montagem:Diretor-Geral e Reporter José Wilson. |
Usando do tempo disponivel no programa semanal da Prefeitura Municipal , o Diretor-Geral da Guarda Municipal ,Sérgio Medeiros,concedeu uma entrevista,falando em nome da Guarda Municpal,ao reporter da Radio Cabugi do Seridó,José Wilson,eis a entrevista na integra:
JW-Estamos recebendo hoje o Diretor-Geral da GMJS,Sérgio Medeiros ,para esclarecimentos e resolução de dúvidas da população com respeito ao trabalho.
JW-Estamos recebendo hoje o Diretor-Geral da GMJS,Sérgio Medeiros ,para esclarecimentos e resolução de dúvidas da população com respeito ao trabalho.
SM-Boa tarde ,José Wilson, e a todos os ouvintes da Cabugi do Seridó.
JW-O que é o trabalho da Guarda Municipal ??
SM- O Trabalho da Guarda Municipal aqui em JS é a preservação dos bens , serviços e instalações municipais ,patrulhamento do Patrimônio Público existente no municipio ,e reforço a Segurança Pública ,em apoio a Policia Militar e Civil,órgãos estaduais. Ressaltando que todo o trabalho é balizado pela Constituição federal,no Art.144,Paragf.8º,que trata da Segurança Pública e pelas Leis Municipais 820/2009 e 792/2007.
JW-A Guarda hoje conta com quanto servidores??E como é o trabalho deles??
SM-29 Guardas Municipais ,sendo 27 na ativa , 01 em cargo comissionado, e 01 afastado em licença não remunerada ,pois exerce a função de Professor após aprovado em concurso público e terá que se desligar agora em Novembro/2011.Lembrando que temos hoje,GMs com nivel superior e outros se formando.
JW-Sérgio , a Guarda Municipal pode prender??
SM-A Guarda Municipal pode e deve prender sim , quem estiver em flagrante delito,pois a prisão Legal é aquela realizada em flagrante delito ou por mandado .Já houve questionamentos até por parte de traficantes que questionaram a prisão deles pelas GMs,mas os magistrados ratificaram a prisão,pois o Guarda Municipal é Agente de segurança Pública no âmbito Municipal,e ele deve ser visto de forma diferenciada ,pois como o policial ,também coloca em risco sua vida diariamente,ao realizar a segurança em locais públicos e outros.
JW-Existe apoio e repúdio por parte da população com relação ao trabalho da GMJS?
SM-O apoio é muito grande ,creio que 90% gosta quando vê um agente Público uniformizado realizando a segurança em determinado local,ou em Rondas pela cidade,pois é sinal de que aquela área está sob tutela de alguém que tem como meta principal ajudar o cidadão ,seja de que maneira for.Mas ainda existem aqueles que não entendem muito bem o trabalho , que julgam errado , tendem a divergir sobre o trabalho,mas isso devido a falta de informações,mas eles prestem atenção nos telejornais,ou Jornais e observem que as Guardas Municipais hoje se destacam como órgão de apoio as demais Policias ,mais notadamente a Militar e Civil.
JW-Como é a relação com as demais Policias ??
SM-A relação é a melhor possível,mantemos sempre contato com o Comando da PM local que está fazendo um belo trabalho no município,também com Rondas ininterruptas durante dia e noite .Capitão Moacir conduz os trabalhos da PM muito bem , estando de parabéns ele o seu efetivo,que na sua maior parte são servidores que moram na cidade e também tem um aboa aproximação com a GM.Quero destacar ,que a Guardas Municipais não tem como intento tomar o lugar das demais Policias, seja Militar ou Civil,mas ser apenas mais um reforço,um apoio que desafoga os demais órgãos para atender ocorrências de maior gravidade.
JW-Quais a Leis que regulamentam o trabalho da Guarda Municipal?
SM-A Constituição Federal ,e as Leis Municipais 792/2007 e 820/2009,que regulamentou a GMJS como entidade.
JW-Houveram avanços no trabalho da Guarda Municipal com relação ao apoio por parte do executivo??
SM-Sim ,houve a inclusão do adicional de periculosidade no salário,dotação orçamentária propria para a GM,Sede para a Guarda com mobilia, cessão de um veiculo para a Ronda Ostensiva Municipal,e aquisição de equipamentos.
JW-Quais os equipamentos adquiridos ??
JW-Quais os equipamentos adquiridos ??
SM-Algemas,cassetetes, cintos táticos,fardamentos,aparelho de choque de contato,spray incapacitante de oleorresina Capsicum,Adesivo de controle de distúrbios civis e a agora por ultimo ,02 pistolas de condutividade elétrica,similares a TASER,de fabricação asiática.A Lei Municipal permite o uso pelos GMs deste equipamento, e também uma portaria do EB libera o porte para todas as entidades Policiais e Guardas .Houve capacitação para isso.
JW-Hoje a Guarda Municipal tem dotação orçamentária ??Ela está ligada a que Secretaria ??
SM-Sim ,tem dotação orçamentária própria,que prevê os gastos com a entidade.Está ligada a Secretaria do Gabinete do Prefeito.
JW-Fale de algumas melhorias produzidas pela Municipalidade para todo o efetivo da GM??
SM-Houve a inclusão do adicional de periculosidade no salário,dotação orçamentária propria para a GM,cessão de um veiculo para a Ronda Ostensiva Municpal,e aquisição de equipamentos para a Guarda Operacional.Mais atenção também ao pleito da GM que anseia por uma viatura própria.
JW-O que é o serviço operacional e patrimonial da Guarda Municipal?Houve casos de Desacato a algum GM ??
SM-Guarda Operacional ,trabalha na rua,em veiculo ou a pé,Guarda Patrimonial ,trabalha nos Prédios Públicos,mas são todos iguais ,ninguém é melhor que o outros ,apenas realizam trabalhos distintos . Desacato já ouve alguns casos que culminaram em Boletins de ocorrencia com posterior responsabilidade do acusado.
JW-Haverá participação da Guarda Municipal na Semana de transito , agora em Setembro de 2011??
SM-Sim ,em reunião com a Policia Militar e Rodoviária Estadual , além do Prefeito, foi acordado que a GMJS fará doi dias de Blitz educativas na cidade para concientização dos cidadãos no uso de capacete ,condução habilitada,transporte de passageiros,etc.
JW-Suas considerações finais.
SM-Obrigado a você ,José Wilson , a rádio pelo espaço,em nome de toda a Guarda Municipal ,que é uma entidade nova,mas que se esforça ao máximo para proporcionar o melhor serviço aos cidadãos.O Telefone da Guarda Municipal ,para uso próprio é o 9600-6796,e qualquer cidadão pode solicitar nossos serviços.
O Diretor-Geral ainda falou sobre o relacionamento com o efetivo,que na sua grande maioria é de muita proximidade,casos de indisciplina,que em sua grande parte são resolvidos no dialogo,na Decretação do regulamento geral da GMJS, que organiza ainda mais a entidade e ainda discorreu sobre a não interferencia politico-partidária na instituição em nome do seu bom funcionamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário