sexta-feira, 31 de julho de 2009

Justiça reintegra quatro agentes afastados na Guarda Municipal



Eles eram suspeitos de de envolvimento em irregularidades administrativas no Cartório de Trânsito.
Da Redação

Novo Hamburgo - Os quatro servidores da Guarda Municipal de Novo Hamburgo, afastados em novembro de 2004 por suspeita de envolvimento em irregularidades administrativas no Cartório de Trânsito, devem retornar ao trabalho na próxima semana. A decisão é da juíza Sílvia Maria Pires Tedesco, que recebeu do Ministério Público o parecer que defendia a volta às atividades de Antônio Lucas – então diretor do órgão e atual presidente da Câmara de Vereadores –, Alécio Pereira da Silva, Édson Monte Blanco e Filipe Nunes Ferreira.

Conforme o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana do Município, Luiz Fernando Farias, os quatro serão informados oficialmente sobre a reintegração durante reunião marcada para sexta-feira, às 9 horas.

Guarda Municipal desaparece


Guarda Municipal desaparece

CLEBER LAZO

Está desaparecido desde as 6 horas de ontem, o guarda civil municipal Alexandre Mattos de Souza, 36 anos. Ele trabalhava há 15 anos na Prefeitura de Mogi das Cruzes e há três começou a prestar serviços na portaria do Parque Natural Municipal da Serra do Itapeti. Souza entrou no trabalho às 18 horas de quarta-feira, mas a falta dele foi sentida somente na rendição da manhã seguinte.

A viatura que chegou ao Parque encontrou a guarita revirada. Documentos e algumas roupas estavam espalhados. O rádio transmissor e o cartão do banco não foram encontrados. Segundo a Polícia, não há elementos para apontar com exatidão o que ocorreu. Hipóteses como sequestro, suicídio, homicídio, de que ele esteja perdido na mata e até na casa de um conhecido ou vagando pela Cidade não foram descartadas.

Não houve saque na conta bancária de Souza durante o período em que ele está desaparecido. O celular do guarda e uma televisão estavam dentro da guarita.

O último contato com o desaparecido foi feito por volta das 21h30, quando a esposa ligou para ele. O caseiro do sítio vizinho, Josenildo Tavares de Melo, contou que por volta das 20h30 viu a luz ligada e escutou o barulho da televisão. "Estava aparentemente tudo tranqüilo. Se um carro se aproximasse durante a madrugada, a cadela que fica no Parque iria latir e, ainda, escutaria o barulho do motor. Ambas as situações não ocorreram", garantiu Melo.

Na tarde de quarta-feira, horas antes de entrar no serviço, Souza teve uma pequena briga com a esposa. No entanto, ela contou à Polícia que a discussão foi insignificante e, quando o telefonou à noite, tudo já estava resolvido.

O Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar foi chamado para vistoriar a área do Parque. O local tem uma extensão de cerca 350 mil metros quadrados. Os trabalhos tiveram inicio às 15 horas de ontem e foram interrompidos no início da noite. As atividades de varredura do local serão retomadas hoje, ao amanhecer.

Equipes do Corpo de Bombeiros vistoriaram o lago localizado dentro do Parque, mas nenhum vestígio foi encontrado. Viaturas da Polícia Militar e da GCM patrulharam as imediações. O secretário municipal de Segurança Pública, Eli Nepomuceno, acompanhou as operações, assim como parentes da vítima. Segundo eles, esta é a primeira vez que o mogiano desaparece.

Histórico

Quando o veículo que levou a rendição de Souza chegou na portaria, por volta das 6 horas de ontem, encontrou o portão entreaberto e a cancela abaixada. A chave da porta da guarita estava na fechadura pelo lado de fora. A touca de lã usada pela vítima foi encontrada perto de uma trilha, localizada atrás da guarita, onde atua quatro guardas, em turnos de 12 horas.

"O Souza nunca havia feito isso", afirmou o secretário, primeiro a chegar ao local. Às 7 horas, 10 guardas civis começaram uma busca pela mata.

Assim que soube que o cartão de banco foi levado, o secretário orientou que a Polícia Militar solicitasse o bloqueio da conta e um extrato da movimentação financeira. O objetivo era verificar se houve saques durante o período do desaparecimento. "Foi constatado que às 15 horas de quarta realizaram um saque de R$ 300,00, mas a esposa disse que o dinheiro foi entregue à ela", contou Nepomuceno.

Às 11 horas, os Bombeiros chegaram. "Realizamos buscas pelas margens da lagoa e mesmo sem encontrar nenhum indício, procuramos no fundo do lago", disse o comandante do Corpo de Bombeiros de Mogi, tenente Wagner Ourives.

Três horas e meia depois da chegada dos Bombeiros, o delegado Benedito Henrique Righi Queiroz, do 3o Distrito Policial, apareceu.

A presença das equipes do COE aconteceu às 14h40. "Estudamos rapidamente o espaço do Parque, por meio de fotos áreas, mapas e informações da topografia (os documentos foram levados por técnicos da Secretaria do Verde e Meio Ambiente) e já começamos os trabalhos", afirmou o tenente do COE, Cristiano Sosa.

Três equipes foram formadas. Duas do Comando de Operações Especiais e uma dos Bombeiros, sendo que cada grupo contava com quatro homens. "No término das buscas, marcamos o código de localização por meio do GPS e, no dia seguinte, continuamos com os trabalhos a partir desta localização", explicou.

No final da tarde, as equipes informaram que nenhum vestígio recente foi encontrado. O COE percorreu um quilômetro e meio de trilhas e retomará as buscas hoje. "Percorremos 2% a 3% do Parque. Mas se ele estiver nas proximidades, o encontraremos, no máximo, até amanhã (hoje)", disse Sosa.

O Comando iniciará os serviços hoje com pelo menos três patrulhas e o Corpo de Bombeiros só retornará ao local se houver necessidade de apoio para o resgate. Na madrugada, uma equipe foi designada para ficar de plantão no Parque, a fim de receber qualquer informação ou pista sobre o paradeiro de Souza. (Colaborou Juliana Nakagawa)

quinta-feira, 30 de julho de 2009

GM divulga vídeo de perseguição na Vinhedo/Itatiba


GM divulga vídeo de perseguição na Vinhedo/Itatiba

A Guarda Civil Municipal de Vinhedo divulgou nesta quarta-feira, 29, o vídeo da perseguição a dois ladrões de um veículo roubado. As câmeras de segurança instaladas nas viaturas da GM flagraram na noite do último domingo, dia 26, a ação dos guardas na captura dos bandidos.

Um veículo Honda Civic foi roubado por volta das 20h na Rua Natal, na Vila Planalto, por dois homens de Campinas. O morador de Limeira, dono do veículo, estava no município para deixar um vinhedense em casa e foi abordado pelos bandidos.

