ACADEMIA DE GUARDA MUNICIPAL, A REVOLUÇÃO NA SEGURANÇA´PÚBLICA !
Com a academia será possível uma formação homogênea, com uma grade comum para os agentes, de acordo com as diretrizes do PRONASCI, priorizando o planejamento, a execução e avaliação de ações integradas no enfretamento a criminalidade. Além disso, será possível diminuir os custos com a formação, que será unificada.
A presidente da GRANPAL e prefeita de Esteio, Sandra Silveira (PTB), lembrou que a criação da Academia de Formação para os Guardas Municipais da Região Metropolitana, que vai contemplar os profissionais dos 11 municípios da GRANPAL, incluindo Esteio, São Leopoldo e Sapucaia do Sul, foi um dos pontos, sugeridos a partir do relatório final formatado o durante o Encontro Metropolitano de Segurança Pública, promovido em maio. Além de Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo fazem parte da Granpal Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Glorinha, Gravataí, Nova Santa Rita, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha e Viamão.
No último dia 25 de novembro, Sandra apresentou uma proposta do projeto de criação da Academia das Guardas Municipais ao secretário executivo do PRONASCI, Ronaldo Teixeira da Silva, com a intenção de sugerir a inclusão do projeto nas ações do PRONASCI e receber o apoio do Governo Federal. A apresentação ocorreu no Ministério da Justiça, em Brasília.
Sandra Silveira agradeceu a presteza do governo federal, representado pelo ministro Tarso Genro. “Estamos imensamente felizes pela rapidez do retorno que tivemos, visto que se trata de uma grande passo para a qualificação dos profissionais que atuam diretamente na segurança das nossas cidades. Esta assinatura é o primeiro passo para que esta idéia saia do papel”. Disse a prefeita.
Sobre a idéia da academia, Tarso Genros disse que se trata de um pioneirismo que será levado a outros Estados. Com relação aos recursos que serão destinados a construção do projeto, o ministro afirmou que ficará a cargo do governo federal. “O governo investirá o que for necessário neste projeto”, frisou Genro.
Após a assinatura do convênio, Tarso Genro mostrou à imprensa local as novas armas não letais que serão incorporadas as Guardas Municipais em todo o País. ” Esta nova arma é o centro da visão do policiamento cidadão, do policiamento comunitário. O Objetivo é inibir causando o menor dano possível.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário