quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Comandante GMN participa de audiência sobre segurança pública



Autoridades debateram o Papel do Município na Segurança Pública
Comandante GMN, Edivan Bezerra, falou da necessidade de criação de um Centro de Formação de GM's

O Comandante Geral da Guarda Municipal do Natal (GMN), Edivan Bezerra Costa, participou nessa quarta-feira (24) de uma audiência na Câmara de Vereadores onde foi debatido o tema: O Papel do Município na Segurança Pública. A sessão foi proposta pelo vereador Heráclito Noé (PPS) e reuniu autoridades e agentes de segurança pública (Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Guarda Municipal), além de representantes de entidades civis organizadas.

O vereador Heráclito Noé apresentou um documentário retratando a realidade enfrentada pelas comunidades. Problemas como a falta de iluminação pública, educação e saúde precárias terminam por evidenciar as práticas violentas nas cidades. “O que é um problema de gestão dos municípios passa a ser um problema da polícia”, alerta. O parlamentar chamou atenção para a manutenção de terrenos baldios que representam uma área de risco social. “A reorganização do espaço urbano reflete diretamente nos índices de criminalidade. Falta essa concepção sistêmica da segurança”, assegurou.

O Comandante da GMN, Edivan Bezerra Costa, falou do papel da Guarda Municipal nesse contexto, situando a ação de prevenção a criminalidade em áreas de atuação do município e informando da necessidade urgente de um Centro de Formação de Guardas Municipais direcionado para a capacitação do agente dentro das necessidades inerentes a função que vai desempenhar.

“Precisamos formar nossos agentes dentro de uma concepção inovadora de segurança pública, onde a nossa missão de prevenção permeie toda a capacitação. Dessa maneira teremos uma Guarda Cidadã e em sintonia com o desejo maior da sociedade”, informou.

O representante da Prefeita do Natal, Cel. Marcos Rodrigues Pinheiro, afirmou que o Executivo tem procurado amenizar a criminalidade em Natal. “Nessa gestão foi criada a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. Neste momento o secretário está em Brasília buscando arrecadar recursos para melhorias na pasta”, disse.

O Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Francisco Araújo, mostrou o exemplo de Bogotá, que era uma das capitais mais violentas do mundo. “Tivemos a oportunidade de estar nessa cidade em 2005 e constatar a evolução da segurança a partir da reorganização dos espaços urbanos. A prefeitura atuou de forma efetiva contra a violência urbana. Este é um exemplo do papel do município na segurança pública”, finalizou.


Texto: Assecom GMN
Contato: assecomgmn@hotmail.com

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...