A Guarda Municipal foi acionada via rádio e iniciou um cerco através de patrulhamento nos principais acessos de saída da cidade. Uma viatura que estava no PAC – Posto de Atendimento Comunitário Central seguiu sentido Itatiba, na Rodovia Edenor João Tasca, que liga Vinhedo a Itatiba, e encontrou o veículo próximo ao Condomínio Jardim Paulista onde iniciou-se a perseguição, que durou cerca de cinco minutos, até o capotamento do veículo, nas proximidades da entrada para o residencial Santa Fé.

Os dois ladrões, de 25 e 27 anos, foram presos em flagrante com uma arma de brinquedo. Um deles já tinha passagem pela polícia por furto. Eles foram encaminhados pelos guardas municipais à Delegacia de Polícia de Vinhedo e posteriormente transferidos para Campinas.

fonte:Jornal de vinhedo on-line

Guarda Municipal de Paulínia ativa o número 153



Guarda Municipal de Paulínia ativa o número 153

A Secretaria de Segurança Pública de Paulínia readequou as suas instalações no centro de atendimento da GM, para receber chamadas diretamente da população.

A Administração assumiu o atendimento porque a prestação do serviço era feito através de Call Center, e as respostas não eram precisas nem imediatas, e desde que a Secretaria começou a realizar a tarefa, o número de chamadas cresceram, diante da credibilidade.

Hoje qualquer cidadão poderá ligar para 153, de qualquer telefone, sem custo algum, para fazer todos os tipos de solicitação, bem como: acidentes de trânsito, desentendimentos de famílias, elementos suspeitos, ocorrência em andamento que seja caracterizada ou delito e outros atendimentos sociais.

Segundo o secretário de Segurança de Segurança Pública, Tenente Coronel Ronaldo Furtado, “o sistema proporciona uma operação mais ágil, o tempo entre a solicitação e o atendimento é mais rápido, além de gerar economia para os cofres públicos e garantir o bem estar da população”, afirmou o secretário.

O número 153 funcionará 24 horas.

Fonte: Assessoria de Imprensa

GM-RIO:Torcedores do Flamengo e do Atlético-MG brigam em Copacabana



Torcedores do Flamengo e do Atlético-MG brigam em Copacabana

Confusão foi em uma padaria; rubro-negros teriam provocado adversários.
Dois torcedores do Atlético-MG ficaram feridos.

Carolina Lauriano Do G1, no Rio


A poucas horas da disputa entre Flamengo e Atlético-MG, nesta quinta (30), torcedores de ambos os times se envolveram numa briga em Copacabana, na Zona Sul do Rio, na altura do posto 5, por volta das 15h30.



Segundo a Guarda Municipal, alguns torcedores do Atlético-MG se afastaram do grupo que veio de Minas Gerais e foram para uma padaria na Rua Souza Lima. Um grupo de rubro-negros passou no local e, de acordo com a GM, provocou os mineiros. A confusão terminou em briga. Dois torcedores do Atlético-MG tiveram ferimentos leves.

Quando os guardas chegaram ao local, os agressores já tinham ido embora. Os guardas escoltaram os torcedores até o ônibus que trouxe os mineiros ao Rio para assistir o jogo no Maracanã.

Três jogadores do Atlético-MG prestaram depoimento na 13ª DP (Ipanema).

Patrulhamento

A Guarda Municipal informou que vai atuar com 114 guardas na partida desta noite no Maracanã. O patrulhamento começa às 17h30, com ações de controle urbano, fiscalização de posturas municipais, atendimento ao público em geral e ordenamento do trânsito com guardas distribuídos nos principais cruzamentos e vias de acesso ao estádio.

A Guarda também manterá seis guardas acompanhados de pastores alemães, do Grupamento de Cães de Guarda (GCG), concentrados em pontos estratégicos de acesso ao estádio.

Guarda Municipal de São José -SC realiza a Blitz da Balada


Guarda Municipal de São José realiza a Blitz da Balada

Divulgação / GMSJ
Uma ação da Guarda Municipal de São José nesta sexta-feira (31/07) vai alertar os freqüentadores de bares e casas noturnas do município sobre os perigos de dirigir depois de beber. A Blitz da Balada percorrerá 10 estabelecimentos dos Bairros Kobrasol e Praia Comprida entre as 22h desta sexta-feira (31/07) e as 4h de sábado (1/08).

Com uma abordagem descontraída, o grupo -formado por 15 guardas municipais- distribuirá folhetos que orientam sobre a Lei Seca e os riscos da combinação bebida alcoólica e direção, realizará Teste do Bafômetro e colocará adesivos na cor verde nas pessoas que não estiverem ingerindo bebidas alcoólicas e na cor vermelha naquelas que não estiverem aptas a dirigir em função da ingestão dessas bebidas.

A intenção da Guarda Municipal de São José é conscientizar a população sobre a temática “Beber e Dirigir”, prevenindo, assim, acidentes de trânsito. Dados do Anuário Estatístico do Detran/SC apontam que 9.861 pessoas foram flagradas dirigindo em estado de embriaguez no Estado no período de 1999 a 2008.

“No Brasil, todos os anos, entre 40 mil e 50 mil pessoas perdem a vida em razão dos acidentes de trânsito. No que concerne ao perfil do infrator, nada pode caracterizá-lo melhor que o consumo abusivo do álcool”, explica a coordenadora do Setor de Educação de Trânsito da Guarda Municipal de São José, Karine Ferreira.

Curso oferecido a Guarda Municipal começa na próxima segunda-feira


Curso oferecido a Guarda Municipal começa na próxima segunda-feira

A Academia de Polícia de São Paulo começa na próxima segunda-feira um curso de capacitação para os Guardas Civis Municipais de Ribeirão Preto. O curso acontecerá na Delegacia Seccional, das 8h às 16h30. No curso serão oferecidas aulas teóricas e práticas com delegados, investigadores, policiais, peritos e especialistas na área de segurança pública. Com duração de 96 horas, o curso pretende atender a todo efetivo da Guarda Municipal até o fim do ano.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Guarda Municipal atendeu três acidentes em VG.


Guarda Municipal atendeu três acidentes em VG
Cuiabá / Várzea Grande, 28/07/2009 - 15:16.

Da Redação

A Guarda Municipal de Várzea Grande (GMVG) foi solicitada na noite de ontem (27) para atender registros de ocorrências de trânsito. Dois acidentes ocorreram na Avenida 31 de Março, e um na Felinto Mulher, região central da cidade.

De acordo com o subcomandante da GM, Lourinei Silva, nas três ocorrências foram detectados apenas danos materiais. “As avenidas em que ocorreram as batidas são de alta velocidade, por isso mesmo os motoristas acabam excedendo um pouco, principalmente, pelo adiantado da hora”, disse Silva destacando que os boletins foram confeccionados depois das 22h.

Para o subcomandante as maiores causas de acidentes ainda são a negligência e a falta de prudência no trânsito. “Os acidentes ocorrem com todos, sejam eles pedestres, motociclistas, ciclistas, condutores e passageiros de veículos. Para evitá-los, recomendamos cautela e atenção redobrada à movimentação, tanto durante o dia quanto no período da noite”.

