sexta-feira, 26 de novembro de 2010

RJ: 530 agentes da CET e GM auxiliarão no combate à violência


O prefeito do Rio, Eduardo Paes, determinou, nesta quinta-feira, que 530 agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-RIO) e da Guarda Municipal, além de viaturas, reboques e motocicletas, estejam nas ruas para auxilixar no combate à onda de violência que atinge o Estado.
O efetivo irá trabalhar em alerta total, em parceria com o Governo do Estado, até a normalização da situação na cidade. Os agentes e GMs darão apoio aos policiais militares.
Também nesta quinta, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, assinou a Diretriz Ministerial nº 14, que determina às Forças Armadas o reforço do apoio ao governo do Rio de Janeiro nas operações de combate à onda de criminalidade. A Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi solicitada pelo governador e autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Serão enviados 800 homens do Exército para garantir a proteção dos perímetros das áreas que forem ocupadas pelas polícias.
Até esta quinta, 32 pessoas foram mortas na onda de violência.
Violência

Os ataques tiveram início na tarde de domingo, dia 21, quando seis homens armados com fuzis abordaram três veículos por volta das 13h na Linha Vermelha, na altura da rodovia Washington Luis. Eles assaltaram os donos dos veículos e incendiaram dois destes carros, abandonando o terceiro. Enquanto fugia, o grupo atacou um carro oficial do Comando da Aeronáutica (Comaer) que andava em velocidade reduzida devido a uma pane mecânica. A quadrilha chegou a arremessar uma granada contra o utilitário Doblò. O ocupante do veículo, o sargento da Aeronáutica Renato Fernandes da Silva, conseguiu escapar ileso. A partir de então, os ataques se multiplicaram.
Na segunda-feira, cartas divulgadas pela imprensa levantaram a hipótese de que o ataque teria sido orquestrado por líderes de facções criminosas que estão no presídio federal de Catanduvas, no Paraná. O governo do Rio afirmou que há informações dos serviços de inteligência que levam a crer no plano de ataque, mas que não há nada confirmado. Na terça, a polícia anunciou que todo o efetivo foi colocado nas ruas para combater os ataques e foi pedido o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para fiscalizar as estradas. Foram registrados 12 presos, três detidos e três mortos.
Na quarta-feira, com o policiamento reforçado e as operações nas favelas, 15 pessoas morreram em confronto com os agentes de segurança, 31 foram presas e dois policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) se feriram, no dia mais violento até então. Entre as vítimas dos confrontos, está uma adolescente de 14 anos, que morreu após ser baleada nas costas. Além disso, 15 carros, duas vans, sete ônibus e um caminhão foram queimados no Estado.
Ainda na quarta-feira, o governo do Estado transferiu oito presidiários do Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste do Rio, para o Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná. Eles são acusados de liderar a onda de ataques. Outra medida para tentar conter a violência foi anunciada pelo Ministério da Defesa: o Rio terá o apoio logístico da Marinha para reforçar as ações de combate aos criminosos. Até quarta-feira, 23 pessoas foram mortas, 159 foram presas ou detidas e 37 veículos foram incendiados no Estado
Até esta quinta-feira, 30 pessoas foram mortas na onda de violência.

3 comentários:

Anônimo disse...

GUARDA DESARMADA NO RIO DE JANEIRO?
ME DESCULPEM, MAS NÃO SERVE PARA NADA!
TEMOS, A COMEÇAR DOS GUARDAS DO RIO À EXIGIR QUE SE ARME ESTA GUARDA MUNICIPAL.NÃO PODEMOS MAIS TOLERAR PREFEITOS HIPOCRITAS!

Anônimo disse...

O que os Guardas Municipais podem fazer desarmados?(todo efetivo das PM/PC) Esse prefeito do RJ ja deveria ja ter armado a Guarda para este tipo de situação.. enquanto os militares estivessem tomando as comunidades, os GM estariam guarnecendo a cidade com o efetivo maximo.

Anônimo disse...

Muito boa colocação dos parceiros.Vamos dar um basta nesta situação.Ou arma a GM-RIO ou é melhor criar um grupo de apoio fiscalizador da prefeitura, e extingue-se esta Guarda sem sentido na cidade mais violenta do país.Gostaria que os guardas do Rio tambem comentassem!

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...