Guarda Municipal do Rio é premiada por garantir a ordem


23/3/2012 7:52,  Por Redação, com ARN - do Rio de Janeiro
Guarda Municipal atua no patrulhamento diário da cidade, com ações especiais no trânsito, escolas, praias, meio ambiente, turismo, ordenamento urbano, e grandes eventos
Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) recebeu a medalha Pedro Ernesto nesta sexta-feira, em solenidade realizada no Plenário Teotônio Vilela, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, por iniciativa da vereadora Tânia Bastos. A condecoração, que é a principal homenagem que a cidade do Rio de Janeiro oferece para personalidades e instituições que se destacam na sociedade brasileira ou internacional, será concedida pelo trabalho desenvolvido pela GM-Rio para garantir a ordem e o bem-estar dos moradores e visitantes do Rio. O comandante da GM-Rio, coronel Henrique Lima Castro, receberá a medalha em nome da instituição.
Criada em 1993, a GM-Rio é hoje a maior Guarda desarmada do Brasil, contando com efetivo total de 6.069 guardas municipais que atuam, em turnos, no patrulhamento diário da cidade, com ações especiais no trânsito, escolas, praias, meio ambiente, turismo, ordenamento urbano e grandes eventos, além de atuar em frentes comunitárias, sociais, esportivas e culturais, por meio dos diversos programas que desenvolve.
Em 2011, sob a gestão do coronel Lima Castro, a GM-Rio deu início a uma nova fase de ordenamento da cidade, com a inauguração das Unidades de Ordem Pública (UOPs). O projeto, desenvolvido pela Prefeitura do Rio, por meio da GM-Rio e da Secretaria Especial da Ordem Pública (SEOP), foi um dos maiores êxitos do município em 2011. Ao desenvolver um novo modelo de patrulhamento e fiscalização, garantindo ordenamento urbano permanente, com a presença de guardas municipais atuando 24h em regiões que eram problemáticas da cidade, as UOPs contribuíram para aumentar a sensação de segurança da população e ainda ajudaram na prevenção de pequenos delitos, como na Tijuca, onde o número de roubos e furtos a pedestres diminuiu 35% após a implantação da UOP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semdes e GMN organizam o I Fórum GGIM-Natal

Guarda Municipal de Catanduva-SP registrou mais de 65 mil ocorrências em 11 meses de trabalho Somente o sistema de videomonitoramento flagrou 345 ocorrências na cidade

GM de macapá -AP