PREVENÇÃO - Antes de sair de casa, as pessoas já devem traçar o próprio itinerário, sempre procurando caminhos alternativos e ruas menos movimentadas. Também é importante sair de casa cedo, para que o percurso seja realizado sem pressa.

Fonte: O documento

Atendimento pela Guarda Municipal de Curitiba cresceu 677% em quatro anos


Atendimento pela Guarda Municipal cresceu 677% em quatro anos
No ano passado foram mais de 25 mil ocorrências registradas pela Secretaria de Defesa Social


O número de ocorrências atendidas pela Guarda Municipal de Curitiba cresceu 677% de 2004 até 2008, de acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Defesa Social a pedido do Jornal do Estado. Em 2004, foram atendidas 3.801 ocorrências, contra 25.750 no ano passado. Esse crescimento é decorrente de uma mudança no perfil de atuação da guarda nos últimos anos. Se antes eles ficavam fixos cuidando dos prédios e equipamentos públicos, agora a ação é mais ágil e móvel, o que expandiu sua área de abrangência.
Nos últimos anos, a guarda ganhou reforços e veículos e começou a circular por diversos pontos de Curitiba, fazendo com que o número de ocorrências atendidas saltasse exponencialmente. “Houve um aumento do efetivo nesses últimos anos, bem como uma mudança dos locais em que a guarda atuava. Antes, os agentes ficavam fixos, agora eles circulam pela cidade, ficam mais expostos e atuam mais”, explica o Secretario Municipal de Defesa Social, Itamar dos Santos.
Além disso, houve um acordo entre Guarda Municipal e as Polícias Civil e Militar, para que determinados tipos de ocorrências antes atendidas apenas pelas polícias, passasse possam seratendidas também pela Guarda. “Casos como vandalismo e perturbação de sossego passaram para as mãos da Guarda. Para dimensionar o efetivo, a Polícia Militar atua mais em casos de maior gravidade”, conta o secretário. “Mas a Guarda não faz o trabalho da PM. Se alguém ligar para o 153 para relatar uma ocorrência, os agentes vão encaminhar a ligação para a polícia”, acrescenta.
O número de atendimentos pela Guarda é crescente na Capital nos últimos seis anos. Em todo o ano de 2005, foram atendidas 13.527 ocorrências em Curitiba. Até meados de julho deste ano foram 12.927 ocorrências onde guardas municipais atuaram.
Os dados constam a partir de 2004 porque foi naquele ano que a Guarda Municipal informatizou o registro das ocorrências, para assim direcionar o seu trabalho para as reais necessidades da população.
Atividade — A Guarda Municipal completou 23 anos no começo de julho. Foi criada pela Lei nº 6.867, de 17 de julho de 1986, com a finalidade de dar proteção aos bens, serviços e instalações da cidade, conforme a Constituição Federal. A primeira turma tinha apenas 110 guardas. Todos com o primeiro grau como escolaridade média, e que vigiavam prédios e espaços públicos. Hoje, são 1.774 guardas que recebem treinamento de alto nível para ações de apoio à segurança pública e atendimento de emergências.
No total das atividades, a Guarda Municipal atua na área da segurança. Entre elas, o Serviço de Proteção ao Transporte Coletivo, em que os agentes circulam pelas canaletas da cidade, patrulham o entorno das estações-tubo e os terminais de ônibus de Curitiba, quando solicitada.
Além disso, em 2007 foi criado o Serviço de Apreensão de Cães Ferozes, com a finalidade de realizar a apreensão de cães de raças perigosas soltos em via pública. Apenas no primeiro semestre deste ano foram atendidas 971 ocorrências, que resultou na apreensão de 159 cães, em sua grande maioria, das raças pitbull e rotweiller.
Outra marca que aponta a mudança de perfil da Guarda Municipal aconteceu em 2008, quando houve a reinauguração do Centro Integrado de Monitoramento Eletrônico, agora monitorado por Guardas Municipais, agentes da Diretran, servidores da Secretaria Municipal de Urbanismo e por Policiais Militares.
No ano passado, foram registradas 1.346 ocorrências, dentre os casos o uso e porte de substância ilícita e o tráfico de drogas. Rodando pela cidade, agentes da Guarda desenvolvem o serviço de Ciclopatrulha, que constitui no patrulhamento ostensivo por guardas municipais equipados com bicicletas para a proteção dos cidadãos nas ciclovias, parques, Jardim Botânico e Zoológico.

Rápidas
Cidadão em Guarda
A Secretaria Municipal da Defesa Social promoveu na quinta e sexta-feira passadas, a capacitação pedagógica de 25 supervisores e guardas municipais para atuarem como mobilizadores comunitários do projeto Cidadão em Guarda, que visa fortalecer a integração entre escola, comunidade e administração pública municipal. “Esses primeiros mobilizadores vão executar, a partir de agosto, o projeto-piloto na Escola Municipal Michel Khury, no Uberaba”, explicou Ariovaldo Alves Nery Junior, diretor de Promoção da Defesa Comunitária da Secretaria Municipal da Defesa Social. A partir de 2010 outras 36 escolas municipais serão foco projeto. “Os mobilizadores vão conduzir reuniões, orientar, participar, elaborar, planejar, incentivar e propor ações comunitárias que visem prevenir e minimizar os problemas de violência da região em vivem”, disse o diretor de Promoção da Defesa Comunitária.

Público-alvo
O público -alvo são os pais de 3.000 alunos que participam da Guarda Municipal Mirim. A função dos mobilizadores comunitários será atuar em sintonia com a direção da escola buscando incentivar e sensibilizar os pais desses alunos e a comunidade vizinha à escola para o desenvolvimento de ações que contribuam para a melhoria do contexto social onde vivem.
Fonte:Bem Paraná

I CONFERENCIA LIVRE DE SEGURANÇA PÚBLICA EM JARDIM DO SERIDÓ







Terminou agora ás 16:00 com os fins dos trabalhos , a I Conferencia de Segurança Pública em Jardim do Seridó-Rn. foram debatidos varios temas , sempre tendo como eixo central a " Prevenção Social dos crimes e das Violencias e construção de uma cultura de paz".O evento foi bastante proveitoso,contando com palestrantes da PRF,Inspetor Rosemberg e Superintendente Lindeberg,Policia Civil;Dr(a) Rossana Pinheiro,ONG Tulipa ,Valter Antero,que é membro do COE e autoridades locais.A Iniciativa do Poder Público Municipal foi bastante elogiada e a Guarda Municipal este presente com 15 agentes no evento, como participantes atuantes.o 2º principio eleito na conferencia foi elaborado por um grupo de Gms , em parceria com um colega Policia Militar e uma Pedagoga e relatava que todos os agentes de segurança pública devem receberem capacitação para realizarem seu trabalho de forma satisfatória e se tornarem multiplicadores de conhecimentos que priorizem a valorização da vida.Devemos salientar o apoio da Prefeitura Municipal,de todas as Secretarias e da Camara Municipal na pessoa do seu presidente Gilberto Valdeger. Segue acima algumas fotos de toda a conferencia:

domingo, 26 de julho de 2009

SEGURANÇA CIDADÃ;SÃO LUIS ENCAMINHA 16 PROJETOS AO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA.





