terça-feira, 22 de junho de 2010

PROCURADOR DO MUNICÍPIO DO EUSÉBIO-CE DEFENDE MUNICIPALIZAÇÃO DA SEGURANÇA


PROCURADOR DO MUNICÍPIO DO EUSÉBIO DEFENDE MUNICIPALIZAÇÃO DA SEGURANÇA
Criação da Secretaria da Segurança Pública possibilitou uma integração com as polícias Civil e Militar
A municipalização do setor da Segurança Pública vem sendo apontada por especialistas no assunto como uma das soluções para a redução do avanço da criminalidade nas capitais e cidades de porte médio ou aquelas que têm vocação turística. No Ceará, o Eusébio (Região Metropolitana de Fortaleza) vem se destacando na parceria entre o Município e o Estado com o objetivo de combater a violência.
A Secretaria da Segurança Pública do Eusébio vem trabalhando em conjunto com as polícias Civil e Militar e o resultado tem sido a desarticulação de várias quadrilhas que vinham aterrorizando a população, especialmente na prática de assaltos contra residências, chácaras, sítios e pontos comerciais.
Um grupo acusado de ter sido o autor do ataque a um condomínio de casas de luxo, recentemente, está sendo investigado pela Polícia com a ajuda da Secretaria da Segurança.
Procurados
Segundo as autoridades, os integrantes do bando já estão identificados e sendo caçados. "São todos de alta periculosidade e têm mandados de prisão preventiva em aberto. Alguns são foragidos de cadeias e participaram de delitos em outras cidades vizinhas ao Eusébio, como Aquiraz", disse, em recente entrevista, a titular da Delegacia Metropolitana do Eusébio (DME), Ana Lúcia Almeida.
Para o procurador do Município, advogado Paulo César Feitosa Arrais, a criação da Secretaria Municipal da Segurança Pública tornou o Eusébio pioneiro nesta experiência no Ceará e tem tido resultados positivos.
"O Eusébio foi o primeiro Município cearense a instalar uma Secretaria para tratar especificamente da Segurança Pública e esta é uma ideia que teve êxito. Defendo a municipalização da Segurança, a exemplo do que já ocorreu com relação à Saúde e ao Trânsito. Os municípios brasileiros deveriam ter seus próprios chefes de Polícia, como acontece nas cidades americanas, onde cada uma delas tem um xerife, o responsável pelo trabalho da Polícia."
Feitosa aponta o avanço da criminalidade nas cidades como o reflexo mais contundente da expansão do tráfico e consumo de drogas, especialmente o crack, que vem sendo o grande responsável pela elevação nos índices de assassinatos entre jovens e adolescentes. Para o procurador do Eusébio, além da municipalização da Segurança Pública, outra ideia para reduzir a criminalidade é a escola em tempo integral.
Inteligência
Com vasta experiência profissional, o delegado Lauro Leite foi escolhido para comandar a Segurança Pública no Eusébio. Segundo ele, a parceria do Município com os setores do Estado responsáveis pelo setor - polícias Civil e Militar - tem sido a responsável pela desarticulação das quadrilhas que agiam naquela área da Região Metropolitana do Estado.
Na recente descoberta do bando que atacou um condomínio de casas de luxo, a Polícia atuou junto com a Secretaria da Segurança nas investigações. "Estamos trabalhando com a Polícia Militar, o Ronda do Quarteirão e a Delegacia Metropolitana para obter a captura de todos os acusados", disse Lauro Leite. As fotografias dos acusados de envolvimento no crime foram divulgadas pelas autoridades, que contam com a participação da comunidade e da Imprensa para, através de denúncias, chegar aos criminosos.
"Acredito que esta (a municipalização) é uma das soluções eficazes para que o País possa conter o avanço da criminalidade, além de outras medidas sociais, como a geração de emprego e renda, a escola em tempo integral e uma Polícia mais forte, mais ostensiva", afirma Paulo César Feitosa, que já se manifestou a favor de um ´pacto´ federativo, entre a União, o Estado e os Municípios com o intuito de reverter o atual quadro da insegurança nas cidades brasileiras.
Lauro Leite ressalta o trabalho que a Guarda Municipal vem realizando no Eusébio, com atenção especial voltada para as escolas, na prevenção ao consumo de drogas.
Fonte:
Postado por GM VALDECIR MANGARATIBA RJ
Postado por PREZOTTO às 15:23

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...