domingo, 15 de janeiro de 2012

GCM de Votorantin faz treinamento prático nas ruas

 
Regina Helena Santos
     
regina.santos@jcruzeiro.com.br


Os 56 homens e mulheres alunos do curso para formação da Guarda Civil Municipal de Votorantim (GCM) participaram, na manhã deste sábado (14), do segundo treinamento prático pelas ruas da cidade. Espalhados pelas imediações da avenida 31 de Março, eles auxiliaram os pedestres na travessia das ruas e fizeram contato com comerciantes. O treinamento, com um total de 576 horas/aula, foi iniciado no mês de outubro e, segundo o coronel da reserva Evair Emmanoel, que coordena as atividades, se encerra no próximo dia 24 de janeiro. "A expectativa é de que a GCM passe a operar em fevereiro", comentou. A administração municipal deve convocar 30 guardas para o primeiro semestre. "A previsão é de que os demais comecem no segundo semestre."
A turma - formada por 44 homens e 12 mulheres - começou com 59 alunos e teve três desistências. Segundo o coronel, as aulas acontecem seguindo o cronograma padrão de formação de guardas municipais, estabelecido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. "O trabalho da GCM aqui em Votorantim será voltado à atuação da guarda cidadã, de ajuda à população, identificação de situações que afetam a segurança pública, irregularidades, junto com o setor de fiscalização, e preservação do patrimônio público", falou, referindo-se à intenção de evitar que a atuação da Guarda Municipal seja semelhante à da Polícia Militar. "O que tem que haver é integração. A GCM tem que ter esse trabalho para deixar a PM livre para casos de maior gravidade." Os guardas em Votorantim não portarão arma de fogo, mas sim as chamadas Taser, armas de eletrochoque, usadas para imobilização momentânea. A quantidade de guardas que deve se formar ainda este mês, segundo Evair Emmanoel, será suficiente para suprir a demanda de Votorantim. "Como a população não tinha esse serviço, hoje não sente falta. Mas quando perceberem a diferença, vão cobrar a presença dos GCMs em diversos locais."


Aprovados

Entre as pessoas que tiveram a ajuda dos GCMs para a travessia de pedestres na avenida 31 de Março, na manhã deste sábado, a presença dos guardas na rua foi aprovada. "Essa ajuda é muito boa, principalmente para nós, que somos idosos", comentou Celi do Amaral Vieira, de 67 anos, moradora do Jardim Toledo. Ela contou que, durante a semana, sempre acha muito difícil cruzar a avenida a pé, por conta do grande volume de veículos. "Hoje ele até falou que eu não precisava correr, podia atravessar devagar", disse, referindo-se à orientação que recebeu de um dos GCMs em treinamento.
Para a comerciante Ana Lúcia de Oliveira, de 50 anos, a criação da Guarda Municipal será importante, principalmente para esta questão de controle de trânsito. "Aqui na frente é caótico. O pessoal vive batendo", falou, apontando um trecho da 31 de Março, onde há uma lombotravessia. Porém, conforme esclareceu o coronel Evair Emmanoel, os guardas não atuarão - ao menos num primeiro momento - com a aplicação de multas. "Hoje a cidade tem um convênio firmado para que a PM faça esse trabalho." Já em relação à sensação de segurança pela cidade, Ana Lúcia também aprova os novos guardas nas ruas. "Principalmente aqui no centro, a gente nunca vê policiais, só quando precisamos deles e aí chamamos. O melhor mesmo será se a gente tiver a Guarda Municipal e a Polícia Militar juntas", opinou.
 
 
Jornal Cruzeiro do Sul.

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...