SEGURANÇA CIDADÃ

A Prefeitura de São Luís encaminhou ao Ministério da Justiça 13 projetos que contemplam ações de reaparelhamento, aperfeiçoamento e fortalecimento do sistema municipal de segurança cidadã. As propostas fazem parte do conjunto de ações conquistadas pela administração municipal, após a inclusão da capital ludovicense no Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), que credenciou o município a celebrar convênios com o Governo Federal na área da Segurança Pública.

Um dos projetos solicitados pelo prefeito João Castelo ao Ministério da Justiça prevê o reaparelhamento da estrutura de Salva Vidas da Guarda Municipal, que foi encontrada totalmente desestruturada, herança da gestão passada. A meta da Prefeitura de São Luís é tornar este Grupamento verdadeiramente útil e eficiente. O projeto prevê a aquisição de lanchas, jet ski, bugres, equipamentos de salvatagem, entre outros instrumentos para facilitar o patrulhamento na orla marítima da capital.

O titular da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), Luiz Carlos Magalhães, afirmou que o prefeito está envidando todos os esforços para reativar esse importante serviço, visando oferecer mais segurança aos banhistas nas praias de São Luís.

Secretário de Segurança, Luiz Carlos, finalizou os projetos

Outros projetos - O Projeto Guarda Mirim, também encaminhado pela Prefeitura de São Luís ao Ministério da Justiça, tem como objetivo a realização de atividades com o propósito de formar jovens para a cultura da paz e cidadania. "Em um turno, os jovens freqüentarão a escola, normalmente; em outro, participam de atividades socioeducativas", enfatizou o secretário Luiz Carlos Magalhães.

Segundo ele, a meta do projeto é alcançar os jovens moradores de bairros onde é grande a incidência de violência e criminalidade. Inicialmente, as ações vão contemplar jovens moradores dos bairros Liberdade, Coroadinho, Vila Embratel e Alemanha.

Além de ações para o fortalecimento da Ouvidoria e da Corregedoria da Guarda Municipal, também foi incluída no pacote de projetos encaminhados ao Governo Federal a implantação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). O setor terá um observatório estruturado para realizar a coleta e análise de dados referentes à criminalidade e outras questões conexas na capital.

"A partir das informações coletadas, o GGI poderá propor medidas e soluções para problemas identificados através de diagnósticos locais, em conjunto com a comunidade", acrescentou o secretário.

Outra medida inclusa entre as propostas da administração municipal para a segurança local é o projeto que integra equipes de guardas municipais ao trabalho de fiscalização ambiental na ilha de São Luís, realizado pelos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

Capacitação - Muitos dos projetos pleiteados reforçam o trabalho de capacitação continuada que já vem sendo desenvolvido com os agentes da Guarda Municipal, assim como também reforçarão as ações executadas pela corporação na comunidade.

Recentemente, a Guarda promoveu um treinamento instruindo os agentes do Grupamento, que atuam nas escolas municipais, a terem uma visão pedagógica das ações realizadas e saber como lidar com esse público. Os agentes realizam palestras educativas e outras atividades lúdicas diretamente com os alunos.

E como forma de estreitar as relações com a comunidade, a corporação também vem realizando cursos e ações comunitárias nos bairros localizados no entorno da sua sede. Em parceria com o Sesi, a corporação ministrou, recentemente, a um grupo de moradores do bairro da Alemanha um curso de eletricista predial.

"Essa é a filosofia da segurança com cidadania: aproximar o poder público da comunidade por meio de ações conjuntas. Somos cientes de que, quanto maior o valor agregado ao nível pessoal e profissional da pessoa, menor a probabilidade de ela se envolver com a criminalidade", concluiu Luiz Carlos Magalhães.

Hoje: 44 mil disputam vagas para Guarda Municipal de Belem -PA


Hoje: 44 mil disputam vagas para Guarda Municipal

Depois de treze anos sem realizar concursos, a Guarda Municipal de Belém (GMB) abriu seleção para 272 vagas. A procura superou as expectativas dos organizadores. “Esperávamos, no máximo, 30 mil candidatos. A inscrição de mais de 44 mil pessoas nos surpreendeu”, afirma Ricardo Gluck Paul, diretor-presidente da Cetap, fundação organizadora do certame.

A prova objetiva está sendo realizada neste domingo, (26), e teve início às 9h30. A primeira etapa do concurso foi dividida em duas fases: a primeira é constituída de prova de múltipla escolha, composta de cinquenta questões objetivas; e a segunda é o Teste de Aptidão Física (TAF). Ambas as fases têm caráter eliminatório.

Após as duas fases, os candidatos aprovados serão submetidos ao Curso de Formação de Guardas Municipais, que será ministrado pela GMB, também de caráter eliminatório. De acordo com a inspetora-geral da corporação, Ellen Margareth, o Curso tem carga horária de 420 horas, com duração de 83 dias. A previsão é de que a nova turma de 272 guardas municipais seja apresentada ainda em novembro deste ano.

Os 44 mil candidatos foram distribuídos em 41 instituições de ensino das redes pública e particular. O campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) recebe o maior número de concorrentes: serão quatro mil lutando por uma das vagas. O gabarito preliminar será divulgado duas horas depois do término da prova, no site da Fundação Cetap. O coordenador do concurso explica que a correção da prova será feita por meio de um sistema único no Pará. “Ao invés do antigo sistema de leitoras ópticas, desenvolvemos um modelo próprio de gerenciamento de informações, em que escaneamos os cartões-resposta, transformando-os em imagens digitais, onde um software faz a leitura dessa imagem”. Segundo Ricardo, esse modelo dá mais transparência ao processo. “Com isso, o candidato pode visualizar, na internet, a imagem do seu próprio cartão-resposta assinado”, informou.

Cronograma

Após a divulgação do gabarito oficial, os candidatos terão dois dias para entrar com pedido de recursos. No período de 29 de junho a 04 de agosto, os recursos serão julgados; no dia 05, o gabarito definitivo será divulgado, juntamente com o resultado preliminar. Será aberto, a partir daí, novo período de recursos. O resultado definitivo dessa fase será dia 13 de agosto. O teste de aptidão física – segunda fase da primeira etapa - ocorrerá entre os dias 15 e 17 de agosto; a homologação do resultado final das duas provas será no dia 25.

Ricardo Gluck informa que todo o cronograma pode ser acessado no site da Cetap, disponibilizado desde o começo do concurso. “É uma mostra do compromisso da Fundação com os prazos estabelecidos”, observa.

sábado, 25 de julho de 2009

GM em ação:Vandalismo consome milhões em Maringá


Vandalismo consome milhões em Maringá
Em Maringá, prejuízo com vandalismo para a Prefeitura já chegou a ser de R$ 1,5 milhão por ano, mas com maior atuação da Guarda Municipal valor deve chegar a R$ 500 mil em 2009


Pichações nas paredes, quebra de telefones públicos, lâmpadas, semáforos e placas de sinalização, furto de vacinas, incêndios e destruição de propriedades.

Estas são apenas algumas das modalidades de atos de vandalismo mais comuns, que todos os anos causam milhões de reais em prejuízos a propriedades públicas e privadas em todo o País.

O volume total do prejuízo nunca foi calculado exatamente em nível nacional, já que os municípios é que, geralmente, arcam com as despesas. A maior cidade do País, São Paulo, estima prejuízo em R$ 10 milhões por ano – R$ 3 milhões só com os trens que fazem o transporte urbano. Curitiba, R$ 3 milhões – metade disso com os ônibus do transporte coletivo urbano, que fizeram a capital paranaense mundialmente famosa.

Em Maringá, a situação não é diferente, apesar de estar melhorando. Segundo dados da Guarda Municipal, o município chegou a gastar R$ 1,5 milhão por ano. Mas expectativa é de que o custo fique em R$ 500 mil neste ano. “ Conseguimos reduzir bem os prejuízos”, garante o gerente de Defesa Social, Paulo Mantovani, dirigente da Guarda Municipal.


Até vacinas

“Nos primeiros meses de 2009 nós registramos apenas 15 ocorrências de depredações e pichações em Maringá”, conta Paulo Mantovani. Só com as depredações, a Guarda gastou quase R$ 24 mil por mês desde o começo do ano.

Isso sem contar que o município investe na recuperação dos bens públicos pichados ou destruídos, apesar da vigilância da Guarda Municipal, que possui atualmente 142 pontos com alarme monitorado.

A diminuição do vandalismo, por conta da atuação da Guarda Municipal, garante economia aos cofres públicos do municipais, mas os vândalos são criativos.

Mantovani conta uma história típica das variações do que pode ser caracterizadas como vandalismo: “No início do ano, o posto de saúde do Jardim Olímpico foi invadido. Desapareceram de lá 250 doses de vacinas. Como não tem como vender essas vacinas e depois de curto período fora da geladeira elas perdem a eficácia, quem as levou só pode ter jogado fora, o que caracterizou a ação como vandalismo. Cada vacina custa no mercado R$ 50, em média. Foram R$ 12,5 mil de prejuízo.”

Segundo Mantovani, a Guarda Municipal conta com 296 homens e monitora cerca de 300 pontos no município. As patrulhas são realizadas no Centro e em bairros, coibindo ou flagrando furtos e depredações. “Nossa patrulha também atende os distritos de Iguatemi e Floriano. E temos tido sucesso no trabalho. Neste semestre ainda não registramos casos de furto”, informa o gerente da Guarda.

Pedreiro é acusado de aliciar menores no Parque Municipal de BH e é detido por GMs.


Pedreiro é acusado de aliciar menores no Parque Municipal de BH
24/07/2009 13h39
KARINA ALVES

Um pedreiro de 49 anos foi detido no Parque Municipal de Belo Horizonte na tarde desta sexta-feira, suspeito de aliciar menores no local. De acordo com o guarda municipal Gerônimo Rocha, um grupo de cinco crianças procurou os guardas na área dos brinquedos, dizendo que um homem teria tentado abordar uma colega delas.

A menina, que teria sido vítima de atentado violento ao pudor, reconheceu o homem. Segundo o guarda, o suspeito alegou que tudo não passou de um mal entendido e negou que tenha abordado a menina. De acordo com o guarda, pela manhã foi feita uma denúncia de que um homem estava aliciando menores no local.

"A denúncia dava conta de que era um homem moreno, com calça jeans, boné preto e blusa azul. Este homem foi abordado com uma blusa preta, calça jeans e boné azul, mas o restante das características correspondem com as que foram passadas a nós", afirmou.

O suspeito é natural de Governador Valadares e alegou aos guardas que está há dois meses em Belo Horizonte para realizar um trabalho. O acusado foi encaminhado a DP através da viatura da Policia Militar.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Natal-RN deverá receber recursos federais para segurança pública


Natal deverá receber recursos federais para segurança pública
Programa tem como metas reprimir, controlar e prevenir a criminalidade através de ações específicas

A inclusão de Natal no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) foi tema de reunião em Brasília. O programa foi criado para articular ações de segurança pública para a prevenção, o controle e a repressão da criminalidade. O interesse do Governo Federal em incluir a capital potiguar no programa foi reforçado a partir da criação da Secretaria Municipal de Defesa Social pela prefeitura de Natal.

Para discutir o assunto, a prefeita Micarla de Sousa se reuniu nesta quarta-feira (15) com o secretário executivo do Pronaci no Ministério da Justiça, Ronaldo Teixeira, que destacou o fato de Natal ser uma das cidades a subsediar os jogos da Copa do Mundo de 2014 e, portanto, necessitar de investimentos na prevenção de segurança pública através de medidas sócio-educativas.

Teixeira informou que será aberto no segundo semestre deste ano a participação dos municípios dentro do programa e Natal poderá ser uma das beneficiadas. "Seria bom que a capital potiguar fizesse parte do Pronasci e passasse a receber os recursos já a partir de 2010", defendeu o secretário.

A participação de Natal no Pronaci programa trará benefícios na segurança pública com ações como a estruturação da Guarda Municipal e a instalação de vídeo monitoramento e telecentros, para o treinamento dos guardas. Também permitirá a criação do Bolsa Formação, que estimulará o estudo e atuação dos profissionais de segurança pública junto às comunidades.

O Pronasci articula políticas de segurança com ações sociais e tem como principal objetivo a busca das causas que levam à violência e a prevenção. O programa tem como principais eixos a valorização dos profissionais de segurança pública, a reestruturação do sistema penitenciário, o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. Para o desenvolvimento do Programa, o governo federal investirá R$ 6.707 bilhões até o fim de 2012.
Fonte: no minuto

Do Blog: Finalmente veremos o PRONASCI se implantar nos municipios Potiguares onde existem Guardas Municipais.

Prefeitura de Aracajú-SE cumpre exigência para porte de arma da Guarda Municipal.


Prefeitura cumpre exigência para porte de arma da Guarda

A Prefeitura de Aracaju vem cumprindo dentro do prazo todas os requisitos do Ministério da Justiça para concessão do porte de armas de fogo para os integrantes da Guarda Municipal. A previsão é que todas as ações sejam concluídas até junho de 2010. O Plano de Metas com o cronograma oficial foi assinado nesta quinta-feira, 23, pelo prefeito Edvaldo Nogueira e será encaminhado à Superintendência da Polícia Federal em Sergipe.

Entre as medidas previstas no plano estão a promoção de curso preparatório para uso do armamento e atualização profissional com todos os agentes, assim como realização de testes psicológicos e práticas de tiro; a criação de uma ouvidoria e uma corregedoria; além da emissão de identidades para os guardas, constando o porte de arma de fogo. Estamos cumprindo e vamos cumprir cada um desses pontos dentro do tempo, destacou o prefeito.

Ainda de acordo com Edvaldo, a execução das metas junto à Polícia Federal teve início no mês de abril de 2009 e seguirá até junho de 2010. Já fizemos o convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública para a realização do curso com os 351 guardas municipais e assinamos contrato com a Fapese [Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe], a responsável pela contratação dos instrutores. Ainda sancionamos a Lei de Criação da Ouvidoria e da Corregedoria, entre outros passos, revelou.

Ações

Conforme citou o prefeito, teve início em abril o I Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento para a Guarda Municipal. Estão sendo qualificados nessa etapa 120 guardas que atuam na defesa patrimonial de espaços públicos, proteção do cidadão e orientação e fiscalização de trânsito. Após essas duas primeiras turmas, mais duas serão capacitadas, até que todos 351 guardas sejam qualificados nos moldes sugeridos pelo Governo Federal.

Dentro desse processo o prefeito Edvaldo Nogueira também assinou o termo de cooperação técnica com o ministro da Justiça, Tarso Genro, que firmou adesão do município de Aracaju ao Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci). O ato foi realizado em abril, na capital, e garantiu, entre outras coisas, que o estado de Sergipe e a sua capital poderão participar das diversas iniciativas inseridas no programa, como qualificação dos guardas.

A prefeitura ainda elaborou e encaminhou ainda em 2008 à Câmara Municipal de Aracaju o projeto de lei que cria a Ouvidoria e a Corregedoria da Guarda Municipal. Esses setores servirão para regulamentar, organizar, orientar e fiscalizar o uso do armamento pelos agentes da Guarda Municipal. Depois de aprovado por unanimidade, o documento foi sancionado pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Os dois setores também estão em fase de implantação.

FORMAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL DE CAPELA-SE

FORMAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL DE CAPELA

Acontece neste sábado (25), a partir das 19 horas, na Praça Manoel Cardoso Souza, em Capela, a cerimônia de formatura dos 77 alunos aprovados no processo seletivo simplificado e que participaram do Curso de Formação da Guarda Municipal de Capela, pertencente à Secretaria de Defesa Social, sendo esta pioneira em Sergipe e a 3ª do Brasil.

Com duração de 600 horas/aula, a grade curricular do curso inclui, dentre outras disciplinas, noções de Direito Penal, Administrativo, Constitucional, Ambiental e Penal, além de Legislação de Trânsito, Educação Física, Noções de Polícia Comunitária, Defesa Pessoal, Português Básico e História de Capela.

A Guarda Municipal, que deverá auxiliar efetivamente o Poder Judiciário no município, terá também o papel de proteger o patrimônio público da ação de vândalos e inibir a prática de delitos, embora o efetivo não atue armado.

Na ocasião da solenidade, além da presença de autoridades, haverá também a colação de quatro alunos do município de Santa Rosa de Lima, que participaram do curso em Capela, graças a um convênio entre as duas prefeituras.

Guarda Municipal Ambiental Dourados-MS recebe viatura exclusiva


Guarda Municipal Ambiental recebe viatura exclusiva
Prefeito Ari Artuzi faz a entrega das chaves para o comandante da Guarda Municipal de Dourados – Assecom
O prefeito Ari Artuzi(PDT) entregou na manhã desta sexta-feira para o comandante da Guarda Municipal de Dourados (GMD), Edivaldo Machado, uma viatura exclusiva para atendimento de ocorrências e fiscalização ligadas ao meio ambiente. O veículo, caracterizado com as cores verdes e brancas, estará a serviço da Guarda Municipal Ambiental, que é composta por uma equipe capacitada para atuar nessa área.

O ato oficial aconteceu na sede da Guarda, que funciona no mesmo prédio do Instituto Municipal de Meio Ambiente (Imam) e na oportunidade o prefeito destacou a importância desse trabalho e demonstrou a intenção em ampliar cada vez mais esse setor. O comandante Divaldo Machado aproveitou para lembrar que a viatura específica é a primeiro passo para se chegar a uma guarda ambiental forte.

Durante a solenidade, Artuzi falou também a respeito do trabalho que é desenvolvido pelo Imam e lembrou que o Instituto necessita de uma equipe exclusiva que atue diretamente na fiscalização e no atendimento as ocorrências.

O prefeito anunciou ainda a nova diretora-presidente do Imam, Maria Aparecida Oliveira Miguel, que deve assumir interinamente o órgão. Aparecida trabalha no Imam desde o início da atual administração.


Fonte: AgoraMS.com.br

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Guarda Municipal realiza concurso no domingo

Guarda Municipal realiza concurso no domingo

Exatas 41 instituições de ensino das redes pública e particular estão prontas para receber os mais de 44 mil candidatos que vão disputar, na manhã deste domingo (26), de 9h30 até as 12h30, as 272 vagas ofertadas para a Guarda Municipal de Belém (GBel). O gabarito será divulgado duas horas depois.

O presidente da Fundação Cetap, instituição realizadora do concurso, Ricardo Gluck Pul, afirma que o número de inscritos para o certame superou as expectativas, estimadas em aproximadamente 30 mil inscrições. Há apenas seis anos no mercado de concursos públicos, a Cetap já organizou 50 deles e também se prepara para realização das provas do Detran de Roraima e de uma secretaria estadual paraense. Ricardo garante que a infraestrutura do concurso já está montada, em parceria com a própria GBel, que disponibilizará parte do seu efetivo para o esquema de segurança.

Os candidatos devem tomar conhecimento a respeito de seus locais de prova através da internet, via oficial de acesso a informações sobre o concurso, por meio da página www.cetapnet.com.br. “A internet é o meio mais seguro para esse repasse de informação, facilitando o acesso do candidato aos dados importantes sobre a sua inscrição”, justificou o titular da Cetap.

A primeira etapa do concurso é formada por duas fases: a prova objetiva e o Teste de Aptidão Física (TAF). A segunda etapa é constituída pelo Curso de Formação de Guardas Municipais. Apenas esta última etapa será realizada pela GMB. O gabarito preliminar da prova objetiva deve ser divulgado cerca de duas horas após seu término, no site da fundação.

De acordo com a advogada e inspetora-geral da corporação, Ellen Margareth, a segunda etapa do certame, que é o Curso de Formação de Guardas Municipais, tem uma carga horária de 420 horas, com duração de 83 dias. A previsão é de que a nova turma de 272 guardas municipais seja apresentada ainda em novembro deste ano.

Ellen Margareth recomenda aos candidatos algumas atitudes que considera importante. “Acho que é preciso ter tranqüilidade no dia da prova. Chegar ao local com, pelo menos, uma hora de antecedência, dormir cedo no dia anterior, não esquecer o documento de identidade e duas canetas transparentes de tintas preta ou azul. No mais, desejo boa sorte a todos e dizer que a Guarda está de braços abertos aos novos e futuros servidores municipais”, finalizou.

A inspetora-geral lembrou que há 13 anos não havia concurso para a Guarda Municipal e que o número de vagas oferecidas não deixa de ser uma resposta satisfatória dada pela atual gestão municipal.

