizou seis pistolas Taser M-26. A arma, não letal, utiliza estímulos elétricos de 5 mil volts para imobilizar um suspeito, e pode ser disparada de duas maneiras: em contato direto com o corpo do indivíduo ou através do disparo de dardos, a uma velocidade média de 60 metros por segundo. Neste último caso cada cartucho pode atingir um alvo que esteja até 10 metros de distância.

As armas TASER são, sobretudo, equipamentos tecnologicamente sofisticados que minimizam a possibilidade de risco, ou seja, foram desenvolvidas no objetivo de fornecer ao agente uma eficaz opção intermediária no uso da força.

A Guarda Municipal de Campo Largo é a terceira corporação da Região Metropolitana de Curitiba a utilizar as Taser. Antes, somente as GM´s de São José dos Pinhais e Araucária possuíam este tipo de equipamento.

Para o secretário Municipal de Segurança Benedito Facini, as pistolas são opções bem menos agressiva e mais eficaz do que a tradicional tonfa, (também conhecida como cacetete), por exemplo. “Elas [as pistolas] não possibilitam danos à integridade física do oponente” – esclarece. Ele ainda destaca que os guardas passaram por rigoroso treinamento: “Cada um deles efetuou pelo menos 200 disparos com as pistolas. Eles sentiram os efeitos da arma, uma vez que sofreram disparos dela” – explica Facini. O Guarda Municipal Thiago exemplificou o que sentiu ao sofrer um disparo da Taser: “Foi como um beliscão. Eu simplesmente não sentia nada. Confesso que não senti nenhuma dor, mas também não consegui praticar nenhuma reação”.

Com mais este investimento especialistas garantem: a Guarda Municipal de Campo Largo é hoje uma das mais bem treinadas e equipadas de todo o sul do país.

No Brasil existem somente 8 mil armas como as recém adquiridas pela GM de Campo Largo. Em todo mundo são mais de 500 mil pistolas Taser.


Fonte:Agora Paraná

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Desarmamento de Guardas Municipais de Natal deixa postos vulneráveis



Natal
Natal, 28 de Abril de 2010 | Atualizado às 07:52
Desarmamento de guardas deixa postos vulneráveis

Furto, roubo de equipamentos, ameaças, agressões morais. Desde que a Polícia Federal determinou o recolhimento das armas de fogo dos guardas municipais, o clima de insegurança nas unidades de saúde de Natal tem se agravado cada vez mais. Um exemplo disso, é o pronto atendimento de Cidade Satélite, na zona Sul da Capital. Na manhã de ontem, a unidade chegou a ser parada até que um reforço do policiamento chegasse ao local para garantir segurança ao médico, aos enfermeiros e aos funcionários.

Elisa ElsieAusência de guardas municipais na unidade da Cidade da Esperança deixa funcionários temerososAusência de guardas municipais na unidade da Cidade da Esperança deixa funcionários temerosos
O problema em Cidade Satélite não chega a ser uma novidade. Na semana passada, três homens arrombaram o portão de acesso ao laboratório durante a madrugada, porém, a ação foi interrompida porque um paciente chegou ao local precisando de atendimento, viu a movimentação estranha e chamou a Polícia Militar. O trio conseguiu fugir, mas deixou o medo na unidade. “Estamos completamente desprotegidos aqui. O local é todo aberto e sem nenhuma segurança do lado de fora, ficamos completamente expostos, sobretudo, à noite”, afirmou a funcionária Verônica Rodrigues.

Na manhã de ontem, o problema foi outro, mas também motivado pela falta de segurança. Exaltado, um paciente reclamava da demora no atendimento médico e precisou conversar e ser acalmado pela assistente social. “Se falta guarda, não tem condição de atender os pacientes, pois não há quem garanta a nossa segurança nesse trabalho”, afirmou a recepcionista de Cidade Satélite, Veralúcia Rodrigues de Melo. Tanto durante o arrombamento do portão na semana passada, quanto no momento em que o paciente exaltado cobrou o atendimento, a Guarda Municipal não estava presente.

Essa ausência dos guardas municipais é consequência da determinação da Polícia Federal no mês passado em desarmá-los. “O estatuto assinado em 2007 determina que o guarda de serviço esteja fardado e armado. O problema é que os guardas não têm porte legal para isso e a PF determinou que o comando recolhesse os armamentos até que fosse feito um curso de tiro”, explicou o subcomandante de segurança da Guarda Municipal, Isaac José Duarte, que chegou, ao lado de mais três guardas, ao pronto-atendimento de Cidade Satélite pouco depois da confusão com o paciente – que nesse momento já havia ido embora. “Mesmo sem poder usar armas, acredito que a presença dos guardas já ajude na segurança”, afirmou.

Segundo o subcomandante, a previsão é que os guardas municipais fiquem desarmados por, pelo menos, mais dois meses, que é o tempo que deve durar o curso de tiro, que será ministrado pela Polícia Militar. “O psicoteste está sendo processado e agora estamos discutindo com a PF a carga horária do curso. Propomos 200 horas e, eles aceitando, começamos o mais breve possível com a ajuda da PM”, garantiu o subcomandante Duarte.

Ocorrências são frequentes nas unidades

Apesar do problema se destacar na unidade de saúde de Cidade Satélite, ele não é visto apenas lá. No Serviço Pré-Hospitalar de Cidade da Esperança, na zona Oeste, a ausência dos guardas em certos horários também deixa alguns funcionários temerosos. “Qual a segurança que a gente tem em uma unidade grande como essa ficando apenas um ou, no máximo, dois guardas de serviço e eles estando desarmados?”, questionou a enfermeira-chefe, Sandra Viana.

Assim como acontece em Cidade Satélite, a unidade de Cidade da Esperança fecha as portas à meia-noite, “mas assim que chega alguém precisando de atendimento, nós abrimos as portas e atendemos”, fez questão de explicar o diretor da unidade, Eleázaro Damião de Carvalho, durante entrevista.

O problema é que não é só durante a noite que a insegurança se faz presente. “Já houve muitos furtos de celulares de funcionários, carro arrombado no estacionamento, equipamento roubado dentro da enfermaria. Sem contar com aqueles casos de pessoas que são baleadas e entram na unidade uma gangue inteira de uma vez só, deixando todos nós preocupados”, afirmou a enfermeira-chefe.

Na unidade de saúde e maternidade de Felipe Camarão, também na Zona Oeste, o mesmo regime é adotado: à meia-noite, as portas são fechadas e só são abertas em momentos de emergência. “Aqui é uma região não muito segura e preferimos tomar essa decisão. Apesar dos guardas municipais quase sempre estarem por aqui, nos dias em que eles não podem vir, preferimos fechar a porta”, afirmou a diretora da unidade de saúde, Anaiude da Silva.

Em um posto de saúde menor, localizado no bairro de Bom Pastor, o desarmamento dos guardas municipais não tem influenciado tanto na questão da segurança, até porque o trabalho de vigilância é - e sempre foi - feito por vigias contratados pela prefeitura - eles também trabalham desarmados. No Bom Pastor, a unidade também não fica aberta até à meia-noite – fecha, inclusive, às 17h. Motivo: “É uma região insegura e quando a noite se aproxima já fica ‘bem esquisito’ por aqui, sobretudo, para os funcionários que vão de ônibus”, explicou a administradora da unidade, Aldenir da Silva Fernandes.

A administradora revelou que também já foi vítima da insegurança dentro da unidade. Entraram na sala dela aproveitando um momento que a administradora estava em outro local e roubaram o celular. “Agora, fico sempre com a sala fechada”.

Escala

Com a chegada dos guardas municipais no final da manhã de ontem no posto de saúde de Cidade Satélite, o atendimento voltou a funcionar normalmente. Pelo menos, até às 13h. Depois disso, as fichas pararam de ser distribuídas. “A escala médica está incompleta e, à tarde, ninguém pode ser atendido”, explicou uma enfermeira que não quis se identificar.

Do Blog: A GMN é uma das mais atuantes do Nordeste,desejamos que logo seja concluído o curso de tiro para que os agentes possam voltar a portar seus instrumentos de trabalho.

