quarta-feira, 22 de maio de 2013

Guarda Municipal de Piracicaba compra 20 armas de choque e estuda usa-las nos pronto socorros municipais.



Corporação vai ampliar arsenal de equipamentos não letais com R$ 62 mil.
Ideia é disponibilizar pistolas aos agentes que atuam em prédios públicos.

Do G1 Piracicaba e Região
Spark, dispositivo elétrico similar à pistola Taser, será apresentado (Foto: Cedida/Sesed/RN)Guarda de Piracicaba vai ampliar o arsenal de
armas não letais (Foto: Divulgação/Sesed/RN)
A Guarda Municipal (GM) de Piracicaba (SP) vai ampliar o seu arsenal de armas não letais e disponibilizar pistolas de choque elétrico aos agentes que atuam em prédios públicos que registram grande circulação de pessoas, a começar pelos prontos-socorros.
A corporação comprou 20 armas que disparam descargas elétricas e 100 cartuchos de lançamento de dardos energizados por R$ 62,7 mil. Os equipamentos devem ser entregues em dois meses, segundo o comandante da Guarda, o capitão Silas Romualdo.
A GM tem atualmente 11 pistolas de choque. Todas são usadas nas viaturas das equipes que fazem o patrulhamento nas ruas. "Quando as novas armas chegarem, vamos aumentar o número de carros guarnecidos e também começar a equipar os pontos fixos", disse o comandante.
A prioridade, de acordo com ele, são os prontos-socorros, mas também há a intenção de equipar os guardas municipais que atuam em terminais de ônibus com o equipamento, que emite ondas elétricas que paralisam o alvo sem causar danos à saúde.
Pacientes do pronto-socorro do Piracicamirim aguardam transferência para hospitais. (Foto: Fernanda Zanetti/G1)Guardas que ficam nos prontos-socorros devem
trabalhar com a arma (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
"Se um paciente exaltado resolve atacar um médico, o guarda que cuida da segurança do pronto-socorro terá condições de imobilizá-lo com o armamento não letal sem gerar riscos às demais pessoas que estam no local", exemplificou Romualdo.
A Guarda Municipal de Piracicaba começou a utilizar pistolas de choque em julho de 2012 com a compra de 11 armas deste tipo, além de sprays de pimenta, por meio de verba repassada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
A aquisição de agora será bancada pela Prefeitura. A compra, de acordo com extrato publicado no Diário Oficial do Município, não exigiu licitação porque apenas uma empresa nacional detém a tecnologia e fornece os armamentos no território brasileiro.
Os agentes da corporação que têm contato com as armas já passaram por treinamento, de acordo com o comandante. "Temos ainda alguns guardas que foram credenciados como instrutores para ensinar os demais", disse Romualdo em entrevista ao G1.
saiba mais

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...