Fonte:Diario do Pará

Palestra tratou violência doméstica em Porto Feliz


Palestra tratou violência doméstica em Porto Feliz

A Diretoria de Defesa do Cidadão de Porto Feliz promoveu uma palestra sobre a atuação policial nos casos de violência doméstica na segunda-feira, 20 de julho, na Estação Cultural “Assumpta Luiza Marchezoni Rogado”.

Foram debatidas a Lei Maria da Penha nº 11.340 de 7 de agosto de 2006 e a atuação policial em relação aos casos envolvendo crianças e adolescentes.

A palestra, destinada à Corporação da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, foi desenvolvida em parceria com o Conselho Municipal da Condição Feminina. As palestrantes convidadas foram as promotoras de Justiça Fabiana Dal’Mas Rocha Paes e Renata Lucia Mota de O. Rivitti.

Além do efetivo policial, acompanharam a palestra o Diretor de Defesa do Cidadão, Urias de Oliveira; o Comandante da GCM, Cirineu Alves de Lima; o 3º Sargento Carlos Augusto de Souza Júnior representando o comandante da PM Cap. Kleber; a presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina, Jurema de Freitas Barbosa Hagen.
Fonte:Itu.com.br

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Força-tarefa das PM,GCM,e PC faz operação na Cracolândia, no centro de SP


Força-tarefa faz operação na Cracolândia, no centro de SP

Plantão | Publicada em 22/07/2009 às 11h00m
CBN

SÃO PAULO - Uma força-tarefa composta por integrantes do Ministério Público Estadual, polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, Guarda Civil Metropolitana, Secretaria das Subprefeituras e Secretaria de Estado da Saúde realiza nesta quarta-feira uma operação na região da Cracolândia, no centro de São Paulo. O objetivo da ação, que conta com 250 policiais em 57 viaturas, é melhorar o quadro social da região, degradada pelo grande número de usuários de drogas nas ruas.

A operação ocorrerá por tempo indeterminado. Na região, as abordagens da Polícia Militar agora contarão com acompanhamento de agentes de órgãos como a Subprefeitura da Sé, em caso de estabelecimentos irregulares, e da Secretaria de Estado da Saúde, no caso de usuários de drogas.
Links patrocinados

Após atentados, Guarda Municipal de Guarujá faz campanha para armamento


Após atentados, Guarda Municipal faz campanha para armamento

De A Tribuna On-line

Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá iniciaram uma campanha em defesa do armamento do efetivo da corporação. Um grupo de cinco soldados anunciou à reportagem que a categoria está disposta a sensibilizar a prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB) quanto a necessidade de estar melhor guarnecida para a execução de suas atividades de policiamento nas ruas da Cidade.

A mobilização, segundo eles, teve início depois que quatro colegas foram alvos de atentados praticados por marginais, em um intervalo de menos de cinco dias.

O primeiro ocorreu no último dia 13, quando três ladrões atearam fogo em um automóvel ocupado por um agente da corporação, no Morro da Asa Delta. Os bandidos iriam fazer um sequestro relâmpago. Porém, ao descobrirem que se tratava de um soldado, tentaram matá-lo, incendiando o carro.

Dois dias depois, no dia 15, um guarda que fazia ronda nas imediações do Pronto Socorro de Vicente de Carvalho, no Paicará, foi abordado por um indivíduo armado e teve roubado seu rádio transmissor e celular. No dia 17, dois agentes que faziam patrulhamento de bicicleta pela Avenida Adhemar de Barros foram alvejados, à queima roupa, por uma dupla de bandidos que tinha acabado de fazer um assalto em um comércio das proximidades. Por sorte, ninguém ficou ferido.

Guarda Municipal de Dourados participa da 1ª Conseg


Guarda Municipal de Dourados participa da 1ª Conseg
Na próxima semana, dia 29 de julho, acontece a mobilização da Guarda Municipal (GM) de Dourados, município distante a 230 quilômetros da Capital, de Mato Grosso do Sul.
A categoria realizará uma das etapas preparatórias que antecedem a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), Conferência Livre, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h, no anfiteatro da GM, localizada na Rua Joaquim Teixeira Alves, 4.120, próximo a rodoviária da cidade.

A idéia das conferências livres foi criada pelo Ministério da Justiça (MJ), com objetivo de proporcionar um meio para que a população pudesse participar da 1ª Conseg. Qualquer um pode realizar uma conferência, e não existe um número estipulado de participantes.

O prazo para organizar uma conferência encerra no dia 31 de julho. Mais informações sobre as etapas preparatórias bem como a agenda de atividades, poderão ser encontradas no hotsite www.sejusp.ms.gov.br/conseg.

Fonte: Noticias MS

Guardas municipais demitidos em Campo Grande -MS fazem ato público na Ary Coelho na sexta

Guardas municipais fazem ato público na Ary Coelho na sexta

Mais de 100 guardas municipais demitidos sem nenhum direito trabalhista há duas semanas pela Prefeitura de Campo Grande vão promover ato público dia 24 pela manhã na Praça Ary Coelho, para mostrar à opinião pública o que consideram falta de respeito do prefeito Nelson Trad Filho, que os demitiu sem sequer comunicá-los oficialmente. Na maioria dos casos, diretores de escolas e de outros estabelecimentos públicos onde os profissionais exerciam suas atividades, é que foram incumbidos de informá-los da dispensa de seus serviços. A informação é de Maria das Dores Rocha, presidente do Sindicato dos Funcionários e Servidores Municipais de Campo Grande – SISEM, que contará com o apoio da Força Sindical.



De acordo com a programação, os guardas reúnem-se às 8 horas na sede do sindicato, depois seguem até o Ministério Público do Trabalho – MPT, reforçar o pedido de ajuda do órgão à causa e só então caminham para a Praça Ary Coelho, por volta das 10 horas, onde distribuirão panfleto para a população, esclarecendo as injustiças que estão sofrendo.



Maria das Dores disse que o SISEM tem recebido diariamente a visita de dezenas guardas demitidos, pedindo ajuda. “Eles estão desesperados pois a maioria trabalha há mais de 8 anos e em grande parte desse período, sequer tiraram férias”. O sindicato pede também o envolvimento dos vereadores para tentar resolver o caso, já que boa parte dos guardas foram “indicados” por eles para ocuparem o cargo.



O presidente da Força Sindical, Idelmar da Mota Lima garantiu o apoio da entidade à causa dos guardas municipais de Campo Grande que estão, segundo ele, sendo “brutalmente injustiçados e lesados em seus direitos”. segundo ele. Diretores da central vão integrar o movimento na sexta-feira para sensibilizar a opinião pública a se aliar ao movimento. “Esses profissionais não podem ser tratados da forma como a Prefeitura de Campo Grande está fazendo, sem nenhum respeito”, comentou.



Ontem à tarde Idelmar e o vice presidente da Força Sindical, Estevão Rocha dos Santos estiveram no SISEM para ajudar a traçar as estratégias para o ato público na sexta-feira, que contará com carro de som e dezenas de sindicalistas, solidários ao movimento da guarda municipal.