Fonte:Tribuna do Norte

terça-feira, 27 de abril de 2010

Guarda amplia efetivo nas ruas de Blumenau


Guarda amplia efetivo nas ruas de Blumenau

A Guarda Municipal de Trânsito de Blumenau pede que o motorista tenha paciência na volta para casa no final de tarde desta segunda-feira. O fluxo de veículos deve ser intenso nas principais ruas da cidade.

Apenas a Rua 1º de Janeiro, no Bairro Itoupava Norte, continua interditada por causa da enchente. A Guarda de Trânsito também interditou a passarela de pedestres da Rua Pedro Zimmermann, entre a Uniasselvi e a BR-470. A Rua Progresso, que ficou interditada durante quase todo o dia, já está liberada.

A Guarda de Trânsito colocou um efetivo maior de agentes na rua nesta segunda-feira para organizar a volta para casa do blumenauense.


fonte: clicrbs

Assaltante morre baleado em troca de tiros com guardas municipais em Boituva, SP


Assaltante morre baleado em troca de tiros com guardas municipais em Boituva, SP

SÃO PAULO - Um assaltante morreu baleado após uma troca de tiros com a Guarda Municipal dentro de um posto de combustíveis em Boituva, a 117 km de São Paulo, nesta madrugada. Segundo a Guarda Municipal, quatro suspeitos de assaltar uma pizzaria foram abordados no momento em que foram abastecer o carro num posto de combustíveis.

A câmera de circuito interno do estabelecimento registrou a reação dos criminosos. Houve troca de tiros. Um dos quatro assaltantes foi baleado e morreu. Os três foram presos e encaminhados à delegacia da cidade. Dois deles, maiores, devem ser encaminhados a alguma cadeia da região. Um outro, menor, ficará à disposição da Justiça.

Fonte: O Globo.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Aprovado programa municipal para qualificação de guardas em Canoas -RS.



Aprovado programa para qualificação de guardas

26/4/2010

Canoas - Os vereadores aprovaram por unanimidade projeto do executivo que cria o programa Bolsa-Formação Municipal, destinado à qualificação profissional dos integrantes da Guarda Civil de Canoas. Os guardas em atividade receberão uma gratificação mensal no valor de R$ 443,00, desde que atendam aos critérios de avaliação. O benefício será pago durante seis meses consecutivos, a partir da homologação da inscrição do candidato.
Para obter o benefício, o integrante da Guarda Municipal deverá frequentar cursos reconhecidos pelos órgãos do Ministério da Justiça, especialmente aqueles promovidos pela Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública; ou comprovar que tenha retomado ou ingressado em curso formal de ensino fundamental ou médio, em instituições de âmbito federal, estadual, municipal ou privado; ou, ainda, que tenha retomado ou ingressado em curso formal na rede de Graduação em Instituições de Ensino Superior, em áreas direta ou indiretamente afetas ao trabalho da Guarda Civil Municipal.
O projeto prevê também que não serão beneficiados os servidores que tenham sido condenados pela prática de infração administrativa grave ou que possuam condenação penal transitada em julgado nos últimos cinco anos.

Fonte: Jornal Correio de Noticias

GUARDA CIVIL METROPOLITANA DETÉM 2 SKINHEADS POR INJÚRIA RACIAL



GUARDA CIVIL METROPOLITANA DETÉM 2 SKINHEADS POR INJÚRIA RACIAL

SÃO PAULO - Dois jovens de 21 e 22 anos foram presos em fragrante e acusados de injúria racial e lesão corporal. A prisão ocorreu no Vale do Anhangabaú. Pouco antes, um rapaz parou uma viatura da Guarda Civil Metropolitana na Rua Formosa, perto do Anhangabaú, e disse que havia sido agredido por dois "skinheads". Sem motivo aparente, os dois teriam passado a agredi-lo e dito que ele deveria apanhar porque é negro. De acordo com a vítima, os dois usavam palavrões de conotação racista.
Os guardas encontraram com L.J.S., de 21 anos e L.F.L., de 22, um pedaço de pau e uma pulseira com espetos. Eles foram encaminhados ao 3º DP, onde negaram as acusações, afirmando não serem "skinheads". Eles estavam vestidos de preto, calçavam coturnos e um deles tinha uma mecha grande no meio da cabeça, no estilo 'punk'.
A vítima passou por exame médico-legal no pronto socorro, onde foi constatado lesões corporais sofridas, principalmente na perna esquerda. Os dois foram presos em flagrante, acusados de injúria qualificada e lesão corporal.
Postado por PREZOTTO às 21:05

domingo, 25 de abril de 2010

Servente e adolescente são presos pela GM Sorocaba por tráfico


Servente e adolescente são presos por tráfico

Agência BOM DIA

O servente Jair Aparecido de Jesus, 18 anos, e o adolescente L.P, 15, foram detidos neste sábado de madrugada pela Guarda Municipal de Sorocaba e acusados de tráfico de entorpecentes.

Segundo os guardas municipais, eles estavam em patrulhamento de rotina na rua Salvador Leite Marques, Éden, quando viram a dupla, de bicicleta, em movimentação suspeita. Quando perceberam a aproximação dos policiais, os dois indiciados teriam jogado objetos no chão e fugido.

Após perseguição, a GM encontrou R$ 80 na jaqueta de Jair e R$ 300 dentro de seu tênis. Os guardas ainda encontraram, espalhados no chão, 10 porções de cocaína e cinco porções de crack. Levados pelo servente a um muro próximo ao local, ainda foram achados 21 papelotes de cocaína e 24 porções de crack.

Guarda Municipal é executado com vários tiros no distrito de Caldas do Jorro,em Tucano-BA

Guarda Municipal é executado com vários tiros em Caldas do Jorro
Por volta das 21h45min da noite da última quinta-feira (22), o guarda municipal Carlos Alberto Teles Cerqueira, mais conhecido como (Quebra Queixo ou Carlão), foi executado com vários tiros na cabeça, próximo a sua residência na Rua Gildasio Penedo s/n°, no distrito de Caldas do Jorro, em Tucano/BA.
Três elementos em um carro de cor preta e dados não anotados chegaram e efetuaram os disparos, logo em seguida pegaram a arma e o celular da vitima, e evadiram-se do local deixando o mesmo jogado ao solo.
O corpo foi trazido por policiais para o Hospital Municipal Mariana Penedo, na sede do município, em seguida encaminhado para o IML de Feira de Santana.
Natural do município de Irará, Carlos Cerqueira prestava serviço como guarda municipal no município de Tucano, há oito anos.
“Carlão, deixa uma lacuna aberta na guarda”. Disse um dos colegas. Policias civil trabalham no intuito de esclarecer a autoria bem como a motivação do crime.
Fonte:tribunadosisal.com
Postado por GCM Carlinhos Silva às 22:16

sábado, 24 de abril de 2010

Guarda Municipal persegue e mata assaltante O outro bandido foi preso


Guarda Municipal persegue e mata assaltante
O outro bandido foi preso



EPTV



Um guarda municipal foi baleado e um assaltante morreu durante um tiroteio, em Leme, na região central do Estado de São Paulo, na noite desta sexta-feira (23).

De acordo com informações da Polícia Civil, dois assaltantes renderam os donos de uma casa, realizaram o assalto e fugiram. Uma viatura da Guarda Municipal perseguiu os bandidos e, durante o tiroteio, um guarda ficou ferido e um assaltante morreu.

O outro assaltante identificado como sendo Luís Eduardo Leme, de 24 anos, tentou fugir mas acabou preso. Ele foi levado para a cadeia de Pirassununga.

O assaltante morto ainda não foi identificado.
Saiba mais

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Guarda Municipal de Atibaia prende menor por tráfico de entorpecentes



Polícia - 23/04/2010
Guarda Municipal prende menor por tráfico de entorpecentes

A guarnição composta pelos guardas municipais Adriane e Carvalho foi acionada no último sábado, dia 17 de abril, às 15h25, para uma averiguação de venda de entorpecentes na Rua Padre Francisco dos Santos, conhecida como Padre Chico, no Centro.

Por meio de uma denúncia anônima recebida na sede da GM, que passou as características do indivíduo, a guarnição abordou R., de 17 anos. Foram encontrados em poder do menor 28 flaconetes de cocaína e R$ 25. O adolescente infrator confessou que estava efetuando a venda dos entorpecentes.
O menor foi encaminhado ao plantão policial, ficando sob custódia na Delegacia de Polícia para ser encaminhado à Vara da Juventude.

Fonte ;Atibaia News

Guarda Municipal de Porto Alegre recebe novos equipamentos.


A Guarda Municipal de Porto Alegre recebeu, na terça-feira, 30 armamentos novos que serão utilizados pelas patrulhas. Integrante do processo de modernização e reequipamento da equipe, a aquisição contou com recursos próprios e do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci).

A secretaria prevê ainda a aquisição, durante este ano, de mais coletes à prova de balas, mais armamentos não-letais do tipo eletrochoque, uniformes diferenciados para setores operacionais e de equipamento para proteção individual.

Fonte:Zero Hora

Palestrantes defendem melhoria nas estruturas das guardas municipais, em Seminário promovido por Mauro Rubem.



Palestrantes defendem melhoria nas estruturas das guardas municipais, em Seminário promovido por Mauro Rubem.

A assessora especial do ministro da Justiça e coordenadora da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, fala neste momento sobre Guarda Municipal no Contexto da Segurança Pública no 1º Seminário dos Guardas Civis Municipais do Estado de Goiás", que está sendo realizado nesta terça-feira, 20, na Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Mauro Rubem.
Regina Miki defendeu o uso mais comedido de armas de fogo no País e um maior controle de seus usuários, mesmo que no intuito de defender a população como no caso das guardas municipais. Sabemos que as guardas municipais são instituídas pelo município e este por muitas vezes a institui sem a devida responsabilidade. Temos a consciência da existência de excelentes profissionais capacitados, como também não podemos fechar os olhos para aqueles que foram instituídos na canetada, sem a mínima capacitação que a profissão exige.
Diante da existência de guardas altamente qualificadas no Brasil e outras subutilizadas que, segundo ela, não têm outra função senão estarem uniformizadas, Regina Miki defende o amadurecimento das Guardas Municipais. Nós temos municípios no Brasil que criaram Guardas sem qualquer estrutura, sob a égide de um outro regimento do Fundo Nacional de Segurança Pública que previa o repasse de verba somente aos municípios que tinham Guarda Municipal. Não podemos mais conceber isso num sistema de Segurança Pública que prevê que o município tem o seu papel, destacou.
Segundo a assessora, o município hoje tem que estar também à frente das questões de Segurança Pública, não podendo deixar apenas a cargo do Estado essas responsabilidades. Tendo a guarda municipal instituída, essa tem o seu papel, e deve ser capacitada e ordenada para que o mal guarda municipal não faça parte desta corporação, afirmou.
O Inspetor da Guarda Municipal de Curitiba (PR), Cláudio Frederico de Carvalho, que também participou com sua experiência no Seminário, disse ser de grande importância a realização de eventos que valorizam e promovem a melhoria dos serviços prestados pelos profissionais das Guardas Municipais. Esse temas, em especial, a valorização e o reconhecimento desses profissionais, são de extrema importância e devem ser levados em discussão em âmbito federal. Já existem iniciativas de alguns órgãos e do Ministério da Justiça, mas é preciso mais, disse Cláudio Carvalho.
O Seminário está sendo realizado nesta terça-feira, 20, no Auditório Costa Lima da Assembleia. O evento é uma iniciativa do presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, deputado estadual Mauro Rubem (PT), em parceria com o Instituto Goiano de Educação, Estudos e Pesquisa em Segurança Pública (Igesp) e com o Centro de Cultura e Intercâmbio (CCI) da Assembleia.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Guarda Municipal de Vacaria inibe som alto em carros


Guarda inibe som alto em carros
Cotidiano

Vacaria – A campanha de fiscalização e orientação da Guarda Municipal para coibir o som alto nos veículos já começa a apresentar resultados. Hoje completa uma semana que uma equipe realiza operações para orientar e multar quem não cumpre a lei. Conforme o chefe da Guarda Municipal de Vacaria, Léo Fiorio, a resolução 204/06 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece que os carros não podem transitar ou ficar parados com volume de som acima de 80 decibéis.

Desde a semana passada, cerca de 35 veículos foram abordados. Nenhuma multa foi aplicada. Cinco carros passaram pela medição do volume, feita com um decibelímetro a uma distância de sete metros. – Para termos um diagnóstico melhor, é preciso mais tempo, um mês pelo menos. Mas nesses primeiros dias, depois das orientações e chamadas educativas que fizemos na comunidade e por meio dos veículos de comunicação, já é possível perceber redução de 70% no casos de carros com som alto circulando pelas ruas – informa Fiorio.

Fiorio explica que a decisão de realizar a fiscalização ocorreu devido a reclamações de moradores. Entre os pontos com mais problemas, estão as proximidades de postos de combustíveis e a Avenida Moreira Paz.

Segundo Fiorio, o plano de fiscalização foi construído aos poucos. O município adquiriu um decibelímetro e capacitou três servidores para o trabalho. Eles receberam orientações da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) de Caxias antes de sair às ruas. Já em Caxias, ação semelhante foi prometida nesta semana pela Brigada Militar. Uma patrulha será criada para, em 15 dias, começar a atuar.

Furto em Escola Municipal e Creche do Municipio.


Por volta das 19:30 de 21/04/2010 a Ronda Ostensiva Municipal foi acionada via celular, para verificar a presença de três adolescentes nas imediações da E.M.Calpurnia Caldas ,chegando ao local, foi feita inspeção no colégio onde nada nem ninguém foi encontrado.Para surpresa dos Agentes a referida escola amanheceu com sua cozinha destelhada e foi subtraído alguns géneros alimentícios .Mais a frente , a Creche Municipal Concessa Cunha teve uma janela forçada e alguns livros foram levados.A Guarda Municipal ,após algumas investigações e relatos de populares que se mantém anónimos,já tem 03 menores como suspeitos principais desses atos e não poupará esforços para que sejam punidos.A GMJS pede a ajuda da população para que quando notar esse tipo de anormalidade ligue para o celular operacional dos agentes , que é o 9602-4897.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

PM morto após ataque na Grande São Paulo é enterrado,Guardas Municipais permanecem internados.



PM morto após ataque na Grande São Paulo é enterrado
Tiroteio aconteceu em um posto de combustível em Cotia.
Um dos integrantes do grupo foi preso e o outro foi morto.

Do SPTV
imprimir

Foi enterrado no fim da tarde desta terça-feira (20) o corpo do policial militar baleado durante um tiroteio entre criminosos e guardas-civis municipais em Cotia, na Grande São Paulo.

Os dois guardas, que ficaram feridos na troca de tiros, continuam internados. Segundo a polícia, o atentado foiumato de vingança dos criminosos após a prisão de quatro suspeitos de tráfico de drogas.

As câmeras de segurança registram o momento em que a caminhonete chega ao local com dois homens na cabine e mais quatro escondidos na caçamba e os tiros logo depois.

Os guardas tentam se esconder e também atiram. Dois minutos depois, o grupo vai embora. Foram disparados mais de cinquenta tiros. Alguns atravessaram uma porta de ferro e acertaram um carro estacionado, que ficou cheio de marcas de balas nas portas e nos vidros. O tiroteio começou logo depois da chegada dos guardas municipais. Eles avistaram um policial militar e entraram para avisar que estavam recebendo ameaças.

Os dois guardas foram socorridos e um deles teve que ser operado. O policial militar Kleberson Toledo, de 30 anos, morreu.

Segundo o secretário-adjunto de Segurança Pública de Cotia, as ameaças contra a Guarda Municipal começaram há duas semanas e eram feitas por telefone. A polícia suspeita que a ação tenha sido uma represália. “Nós temos o hábito de semanalmente proceder uma operação e uma grande operação no final de cada mês, e isso tem incomodado”, diz José Aparecido Severo.

De madrugada, dois carros que foram usados no atentado foram localizados na periferia de Cotia. Dois homens tentaram fugir, mas um foi morto e o outro preso.

