Guarda Municipal de Laguna, dificuldades e promessas de melhorias .


Postado por: GCM Guilherme em 19/11/12 | 11:12

A Guarda Municipal de Laguna encerra o ano com a promessa de ter um apoio maior da prefeitura, com relação investimentos em equipamentos e melhores instalações de trabalho. Atualmente, 23 homens compõem o efetivo da GM. O grupo é responsável por organizar o trânsito da cidade, um serviço complicado com apenas uma viatura e três motocicletas.

Além da segurança do patrimônio municipal, os guardas também têm a responsabilidade de monitorar as 18 câmeras de segurança do sistema de videomonitoramento implantado no Centro Histórico.
A falta de estrutura, porém, torna todas estas ações importantes cada vez mais difíceis de serem cumpridas. Para que o trabalho fosse eficiente e ágil seria preciso pelo menos mais duas viaturas e coletes balísticos para a segurança de todos os membros. Hoje, o efetivo dispõem de apenas dez destes equipamentos, que são revezados entre eles.

A promessa é que outros 13 coletes cheguem nos próximos dias, o que já ameniza um pouco a situação, longe de ser a adequada. O comandante da GM de Laguna, Saleir Pereira, diz que apesar das dificuldades, com esforço e dedicação o grupo começa a conquistar melhorias. “Mesmo com todas as adversidades, temos feito o que está ao nosso alcance para cumprir com nosso papel e dar a resposta que a população reivindica e merece. Muitas vezes ficamos frustrados também”,desabafa Saleir.

Uma dessas reivindicações para o próximo ano melhorias é em relação à sede da GM, hoje localizada no Mercado Público. O pedido é que a transferência para o prédio do atual comando da Polícia Militar Ambiental seja concretizado até janeiro. O grupo quer ainda a possibilidade de efetuar mais treinamentos e capacitações para garantir maior qualidade no serviço prestado à população.

Integração com a Polícia Militar

Segundo o comandante da Guarda Municipal de Laguna, Saleir Pereira, a integração do grupo com a Polícia Militar é um ponto a ser elogiado na cidades.“Recebemos muito incentivo do comandante da PM, o tenente-coronel Flávio Knabben. Com a implantação do sistema de videomonitoramento no Centro Histórico, nos aproximamos ainda mais e isto é importante para a segurança da cidade”, elogia Saleir.

Armamento no próximo ano
A aquisição de armas para a Guarda Municipal de Laguna é discutida no município há algum tempo. A documentação necessária já foi reunida e entregue para a Polícia Federal, em Florianópolis. O orçamento para a compra dos 23 equipamentos também já está pronto. A capacitação dos guardas está prevista para ocorrer no próximo ano.

Mas para que estes próximos passam possam ser dados, é preciso que o prefeito eleito, Everaldo dos Santos (PMDB), aprove o orçamento para que as armas possam ser adquiridas e o treinamento seja iniciado.

O investimento irá melhorar ainda mais a atuação da GM. Hoje, o grupo conta apenas com a tonfa spray de pimenta e apito para sua defesa e da comunidade.
 
Fonte:- Guarda Municipal de Tubarão 
Texto:- Fernando Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUARDA MUNICIPAL DE CRUZETA AVANÇA E SE DESTACA NO SERIDÓ .

ASSALTO AO SUPERMERCADO DE RENAN !

GUARDA MUNICIPAL TEM PODER DE POLICIA EM QUALQUER CIDADE !