terça-feira, 20 de setembro de 2011

GMN apreende aves silvestres em feira .

Aves são apreendidas em feira livre do conjunto Santa Catarina

Mais de 40 gaiolas e viajantes foram apreendidos e destruídos.

A Guarda Municipal do Natal (GMN) realizou no último final de semana uma operação de combate a venda de animais silvestres em feiras livres da capital. A ação foi iniciada no conjunto Santa Catarina, zona Norte da cidade, onde foram apreendidos 42 pássaros da fauna nativa, 27 viajantes (espécie de pequena gaiola utilizada no transporte das aves) e 17 gaiolas.

Onze agentes se deslocaram em três viaturas de patrulhamento, onde foi efetivado um cerco em pontos estratégicos da feira. Uma equipe entrou a pé no local, onde havia informações da prática do comércio ilegal de animais silvestres. “Na hora que chegamos os vendedores se dispersaram não sendo possível a identificação dos mesmos. É necessário que haja um serviço de inteligência descaracterizado, visto que eles contam com olheiros que observam a chegada de qualquer tipo de fiscalização”, alertou o GM Eugênio.

Aves estavam acondicionadas em pequenos espaço exposto ao sol.

As 42 aves apreendidas foram levadas e entregues sob a responsabilidade da equipe técnica do Aquário Natal e todo o material utilizado para o transporte e acondicionamento dos pássaros foram retirados do local e posteriormente inutilizados. “Não entregamos os pássaros ao setor competente do IBAMA, como é o procedimento padrão, por o mesmo ainda não ter voltado à normalidade quanto ao recebimento de espécimes apreendidas”, alegou o guarda municipal Eugênio.

Três viaturas foram utilizadas na operação.

A GMN deve continuar nos próximos finais de semana com esse tipo de intervenção nas feiras livres da capital, objetivando inibir delitos referentes ao meio ambiente. O Grupamento de Ação Ambiental (GAAM) da instituição vem sendo o responsável pela prevenção e combate a crimes ambientais no município. Durante a operação participaram ainda agentes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e do Grupamento de Ação Tática (GAT).


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...