Rio: Guarda suspende recebimento de doações a desabrigados




Rio: Guarda suspende recebimento de doações a desabrigados
21 de abril de 2010 • 09h46


Devido à superlotação de seus postos de coleta, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro suspendeu temporariamente o recebimento de donativos para a população desabrigada em consequência das fortes chuvas que atingiram todo o Estado. Por enquanto, a GM-Rio fará apenas a triagem interna dos produtos já recebidos. A Guarda Municipal disse que as doações devem enviadas para a sede da Cruz Vermelha, na Praça da Cruz Vermelha, nº 10, no centro da cidade.

Até a manhã desta quarta-feira, a GM-Rio contabilizou mais de 120 toneladas de donativos enviados a pontos de distribuição, como a Cruz Vermelha, Sesi-Senai (Paciência), além de unidades de distribuição da prefeitura.

Estragos e mortes
A chuva que castigou o Rio de Janeiro entre os dias 5 e 6 de abril deixou pelo menos 256 mortos, centenas de feridos, alagou ruas, causou deslizamentos e destruição no Estado. O Serviço de Meteorologia do Rio registrou no período o maior índice pluviométrico da cidade desde que começou a medição, há mais de 40 anos: 288 mm.


Fonte:Portal terra

Estupro gera protesto em Sto.André e Guarda Civil comparece para manter a ordem pública


Estupro gera protesto em Sto.André e Guarda Civil comparece para manter a ordem pública

20/04/10
Após um estupro no bairro Recreio da Borda do Campo, em Santo André, os moradores da região fecharam a Rua Mico Leão Dourado com barreira de pneus velhos e galhos de árvore para reivindicar melhoria na segurança. O protesto gerou a paralisação do trânsito no local.
A situação só se normalizou com a chegadas da unidade ROMU da GCM e após conversa entre os moradores com um assessor do prefeito Aidan Ravin (PTB), onde foi decidido que haveria reunião com cinco representantes do bairro juntamente com o secretário de Segurança Pública da cidade e também os representantes das polícias Civil e Guarda Civil Municipal.
Na reunião ficou estabelecido, em um primeiro momento, que haverá integração entre as forças de Segurança para aumento no patrulhamento nas ruas daquela vizinhança.
Na manhã de ontem, por voltas das 6h30, uma jovem de 23 anos foi violentada por um homem que, segundo o boletim de ocorrência registrado no 6º DP de Santo André, fingia estar armado. De acordo com o registro do caso, o estuprador passou ao lado da jovem em uma moto azul e pôs uma das mãos para dentro da calça, para simular que portava uma arma de fogo.
O bandido desceu do veículo e obrigou a jovem a entrar em uma construção, onde ocorreu o estupro, ainda segundo o boletim de ocorrência. O crime ocorreu a 500 metros da casa da vítima.
Após ser atacada, ela correu em direção a sua residência, onde foi amparada pelos pais. A polícia foi chamada até o local, e a garota foi levada ao Hospital da Mulher - Maria José dos Santos Stein, também em Santo André.
Segundo a unidade de Saúde, a jovem deu entrada às 9h, onde realizou exames preventivos e de perícia. Às 11h, ela foi à delegacia para fornecer dados para a realização do retrato falado do criminoso. Porém, de acordo com a SSP (Secretaria Estadual de Segurança Pública), a imagem só ficará pronta amanhã.A GCM realizou diligências pelo local mas não logrou êxito da captura do meliante
Até a noite de terça-feira, ninguém havia sido preso pelo crime.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Tem poder de policia sim !




Tem poder de policia sim – Parte II
Autor: Márcio Augusto de Salles

"Poder de Policia", que tanto se questiona ser ou não ser inerente aos guardas municipais.

Estive com o professor Jarim Lopes roseira presidente da seção regional de São Paulo e informou que tem varias vertentes a seguir, todas no sentido de corroborar a primeira assertiva, ou seja, os Guardas Municipais têm sim, poder de policia.

Corrobora-o a carta magna do Pais, que em seu artigo 144,§ 8º, contempla, ainda que facultativamente, a Constituição das Guardas Municipais, "destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei".

Por seu turno, a Constituição do Estado de São Paulo, no capitulo dedicado aos municípios, ex-vi do artigo 147, também permite que sejam constituídas essas guardas, através de lei municipal.

Cabe desde logo ressaltar que quando a Constituição Federal alude, no preâmbulo do artigo do artigo 144, que "segurança pública, dever do estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio".

Não quer se referir ao estado enquanto ente constitutivo da Federação e sim a ela própria (Federação) na sua abrangência de "estado-nação", "estado-pais", incluindo nesse conceito o município.

Assim, não é por acaso que a referência às Guardas Municipais consta de um dos parágrafos do mesmo artigo em que a Constituição Federal trata dos órgãos policiais.

Estes, como se sabe, tanto são federais quanto estaduais. Por que não podem ser também municipais?

Quanto ao conceito de poder de policia, concebido como causa e conseqüência da supremacia do interesse coletivo, o nosso código tributário nacional ( lei nº 5.172), em seu artigo 78, define-o muito bem: "considera-se poder de policia a atividade da administração pública que, direito, interesse ou liberdade, regula a prática de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes.

À disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do poder público, à tranqüilidade pública ou o respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos".

E complementa no parágrafo único: "considera-se regular o exercício do poder de policia quando desempenhado pelo órgão competente, nos limites da lei aplicável, com observância do processo legal e, tratando-se de atividade que a lei tenha como discricionária, sem abuso ou desvio de poder".

A Assembléia Geral das Nações Unidas, através da resolução nº 341/169, de 17/12/79, que adotou o código de conduta para os policiais, denomina-os, sempre, como "funcionários responsáveis pela aplicação da lei", sem fazer qualquer distinção entre federal, estadual ou municipal, nem mesmo utilizando o qualificativo "policial".

De resto, é sobejamente conhecida a regra adotada pela grande maioria dos países desenvolvidos, no sentido de manter suas policias preventivas, ostensivas, fardadas, na esfera municipal, onde os prefeitos são seus chefes.

Nessa linha manifestou-se, recentemente, a opinião pública defendendo, por larga maioria de votos, que o policiamento ostensivo seja de competência do município e tenha caráter civil.

Ainda por último vale lembrar que o ex-presidente Jânio da Silva Quadros, criador da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, ao ser constitucional de proteger os bens, serviços e instalações do município, saiam às ruas, em rodas, ele simplesmente respondeu: "as ruas são bens do município" e quem pode dizer o contrario?

Professor Jarim Lopes Roseira, Professor da Academia de Policia Civil e Presidente Seção Brasil/seção Regional do Estado de São Paulo - Internacional Police Association - IPA, Valho-me da oportunidade para renovar a vossa senhoria os protestos da minha alta estima e distinta consideração.

Acessem o texto: Tem poder de policia sim
Postado por Wagner Pereira às 20:15 0 comentários

PM é morto e guardas são feridos em ataque na Grande SP


segunda-feira, 19 de abril de 2010
PM é morto e guardas são feridos em ataque na Grande SP

19/04/10
Um policial militar foi morto e dois guardas civis foram baleados em um ataque na cidade de Cotia, na noite desta segunda-feira. Por volta das 20h, de acordo com a Guarda Civil de Cotia, os guardas e o policial militar foram atacados em um posto de gasolina no bairro do Tijuco Preto, por tiros de fuzil e metralhadora disparados por homens que estavam em três carros.
O PM, que estava à paisana e trabalhava no posto, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Os dois guardas foram encaminhados ao Centro Cirúrgico do Hospital de Cotia, um deles com ferimentos graves no fêmur. O outro guarda foi alvejado no pé, com menor gravidade. A Polícia e a Guarda Civil detiveram três suspeitos de participação no ataque ainda nesta noite. Um outro suspeito trocou tiros com a Polícia e morreu. Com ele, havia uma grande quantidade de armamento.
Inicialmente suspeitava-se de um ataque do Primeiro Comando da Capital (PCC), mas a hipótese é posta em dúvida pela Guarda Civil, uma vez que os ataques dessa facção costumam ser simultâneos em vários locais do País. A Polícia espera descobrir a motivação do ataque no depoimento dos três suspeitos detidos.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Guarda Municipal de São José dos Pinhais-PR comemora cinco anos com resultados positivos




