sábado, 31 de março de 2012

Guarda Municipal prende pichadores no centro de Curitiba



Acusados foram flagrados pichando lojas na Praça Tiradentes

Dois pichadores foram detidos pela Guarda Municipal no Centro da cidade, na noite de quinta-feira (29). Eles foram flagrados pelas câmeras de monitoramento quando pichavam fachadas de estabelecimentos comerciais na região da Praça Tiradentes. Os infratores foram encaminhados à Delegacia do Meio Ambiente, onde assinaram termo circunstanciado e pagaram multa.

O guarda municipal Bastos, que participou da operação, enfatizou a importância das câmeras como ferramenta que ajuda a combater e evitar crimes, especialmente em áreas de grande circulação de pessoas, como a região central da cidade. São 116 câmeras instaladas na cidade, das quais 43 estão no anel central.

As câmeras, permitem o videomonitoramento constante por uma central de inteligência, o que aponta em tempo real os pontos mais vulneráveis, numa ação conjunta com a PM.

As denúncias contra pichadores em Curitiba feitas para o número de telefone 153 aumentaram mais de 650% nos últimos nove anos, segundo dados da Guarda Municipal. Em 2011 foram feitos 714 registros da ação, com 199 infratores detidos em flagrante. Em 2002, houve 82 registros. Desde o início de 2012, já foram registradas 193 ações de pichadores, com 48 detenções em flagrante.

O crime de pichação é previsto no artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais. Quem é flagrado cometendo o delito paga multa administrativa de R$ 714,20. Além da multa, se os infratores forem menores de idade cumprem pena alternativa. Os maiores são encaminhados à delegacia do Meio Ambiente e ao Juizado Especial Criminal, além de ficarem impedidos de participar de concurso público municipal pelo período de dois anos.

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...