quinta-feira, 28 de junho de 2012

Projeto executado pela GCM DE BOTUCATU/SP mapeia as estradas e propriedades rurais da cidade


  
Iniciativa é realizada com a ajuda de um programa de internet com GPS.
Município possui 200 quilômetros de estradas rurais e 1200 imóveis.


Chegar aos sítios e fazendas de Botucatu, SP, em breve deixará de ser um desafio. As estradas e propriedades estão sendo mapeadas, por meio de um programa de internet com GPS ajudará na localização dos moradores.
Nivaldo Pontes Ribeiro mora com os pais em um sítio na serra de Botucatu. Distante da cidade, o trabalhador rural tem dificuldade para ensinar aos amigos, o caminho que leva a casa dele. "Até no asfalto é fácil, pegou a estrada de terra as pessoas precisam passar em outras propriedades perguntar o nome, onde fica o sítio, para poder encontrar”, conta.
O problema maior é quando acontece algum imprevisto e alguém precisa de socorro. ”Sempre tem as dificuldades, para eles saberem exatamente onde se está acontecendo o problema, onde está precisando, onde é a ocorrência. É difícil para os próprios moradores explicarem onde é, dar uma referência para o socorro  chegar até aqui”, completa.
O município de Botucatu tem cerca de 300 quilômetros de estradas rurais que levam a milhares de propriedades afastadas da cidade. Desde setembro do ano passado, engenheiros da Cati – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - e guardas municipais estão percorrendo as estradas para mapear toda a zona rural, usando um sistema avançado de GPS.

As propriedades receberão um número para facilitar a localização. 200 imóveis rurais já foram catalogados. A maior dificuldade é encontrar os moradores. "Muitos proprietários não moram na propriedade. Botucatu tem mais de 1200 propriedades, então você começa a fazer o levantamento, chega propriedade o dono não está, tem que voltar outro dia. Então a principal dificuldade é essa, você  tem que ficar retornando várias vezes até conseguir encontrar a pessoa ou alguém para dar informações sobre a propriedade” explica o engenheiro agrônomo da Cati, Ricardo Chiarelli.

O mapeamento é feito com um aparelho de GPS que fica em cima do veículo e uma câmera fotográfica, colocada no painel do carro, que registra todo o percurso da estrada de terra. o vídeo e as informações são colocados na internet. Para fazer um levantamento completo das estradas rurais, o carro da guarda precisa passar por ela pelo menos duas vezes. Na ida é feito o itinerário e também o vídeo que fica disponível na internet. Na volta, um profissional faz o levantamento de todos os problemas e das pontes que existem no caminho. 
O Projeto vai fazer o mapeamento de todas estradas e propriedade rurais. 
Para que os locais apontados sejam exatos, o técnico da prefeitura usa um computador de mão ligado ao GPS. "Ele é feito por bluetooth, então ele tem a conexão no computador de bordo e o GPS é que coleta os pontos. Isso é importante para todas as secretarias, educação para logística”, explica Eliel Antônio Nunes, o técnico executor do projeto.
Carlos é um dos guardas municipais que percorrem as estradas rurais. Ele sabe que o trabalho vai ajudar na segurança dos moradores no futuro. "É muito difícil tanto pelas condições das estradas que hoje está sendo feito o levantamento, e também pela localização. Com esse levantamento vai ser possível numerá-las pra facilitar o atendimento”, ressalta o guarda municipal Carlos Eduardo de Paula. O projeto foi premiado em abril com o Troféu Estadual Mário Covas. Botucatu concorreu com outros 90 municípios e ficou em primeiro lugar.
Procure uma estrada rural de Botucatu em: 

LINK: http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2012/06/projeto-mapeia-estradas-e-propriedades-rurais-em-botucatu-sp.html

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...