Guarda Municipal de São José dos Pinhais comemora cinco anos com resultados positivos

Municipal de São José dos Pinhais: cinco anos garantindo a segurança da população são-joseense

Foto: Sérgio Sabino/PMSJPA
Guarda Municipal de São José dos Pinhais, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança, comemora nesta quarta-feira (14) cinco anos de existência, atuando na segurança patrimonial dos bens do município e protegendo a população são-joseense. A partir das 9 horas, no Ginásio de Esportes Ney Braga, o quinto aniversário da instituição será lembrado com uma cerimônia de entrega, aos guardas municipais, de certificados de reconhecimento pelo último ano trabalhado. O evento, aberto ao público, terá a presença dos cinco grupos operacionais e do grupo de trânsito, e contará com um teatro de bonecos organizado pela Guarda Municipal de Curitiba.
As comemorações alusivas à data tiveram início na segunda-feira (12) à noite, quando foi realizada uma missa de Ação de Graças na Catedral São José, com a participação do Coral Melodia da Secretaria Municipal de Cultura, reunindo autoridades políticas, policiais, além de guardas municipais, familiares e a população em geral. “A Guarda Municipal de São José dos Pinhais rapidamente conquistou o respeito e a admiração da população são-joseense, graças à dedicação dos profissionais. Com os investimentos que estamos realizando na infraestrutura da corporação e na remuneração dos guardas, esperamos que a Guarda Municipal amplie sua atuação e seja protagonista no enfrentamento à violência em nosso município”, destacou o prefeito Ivan Rodrigues.
As atividades festivas prosseguem no dia 21 de abril, com o passeio ciclístico realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, com saída a partir das 9 horas no Ginásio Ney Braga. Na tarde de 25 de abril, fechando as comemorações, uma programação cultural será desenvolvida pela Guarda Municipal no Parque da Fonte.



Em março, a GM recebeu novas viaturas para o patrulhamento ostensivo do município
Foto: Silvio Ramos/PMSJP
Criada através da Lei Complementar 12, de 14 de abril de 2005, a Guarda Municipal nasceu como força auxiliar de segurança pública. Cabe a ela executar o policiamento ostensivo, preventivo, uniformizado e armado na proteção à população, além de educar, orientar, fiscalizar, controlar e policiar o trânsito nas vias municipais, garantindo a fluidez e segurança no tráfego. Também são atribuições da guarda a participação nas atividades de defesa civil e a proteção do patrimônio ecológico, cultural, arquitetônico e ambiental de São José dos Pinhais, além de colaborar com as Polícias Civil e Militar para o desenvolvimento e o provimento da segurança pública no município.
“A nossa Guarda Municipal é motivo de orgulho para São José dos Pinhais e serve de referência na segurança pública. Hoje, a população tem buscado respaldo de nosso efetivo nas ações de segurança”, salientou o secretário municipal de Segurança, Marcelo Jugend.
No seu quinto ano de existência, a Guarda Municipal, através da determinação do prefeito Ivan Rodrigues, obteve diversos avanços em todos os sentidos. No início do ano o efetivo da guarda foi contemplado com uma lei municipal reenquadrando todos os agentes de segurança municipal, o que representou um reajuste salarial na ordem de 60%. Também foi autorizada a contratação de 36 alunos para iniciar o curso de formação de guarda municipal, reforçando o efetivo, hoje composto de 144 guardas de carreira. “Somos exemplo para outros centros urbanos como uma guarda municipal qualificada, eficiente e que responde aos anseios da comunidade no auxílio às demais forças policiais”, afirmou Ivan Rodrigues.

Além de contratar 36 novos guardas - que estão em curso de formação - a GM de São José preza pela qualificação profissional de seu efetivo
Foto: Divulgação
Entre as conquistas para o setor, está também a regularização do porte de armas, permitindo que o efetivo utilize revólver calibre 38 sete tiros e colete balístico 2A nas suas operações rotineiras. A Guarda ainda teve sua frota reestruturada, com a aquisição de 18 veículos.
A segurança pública municipal de São José dos Pinhais garante, ainda, que os guardas utilizem equipamentos de apoio como decibelímetro, detector de metais, bafômetro e armas não-letais, as teasers. Na sede da Guarda Municipal, funciona ainda a central telefônica de emergência, número 153, atendendo diretamente a população. No local ocorre também o monitoramento de câmeras instaladas em locais estratégicos 24 horas por dia, dando suporte aos guardas municipais na prevenção e no combate às ações criminosas.
Esta estrutura proporciona que a Guarda Municipal de São José dos Pinhais exerça suas funções com o poder de polícia da administração pública municipal, fazendo de cada guarda municipal uma autoridade em defesa do patrimônio público e a serviço da promoção da segurança do município.

Fonte:sjp.rs.gov.br

domingo, 18 de abril de 2010

Mais de 30 flanelinhas detidos pela GM -Rio em operação no Centro


Mais de 30 flanelinhas detidos em operação no Centro

mais de 20 flanelinhas que atuavam no Centro foram levados à 5ª DP / Foto: Monica Imbuzeiro

RIO - Trinta e um flanelinhas foram autuados por exercício ilegal da profissão na manhã deste sábado. Eles atuavam na Avenida Rio Branco e ruas adjacentes e foram flagrados durante uma operação da Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop). Durante a ação, 42 veículos estacionados irregularmente na região foram rebocados. Os detidos foram levados para a 5ª DP (Gomes Freire) e serão enquadrados por exercício ilegal da profissão. Eles também serão indiciados por formação de quadrilha e extorsão. A Seop tem imagens gravadas da atuação de flanelinhas no Centro.

O choque de ordem contou com cerca de 50 pessoas entre agentes da Subsecretaria de Operações da Seop e guardas municipais. A Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamento e Reboques (CFER) da Seop atuou com 16 reboques. Os veículos estacionados em local proibido foram levados para o Depósito da Prefeitura na Avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca.

Um trabalho de investigação com filmagens feitas pela Seop no sábado passado, flagrou a atuação dos flanelinhas que loteiam o espaço público no Centro, cobrando até R$ 15 dos motoristas.

Segundo a Seop, desde janeiro, início das operações Choque de Ordem, 754 flanelinhas foram detidos no Rio.

Fonte: O Globo.

sábado, 17 de abril de 2010

Semdes inicia processo de capacitação técnica da Guarda Municipal do Natal


Semdes inicia processo de capacitação técnica da Guarda Municipal do Natal

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) deu início nesta sexta-feira (16) a atividade de capacitação técnica da Guarda Municipal do Natal (GMN). O processo vai ser desenvolvido em duas etapas distintas, sendo a primeira voltada para a avaliação psicológica da corporação no tocante ao uso de arma de fogo e a segunda focada no curso de aperfeiçoamento profissional, que segue os parâmetros metodológicos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Nesse primeiro momento a psicóloga credenciada junto ao Departamento de Polícia Federal (DPF), Jordana Bulhões, ministrou uma palestra explicativa sobre os trâmites utilizados no desenvolvimento do exame psicológico. Pontuou as exigências necessárias para realização do teste, que requer do agente a não ingestão de bebida alcoólica nas 48h que antecede a prova, estar bem alimentado e ter uma boa noite de sono, de formar a se apresentar para a avaliação bem fisicamente.

De acordo com a psicóloga, a análise psicológica do corpo de guardas municipais inicia na tarde da próxima segunda-feira (19). Estão formadas turmas composta de 20 agentes, que devem ser submetidos a dois dias de teste consecutivos, sendo o primeiro voltado especificamente para a parte teórica do exame, e o segundo composto de entrevista individual.

“Estamos seguindo exatamente as exigências do Departamento de Polícia Federal. O teste é padronizado e desenvolvido de forma equânime, priorizando avaliar se o agente de segurança tem ou não aptidão para manusear arma de fogo”, explicou à psicóloga.

Segundo o titular da Semdes, Sérgio Leocádio, todo o efetivo funcional da Guarda Municipal vai passar pelo processo de capacitação profissional, totalizando 540 agentes de segurança. “Esse trabalho de especialização da Guarda Municipal será importante para a melhoria da segurança pública da nossa cidade. A segurança é um ponto no qual a prefeita Micarla de Sousa se preocupa e cobra empenho”, assegurou o secretário.

