ESTE BLOG É DIRIGIDO A TODOS OS PROFISSIONAIS DAS GUARDAS MUNICIPAIS E OUTRAS CORPORAÇÕES QUE AMAM SUAS PROFISSÕES. ELE REPRESENTA A OPINIÃO PESSOAL DE UM OU MAIS MEMBROS DELA ,GARANTIDA PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO, SENDO TOTALMENTE AMPARADO PELA LEGISLAÇÃO. A GMJS FOI LEGALIZADA PELAS LEIS 791/2007 E 820/2009 SENDO PORTANTO INSTITUIÇÃO PERMANENTE DE AUXILIO A SEGURANÇA PÚBLICA E PREVENÇÃO. PRIMEIRA GUARDA MUNICIPAL DO SERIDÓ POTIGUAR.ELA SOMOS NÓS E NÓS FAZEMOS PARTE DELA !
quinta-feira, 28 de maio de 2009
POR UMA SEGURANÇA CIDADÃ-GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE
Por uma segurança cidadã
28 Mai 2009 - 00h44min
Chegamos à era da perversidade. Nunca se viu tantos crimes chocantes nos noticiários. Nunca tantos jovens morreram por motivos torpes. Nunca se teve tanto medo. Esta sensação cultivada à exaustão, seja pelo noticiário ou pelas histórias que escutamos, tem mobilizado a sociedade civil em torno de discussões sobre segurança pública.
Para fomentar esse debate democrático, o governo federal está promovendo a I Conferencia Nacional de Segurança Pública (Conseg). Uma das vertentes desta iniciativa é a conferência livre, um instrumento de livre debate em que os diversos segmentos da sociedade civil discutem segurança, segundo a realidade de cada grupo. Os encontros são exercícios de cidadania. Lá se discute desde a abordagem policial, aos problemas que geram os altos índices de violência.
A Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza, que está realizando a etapa municipal da I Conferência Nacional de Segurança Pública, até o dia 29 de maio, tem acompanhado as conferências livres. Em meio a muitas histórias tristes e outras tantas de superação, vemos a importância de ouvir o povo para se fazer política.
É fato que segurança pública não é um problema só de polícia, mas de política também. O governo federal já entendeu isso, tanto que criou o Programa Nacional de Segurança com Cidadania, o PAC da segurança. Aqui em Fortaleza, o Pronasci começou pelo Bom Jardim, com a implantação do Mulheres de Paz.
O projeto prevê a capacitação de 300 lideranças femininas daquela comunidade, para recrutar jovens em conflito com a lei para atividades sócio-educativas.
Outros projetos virão voltados para a inclusão social e a construção de uma cultura de paz. Ações como esta, nos mostram o caminho da segurança cidadã, em que o estado se volta para o povo e a segurança pública cumpre seu papel.
Arimá Rocha - Diretor Geral da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza. Advogado
oarimarocha@globo.com
Fonte: O Povo on-line.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil
INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3 Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...
-
Mais guardas municipais e combate ao crack esquentam política em Jundiaí Segurança pública é tema central no debate deste ano eleitoral, co...
-
Foi realizada no último sábado (28), a cerimônia comemorativa dos 18 anos da Guarda Civil Municipal de Humaitá (GCMH). A solenidade foi pres...
-
POSSÍVEL REFERÊNCIA: POLÍCIA MUNICIPAL DE MADRID VEJA TAMBÉM: Espanha: Pol...
Nenhum comentário:
Postar um comentário