terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Guarda Municipal de Fortaleza passa a utilizar pistolas que paralisam infrator



Guarda Municipal passa a utilizar pistolas que paralisam infrator


Durante um mês, em medida de experimentação, as armas serão utilizadas nos sete terminais de ônibus da Capital
A partir desta quarta-feira, 5, a Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza (GMF) passa a utilizar pistolas Taser, armas não-letais que paralisam os infratores. O equipamento será utilizado nos terminais de ônibus da Capital.

Esse equipamento, de acordo com nota informativa da Prefeitura, emite ondas "T" (semelhantes à onda cerebral) e paralisa o infrator, que permanece lúcido, mas não consegue controlar o próprio corpo. Ainda segundo a nota, o disparo não provoca lesão e nem hematoma, mas imobiliza o infrator por tempo suficiente para a sua detenção.
Cada disparo da pistola deverá ser registrado por um programa, o que possibilita uma verificação periódica da utilização e permite a avaliação e a realização de auditorias por parte do setor de armarias.
Até o momento, 200 guardas municipais teriam sido capacitados para utilizar a Taser e outros mil receberiam treinamento, ministrado por um instrutor certificado e diplomado pelo fabricante.
Durante um mês, em medida de experimentação, as armas serão utilizadas nos sete terminais de ônibus da Capital, sendo uma pistola por local. Após os 30 dias, a Prefeitura pretende fazer uma avaliação e, em seguida, elaborar um planejamento para a utilização do equipamento em determinados tipos de ações e locais de atuação da Guarda Municipal.
Foram adquiridos 50 equipamentos pela Guarda Municipal, autorizados pelo Ministério da Defesa e através de convênio com o Ministério da Justiça, que deve doar mais 300 pistolas para a GMF.



Redação O POVO Online com informações da GMF

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...