Outro fator apresentado na reunião foi o início da capacitação ética e profissional dos guardas de acordo com a matriz curricular da Senasp. Segundo o comandante geral da GMN, Edivan Bezerra Costa, tudo se encontra programado para que a capacitação teórica seja deflagrada nos primeiros dias do mês de maio. O local designado para ministrar as instruções deve ser o Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

“Começamos a construir uma nova Guarda Municipal, com mais capacidade técnica e psicológica para desenvolver suas atribuições no seio da sociedade”, comemorou o comandante.

Além do secretário da Semdes, Sérgio Leocádio, e do comandante geral da GMN, Edivan Bezerra Costa, se fizeram presentes na palestra os subcomandantes de segurança, Izaac José Duarte, Instrução, Franklin Paulino, e os chefes dos grupamentos Romu, Isaac Cruz Nascimento, e Gaam, Ocimar Dantas.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com

Guarda Municipal prende quadrilha em flagrante


Guarda Municipal prende quadrilha em flagrante

Uma quadrilha foi presa em flagrante no início da noite de quinta-feira (15), pela Guarda Municipal de Indaiatuba, que contou com o apoio de uma unidade do Grupo de Apoio Preventivo (GAP). Por volta das 17h, os ladrões, sendo quatro homens e uma menor de idade, assaltaram uma loja localizada na região central de Indaiatuba e fugiram.

Uma das vítimas do roubo conseguiu anotar a placa do carro dos bandidos e acionou a Guarda Municipal. A placa do veículo foi inserida no sistema do Centro de Operações e Inteligência e quando passou por uma área monitorada foi identificada.

As viaturas foram acionadas para abordar o automóvel e durante a perseguição o veículo foi alcançado pelos guardas. Presos em flagrante, os integrantes da quadrilha foram levados para a Delegacia Central de Indaiatuba.

Fica proibida a reprodução total ou parcial das reportagens do site sem autorizaçao prévia do editor.

Fonte:Periscópio

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Guarda Municipal do Natal realiza treinamento com o grupamento Romu



Guarda Municipal do Natal realiza treinamento com o grupamento Romu

O Grupamento de Ronda Ostensiva (Romu) da Guarda Municipal do Natal (GMN) iniciou na última segunda-feira (12) uma semana voltada para realização de treinamento intensivo de reciclagem e padronização de procedimentos em situação de crise. As instruções estão sendo realizadas nas dependências do Ginásio Machadinho e abrangem medidas voltadas para estudo de caso, dinâmica de perímetro de segurança, controle de cano e fortalecimento de trabalho em equipe.

Nos conhecimentos apresentados vem sendo focado medidas voltadas para abordagem e condução de crianças e adolescentes em situações delituosas. O treinamento difundido através de estudo de situações arquitetadas compreende a ação técnica da equipe de guardas municipais diante do fato, para após sofrerem análise do procedimento ante a luz do Estatuto da Criança e do Adolescente. Os métodos usados buscam ainda a melhor percepção do agente de segurança durante todo o processo desenvolvido na ocorrência.

Segundo o chefe do Grupamento Romu, Isaac Cruz Nascimento, todas as instruções buscam padronizar as ações empregadas pela guarda municipal diante de situações encontradas rotineiramente nas ruas. O treinamento aponta para formação de uma futura cartilha de procedimentos operacionais empregados dentro do corpo efetivo de guardas da corporação.

“Estamos instruindo nossos guardas de forma a deterem o conhecimento técnico e legal das ocorrências encontradas cotidianamente, principalmente referentes a atos infracionais de crianças e adolescentes, comum nas áreas que policiamos”, comunicou o chefe de grupamento.

As instruções estão ainda buscando reciclar todo o grupamento referente ao porte seguro no saque de armas de fogo e formação de perímetro de segurança em viaturas, unidades habitacionais e ruas da cidade. A informação abrange a cautela e técnica operacional necessária em todo o procedimento, de forma a compor os diversos quadros de ação encontrados nas missões.



Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com

Guarda Municipal de Vacaria começa fiscalização sobre uso de som alto em veículos




Guarda Municipal de Vacaria começa fiscalização sobre uso de som alto em veículos


A partir desta quinta, motoristas com rádio do carro acima de 80 decibéis serão multados
Vania Marta Espeiorin | vania.espeiorin@pioneiro.com

Uma equipe da Guarda Municipal de Vacaria saiu às ruas nesta quarta-feira para fiscalizar o volume do som nos veículos que circulam pela cidade. A ação faz parte de um trabalho que o município pretende intensificar ao longo do ano. Nesta quarta, os guardas só orientaram a população.

A partir desta quinta-feira, eles passarão também a efetuar multas no caso de flagrar carros transitando com som acima de 80 decibéis, que é o limite permitido pela resolução 204/06 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

— Não estamos proibindo o uso do som nos veículos, mas disciplinando — argumenta o chefe da Guarda Municipal de Vacaria, Léo Fiorio.

Ele explica que a decisão de efetuar esse tipo de fiscalização ocorreu depois de a prefeitura receber muitas queixas de moradores por causa do volume alto no rádio de alguns automóveis. Entre os pontos da cidade em que mais há flagrantes nesse sentido, estão as proximidades de postos de gasolina e a Avenida Moreira Paz.

Segundo Fiorio, o plano de fiscalização foi elaborado aos poucos. Primeiro, o município adquiriu um decibelímetro (aparelho que mede o nível de intensidade de sons e ruídos). Depois, capacitou três servidores para o trabalho. O grupo também visitou a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) de Caxias do Sul, para obter orientações.

O chefe da Guarda esclarece que a multa só pode ser aplicada ao condutor após flagrante e comprovação técnica, por meio do decibelímetro, que o som supera 80 decibéis a uma distância de sete metros do carro.

Ao cometer essa infração, o motorista fica sujeito à multa de R$ 85,13 (quatro pontos na carteira de habilitação) e só terá o automóvel liberado após baixar o volume para o limite permitido.

Ocorrencias triviais da Guarda Municipal de Jardim do Seridó.


Foto:Guardas em passagem por Escola Municipal durante a Ronda Ostensiva Municipal.

01/04/2010 Auxilio ao Conselho tutelar:Maior e menor se embriagam em via pública,e fazem baderna, avisado o Conselho tutelar, a Guarda Municipal com 02 agentes detém o menor que tem de ser dominado através do uso moderado da força, e o maior corre , se evadindo , sendo localizado depois.O menor é conduzido ao Conselho tutelar na Vtr da PM ,para as devidas providencias,onde se mostra agressivo.

Vias de fato: :13/04/2010Na praça da Rodoviária Municipal ,dois jovens se atracam em ferrenha luta corporal, quando a ronda ostensiva da GMJS passa , e é pedida a ajuda dos cidadãos no local, visto que um ,com uma pedra , poderia causar ferimento mortal no outro.Feita a intervenção com uso de equipamento não letal, mediou-se e teve fim o conflito.Ambos já tem passagem pela policia.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Lei atribui a Semdes responsabilidade pela segurança da Linha Turismo em Natal.


Lei atribui a Semdes responsabilidade pela segurança da Linha Turismo

Texto publicado no Diário Oficial do Município dessa terça-feira (06) cria a Lei 6.079, que apresenta uma linha de ônibus voltada especificamente para percorrer os pontos turísticos da cidade do Natal. O projeto denominado Linha Turismo terá todo o seu trajeto submetido à apreciação da ação estratégica de segurança da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes).


De acordo com o texto da Lei, todos os operadores da Linha passarão por treinamento específico de forma a estarem aptos nas instruções de língua estrangeira, primeiros socorros e defesa pessoal. Compete também a Semdes manter em todos os veículos da Linha Turismo agentes municipais de inteligência e segurança voltados para promover a paz pública e o perfeito andamento das atividades desenvolvidas no interior do equipamento. Todos os ônibus da linha contarão com sistema de monitoramento eletrônico de câmaras, que terão as imagens preservadas por um período não inferior a 1 ano.


Segundo a redação da Lei itens como trajeto, tarifa e empresa permissionária para explorar a linha devem ser regularizadas nos próximos 90 dias, que é o prazo máximo de regulamentação para entrar em funcionamento a Linha Turismo.



Fonte: Assecom GMN

terça-feira, 13 de abril de 2010

Brigadas de Incêndio da Guarda Municipal socorrem famílias atingidas pelas fortes chuvas em Feira de Santana.


Brigadas de Incêndio da Guarda Municipal socorrem famílias atingidas pelas fortes chuvas em Feira

Prezando pela vida humana, a Brigada de Incêndio da Guarda Municipal de Feira de Santana tem socorrido as famílias atingidas pelas fortes chuvas que vem caindo na cidade. Formada por 30 guardas municipais treinados pelo 2º Grupamento de Bombeiro Militar, a Brigada têm prestado assistência em pontos de alagamento.

A equipe está realizando o resgate de vítimas nas áreas alagadas e a condução dos desabrigados ao Complexo Poliesportivo Oyama Pinto da Silva, local onde os atingidos estão recebendo apoio. Até o momento a Brigada já socorreu famílias em alguns bairros como a Queimadinha, Liberdade e Expansão do Feira IX.

Conforme o coordenador da equipe, o guarda municipal Marcos Vinicius Alves, os socorristas estão de prontidão para atender aos chamados. “Aqueles que precisarem do nosso apoio podem ligar para o número criado pelo Governo Municipal, o SOS Chuva: 8844-5209, que estamos prontos para atender”, enfatiza.


Fonte:Jornal Feira Hoje

domingo, 11 de abril de 2010

Guardas municipais de São Luis começam a usar pistolas taser em Terminais de Integração

Guardas municipais começam a usar pistolas taser em Terminais de Integração


Os guardas municipais começaram a trabalhar, ontem (9), com o porte da pistola taser (armamento não-letal) nos Terminais de Integração de São Luís. Os guardas passaram pelo treinamento de operador de Taser m26 para manusear a nova arma, capaz de imobilizar instantaneamente sem causar danos físicos. O novo equipamento é uma opção mais segura para ser utilizada em situações de resistência - usada somente em último caso, quando há extremo risco. Um disparo do equipamento alcança cerca de dez metros. Cada terminal da capital contará com uma arma não-letal.

O Taser m26 dispara dardos com ondas semelhantes à onda cerebral, (as "ondas T"), que agem no sistema nervoso sensorial e, também, no sistema nervoso motor, paralisando o atingido sem provocar danos físicos. O efeito pode durar de dez a 15 segundos, o tempo necessário para que o agente possa abordar e deter a pessoa atingida.'

Os guardas municipais já estão utilizando o armamento
não-letal nos terminais de integração

Segundo o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Luiz Carlos Magalhães, a Guarda Municipal adquiriu "tasers", arma não-letal usada em dezenas de cidades ao redor do mundo para modernizar a atuação em São Luís e garantir maior segurança. Durante o treinamento, os guardas foram instruídos sobre o uso e os efeitos que ela causa (choque elétrico, seguido de imobilização).

A arma, embora não-letal, é considerada um eficiente equipamento para reforço de ações na área da segurança pública. A pistola taser usa a tecnologia de dardos energizados, que alcançam uma distância de 4,5m a 10,6m, com potência de 50 mil volts, que caem para cinco mil volts ao alcançarem o alvo.

Luís Carlos Magalhães informou, ainda, que a Semusc formou três turmas com um efetivo de 105 guardas municipais cada uma com 25 horas/aula, ministradas pelo major Antonio Carlos Sodré, do Quadro de Oficiais da Polícia Militar do Maranhão (QOFPMMA).

Fonte: Jornal Pequeno.

sábado, 10 de abril de 2010

GMN - Projeto Semente Cidadã da GM Natal firma parceria com a Cufa




GMN - Projeto Semente Cidadã firma parceria com a Cufa

A coordenação regional da organização não governamental Central Única das Favelas (Cufa) visitou na última segunda-feira (05) a sede do projeto Semente Cidadã situado na Base Comunitária da Guarda Municipal do Natal no bairro de Soledade II. A intenção da ONG é conhecer de perto os trabalhos comunitários empregados pela equipe de guardas municipais responsáveis pelo andamento das tarefas de socialização infanto-juvenil, a fim de efetivar parcerias.

Na oportunidade a equipe da Cufa ficou ciente de toda a ideologia empregada no Projeto, que se trata de uma ação comunitária administrada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e tem como agente propagador o corpo técnico da Guarda Municipal do Natal. O objetivo primordial do Semente Cidadã é a promoção da paz social e integração comunitária, alcançadas através de práticas esportivas, culturais e educacionais.

Atualmente se encontram matriculadas em atividades lúdicas e psicosocias cerca de 200 crianças e jovens na faixa etária de 10 a 16 anos. Eles são instruídos pelos guardas municipais que realizam toda terça-feira e quinta-feira, nos turnos matutino e vespertino, diversas atividades. A operação ainda conta com a participação de 70 adultos da comunidade, que são assistidos periodicamente com as aulas de alongamento e ginástica.

De acordo com a guarda municipal Eleika Lima, o Semente Cidadã fornece há um ano apoio ordenado para a comunidade no tocante a atendimento psicosocial, palestras informativas sobre vários temas relacionados a cidadania, reforço pedagógico, oficinas manuais e prática esportiva.

“A missão da Guarda aqui é colaborar com a formação sadia da personalidade do cidadão do amanhã, promovendo no ambiente comunitário uma ação pacificadora e harmônica” enfatizou a guarda municipal.

Os coordenadores da Cufa no Rio Grande do Norte gostaram do que viram e de imediato efetivaram uma parceria de apoio e sustentação ao Projeto, visando fortalecer ainda mais a ação social. A Cufa deve ficar responsável pela aplicação de aulas de basquete de rua, modalidade que a ONG desenvolve em várias regiões do país.

“Essa parceria fortalece o Semente Cidadã e fornece aos nossos jovens mais uma alternativa socialmente saudável para o seu desenvolvimento cidadão”, finaliza a guarda.

Cufa

A Central Única das Favelas (Cufa) é uma organização reconhecida nacionalmente pelas esferas política, social, esportiva e cultural. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas, principalmente negros que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver.

Tem o rapper MV Bill como um de seus fundadores, este que já recebeu diversos prêmios devido à sua ativa participação no movimento hip hop, recebendo inclusive premiação concedida pela UNESCO como uma das dez pessoas mais militantes no mundo na última década.

Fonte:Assecom GMN

Guarda Municipal apreende 100 trouxinhas de maconha


Guarda Municipal apreende 100 trouxinhas de maconha
Dois homens e uma adolescente de 14 anos foram detidos


A Guarda Municipal de Americana, na Região Metropolitana de Campinas, apreendeu 100 trouxinhas de maconha, na noite desta sexta-feira (9), no Bairro Matiense. Dois homens e uma adolescente de 14 anos se assustaram quando viram uma viatura da da guarda e correram para dentro de uma casa.

O local foi invadido pelos guardas que ainda encontraram uma arma, além da droga.

Um homem foi preso por tráfico, a adolescente foi entregue à família e o outro homem foi liberado porque era usuário.


fonte:EPTV

Chuvas no Rio: Guarda Municipal já recebeu 15 toneladas de donativos



Chuvas no Rio: Guarda Municipal já recebeu 15 toneladas de donativos




RIO - A Guarda Municipal do Rio de Janeiro informou nesta sexta-feira que já tinha recebido, até ontem, cerca de 15 toneladas de donativos, entre alimentos, cobertores, roupas, colchonetes e fraldas. Entre os alimentos perecíveis, a Guarda Municipal (GM) pede a doação de enlatados que permitam a ingestão sem necessidade de cozimento.

O volume de doações continua a aumentar nesta sexta-feira, mas ainda não há novos números. A Guarda Municipal também não soube informar se a distribuição já está sendo realizada. Essa tarefa ficará a cargo de outro órgão municipal. Inicialmente, todas as doações foram levadas dos postos de arrecadação da GM para a sede da instituição, em São Cristóvão.


Rio e Niterói arrecadam mais de 48 toneladas de doações

Município do Rio já recebeu 35 toneladas.
Em Niterói, alimentos e roupas somam 13,5 toneladas.

Bernardo Tabak Do G1, no Rio

As populações do Rio e de Niterói, em uma demonstração de solidariedade, atenderam aos pedidos por donativos para os desabrigados e desalojados pelas enchentes e deslizamento ocorridos nesta semana. Ao todo, foram doadas até agora cerca de 48 toneladas de alimentos, água potável, produtos de higiene, fraldas, cobertores e roupas.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) do Rio de Janeiro informou que já foram arrecadadas 20 toneladas de doações para as vítimas das enchentes e deslizamentos nos postos de recolhimento.

Já a Guarda Municipal informou que já recebeu mais de 15 toneladas de doações. A campanha de arrecadação de donativos começou na terça-feira (6) e continua nas dez unidades da corporação que recebem as doações.

Em Niterói, a prefeitura ainda não sabe informar a quantidade total de donativos arrecadados. No entanto, de acordo com os últimos números, 5 toneladas de alimentos foram arrecadadas até quarta-feira (7), e outras 8,5 toneladas de doações foram recebidas nas últimas 24 horas.

O clube Canto do Rio, em Niterói, pede para as doações se concentrarem em sucos de caixinha, frutas, leite, açúcar e pão. Os organizadores da campanha informaram que são utilizados 500 pacotes de pães por dia. O Instituto Abel, também em Niterói, está recolhendo donativos e pede açúcar, sal e água.


Fonte: O Globo e G1.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Postos da Guarda Municipal recebem doações para desabrigados no Rio

Postos da Guarda Municipal recebem doações para desabrigados no Rio

Agência Brasil

Publicação: 07/04/2010 09:30
Dez unidades da Guarda Municipal do Rio de Janeiro vão receber donativos para os mais de 1,4 mil de desabrigados no município por conta das inundações dos últimos dois dias.

A prefeitura informou que as maiores necessidades são alimentos não perecíveis, água, colchonetes e roupas. Os postos estão localizados em diversos bairros da cidade e ficarão abertos 24 horas.

Veja a lista dos locais de entrega de doações:


* Centro do Rio Cidade Nova: Centro Administrativo São Sebastião, sede da prefeitura, na Rua Afonso Cavalcanti, número 455

* São Cristóvão: sede da Guarda na Avenida Pedro II, número 111

* Botafogo: Base Operacional da Guarda Municipal, na Rua Bambina, número 37

* Barra da Tijuca: 4ª Inspetoria, na Avenida Ayrton Senna, número 2001

* Madureira: 6ª Inspetoria, na Rua Armando Cruz, sem número (s/nº)

* Praça Seca: 7ª Inspetoria, na Praça Barão da Taquara, número 9

* Lagoa: 2ª Inspetoria, na Rua Professor Abelardo Lobo, s/nº - embaixo do Viaduto Saint Hilaire, na saída do Túnel Rebouças

* Bangu: 5ª Inspetoria, na Rua Biarritz, s/nº

* Tijuca: 8ª Inspetoria, na Rua Conde de Bonfim, número 267

* Campo Grande: 13ª Inspetoria, na Rua Minas de Prata, número 200

sábado, 3 de abril de 2010

Guardas Municipais - Nunca se rendam!



Guardas Municipais - Nunca se rendam!
Autor: Wagner Pereira

As Guardas Municipais sempre buscaram seu espaço na segurança pública de forma democrática, trabalhando para a construção de uma relação de confiança com a população, tentando arduamente demonstrar que há alternativa para o modelo tradicional de segurança.

Os oposicionistas esbravejam falácias e inverdades para atingir as Guardas Municipais, buscam destacar pontos negativos, destorcendo fatos e os impondo como verdades.

Entretanto, as Guardas Municipais tem se organizado e divulgado o seu trabalho, as ocorrências diárias são significativas e ocorrem em todo o Brasil. Os Blogs são uma alternativa para a divulgação de informações, suprimindo a lacuna deixada pelos órgãos de comunicação oficiais, que são influenciados por questões políticas.

Os Municipais é um blog fundamentado na “construção de mudanças pela propagação da informação como mecanismo de conscientização individual e coletiva dos envolvidos com políticas públicas de Segurança Urbana Municipal”, premissa que nos faz acreditar que juntos podemos fazer a diferença.

Nesta semana várias ações fizeram a diferença, como a atuação dos Guardas Municipais da Cidade de São Paulo que socorreram uma menina de dois meses e um menino de um ano e três meses, que foram abandonados pelos pais numa caçamba de entulho na região central de São Paulo, conforme destacado pela mídia, que em nenhum momento questionou a legitimidade ou legalidade no trabalho realizado por estes agentes de segurança pública.

Nós iremos até o fim, vamos lutar, devemos lutar no centro e nas periferias, lutaremos com crescente confiança e força crescente em nós, devemos defender nossa Cidade, bairro por bairro, rua por rua, qualquer que seja o custo, nós lutaremos, superaremos o medo, o frio, a chuva, a fome, o cansaço e a descrença, buscaremos a paz, a mediação e a segurança de todos, lembrem-se: nunca nos renderemos! (baseado no discurso de Sir Winston Churchill).

Quadrilha tenta assaltar agência bancária em Alagoas GM intervém e a ação é frustrada.



Quadrilha tenta assaltar agência bancária em Alagoas

Grupo abriu porta de banco em São Sebastião com pé de cabra, diz polícia.
Assaltantes foram surpreendidos pela Guarda Municipal e fugiram.

Do G1, em São Paulo, com informações da Gazetaweb


Pelo menos oito homens encapuzados tentaram assaltar uma agência bancária de São Sebastião (AL), na madrugada deste sábado (3). De acordo com o que disse a Polícia Militar ao G1, a quadrilha abriu a porta da agência com um pé de cabra. O grupo foi surpreendido pela Guarda Municipal que passava pela região e fugiu.



Ainda segundo a polícia, a quadrilha chegou a trocar tiros com a Guarda Municipal, mas ninguém ficou ferido. O grupo fugiu em dois veículos. A polícia realiza buscas na região à procura da quadrilha.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Suspeito de ter matado Guarda Municipal em Delmiro Gouveia sofre atentado



Suspeito de ter matado Guarda Municipal em Delmiro Gouveia sofre atentado

Alunos e professores do Colégio Estadual Carlina Barbosa de Deus em Paulo Afonso passaram por um momento de muita tensão, na noite desta quarta-feira (31/03). Por volta das 20h, em frente ao estabelecimento de ensino e em pleno horário de aula, quatro indivíduos que estavam em duas motocicletas, utilizando capacetes, trocaram tiros com Robério Satyro dos Santos de 49 anos, ele tinha ido pegar sua esposa que trabalha na secretaria do colégio.

Segundo testemunhas, ao parar seu veículo, um gol de cor preta, Robério que também estava armado, foi surpreendido por vários disparos em sua direção, mesmo baleado, a vítima trocou tiros com os motoqueiros, muito ferido e sangrando bastante, Robério só se livrou dos elementos quando entrou no colégio.

Impressionados com a cena, alunos se desesperaram e houve muito corre-corre dentro do colégio. Minutos depois, os motoqueiros evadiram-se do local e Robério foi conduzido ao Hospital Nair Alves de Souza e deve ser operado na manhã de hoje.

Robério Satyro

Robério Satyro é o principal acusado de ter assassinado o guarda municipal José Carlos Neves, crime ocorrido no dia 02 de dezembro de 2009, na cidade de Delmiro Gouveia.

Ele foi preso por agentes do Núcleo de Inteligência e do Grupo Tático (Tigre) do Deic de Alagoas no dia 05 de fevereiro e segundo nota da polícia Roberinho, como é conhecido, é considerado um homem frio e calculista, além de ser suspeito de ter envolvimento em outros crimes na região, segundo comentários de moradores da região.

O Guarda Municipal foi assassinado quando pilotava uma motocicleta oficial da instituição na qual trabalhava. Ele estava de serviço. O crime chocou os moradores de Delmiro Gouveia.

Mesmo com todos os indícios de participação no crime, Robério foi solto por determinação da polícia na semana passada.

por informações de Blog do Ozildo Alves

Fonte:Correio do Povo de Alagoas

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...