Maria das Dores recebeu ontem na sede do sindicato o guarda municipal Edgar Céspedes Leigez que garante que perdeu a visão do olho esquerdo pelo trabalho insalubre no lixão da cidade ao longo de mais de três anos. Ele teme entrar na lista dos desempregados exatamente por conta da deficiência da visão. E para provar que esse incidente ocorreu enquanto exercia a função de guarda municipal, ele apresentou para a assessoria jurídica do SISEM documentos que comprovam sua saúde normal quando exercia a função de motorista de ônibus coletivo, antes de entrar na guarda. “Não tenho dúvida de que foi ali, no lixão, onde tirei serviço por muitos anos, que acabei perdendo a visão de uma das vistas”, conta.



A Assessoria Jurídica do sindicato vai trabalhar para garantir todos os direitos desse profissional. Assim como ele existem outros casos de saúde debilitada por conta de ambientes de serviço inadequados.



O SISEM luta para que os profissionais demitidos, mais de 100, sejam reconduzidos ao trabalho ou, no mínimo, que todos os seus direitos trabalhistas sejam pagos. “Se necessário, recorreremos à justiça em Brasília”, comentou a sindicalista Maria das Dores, autora de ação coletiva na justiça de Mato Grosso do Sul em favor desses profissionais.

Fonte:MS noticias.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Prefeitura e GCM -SP faz operação para retirar camelôs da Avenida Ibirapuera.


Prefeitura de SP faz operação para retirar camelôs da Avenida Ibirapuera

SÃO PAULO - A subprefeitura da Vila Mariana e a Guarda Civil Metropolitana (GCM) realizaram nesta segunda-feira em São Paulo uma operação para retirar os camelôs que tomaram conta dos pontos de ônibus no corredor da Avenida Ibirapuera, na zona sul da capital. Foi preciso duas vans para transportar os 19 sacos com mercadorias irregulares apreendidos.

Os camelôs haviam se dividido pelos oito pontos de ônibus (quatro em cada sentido) que cortam os três quilômetros da avenida. Havia pelo menos três barracas de ambulantes funcionando em cada uma das paradas da Avenida Ibirapuera.

Nos horários de pico, os passageiros eram obrigados a se espremer em meio as barracas enquanto aguardavam os ônibus, gerando desconforto e reclamações. Em alguns casos, as barracas chegavam a ocupar três metros quadrados do ponto. Entre os produtos vendidos estavam desde DVDs piratas até carregadores para celular.

Por causa do grande volume de pessoas, a parada de ônibus preferida pelos camelôs fica em frente ao Shopping Ibirapuera.

O subprefeito da Vila Mariana, Maurício Pinterich, afirmou que iria intensificar o trabalho de fiscalização na região. Segundo a subprefeitura, mais dez homens, um caminhão e uma van deverão integrar o grupo que atua na área ainda esta semana. A proposta é também retirar moradores e menores da rua da região.

Os camelôs se defendem dizendo que trabalham no local por necessidade.

Adolescente é detido pela GCM Itu-SP com porções de crack e maconha

Adolescente é detido com porções de crack e maconha
Data: 21/07/2009
Edição: 5054
Um estudante de 15 anos foi detido pela Guarda Civil Municipal comercializando drogas na Vila Santa Terezinha, no último domingo. No começo da noite, a GCM recebeu uma denúncia anônima que um indivíduo, já conhecido nos meios policiais, estaria vendendo entorpecentes na Bica d'Água.

Realizando o patrulhamento, os guardas encontraram escondido nas proximidades de um coqueiro dois pacotes separados: um contendo 14 porções de maconha e o outro, 10 de crack. Além das drogas, o menor também portava um telefone celular. Diante dos fatos e das provas, o adolescente foi encaminhado à Promotoria de Justiça e as drogas apreendidas.

Fonte:Periscópio

Campeão de Vale-Tudo vai treinar guardas municipais no Rio




Terca-feira, 21 de julho de 2009 - 11h17
Campeão de Vale-Tudo vai treinar guardas municipais no Rio
Da Redação

O campeão mundial de Vale-Tudo na categoria médios Anderson Silva vai reforçar a partir desta quarta-feira os treinos de artes marciais da Guarda Municipal do Rio de Janeiro.

O lutador vai dar aulas mensais de defesa pessoal para os agentes do Grupamento de Choque.

A parceria entre Anderson e a prefeitura surgiu após um convite do amigo e Secretário de Ordem Pública, Rodrigo Bethlem.

O lutador acredita que a técnica que possui vai ajudar os guardas no condicionamento físico e psicológico nos momentos de tensão do dia a dia.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Apucarana - Guarda Municipal participa da Conferência Estadual


Apucarana
Guarda Municipal participa da Conferência Estadual
Os debates foram sobre texto básico sugerido pelo Ministério da Justiça
Publicado em: 20/07/2009 18:00 Da Redação
Com poder de voto, o comandante da Guarda Municipal de Apucarana, Maurício de Carvalho Mello, participou nesta sexta e sábado (17 e 18/07), em Curitiba, da 1ª Conferência Estadual da Segurança Pública. O debate definiu as propostas e escolheu 74 representantes de entidades sociais, organizações e autoridades de segurança pública, que vão levar o resultado estadual ao encontro nacional, previsto para acontecer no fim de agosto, em Brasília. "Neste encontro maior serão definidas as idéias que podem se tornar políticas nacionais de segurança pública", disse Melo.

Na conferência deste final de semana, os debates foram sobre texto básico sugerido pelo Ministério da Justiça. Os eixos básicos, discutidos pelos 440 inscritos, envolveram formação do profissional de segurança e prevenção da violência, financiamentos e diretrizes para o sistema penitenciário, entre outros temas. "O resultado vai se juntar às propostas de outros estados", salienta o comandante da Guarda Municipal.

Segundo informou a Agência Estadual de Notícias, a delegação do Paraná na etapa nacional também incluirá nove representantes já eleitos nas conferências municipais, realizadas anteriormente, e os servidores indicados pelo poder público.

Na Conferência Nacional, cada Estado, por meio de seus representantes, terá direito à voz e voto e poderá defender as especificidades de sua região.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Apucarana

Dois jovens morrem baleados por casal após briga de trânsito.GM Araras captura os acusados.


Dois jovens morrem baleados por casal após briga de trânsito
Confusão terminou na prisão de quatro pessoas

19/07/2009 - 18:25

EPTV

Alterar o tamanho da letra A-A+

Um casal baleou dois rapazes após uma briga de trânsito, na madrugada deste domingo (19), em Araras. Caio Bianchini, de 19 anos, e Igor Galeti Pinto, de 16 anos, foram socorridos, mas não resistiram e morreram na Santa Casa da cidade. Os suspeitos e um casal que os acompanhava foram presos. Dois deles eram envolvidos com uma facção criminosa.

O incidente ocorreu na Rua Adolfo Fachini, no bairro Jardim Fátima. Por volta da 1h da manhã, as vítimas teriam parado o carro devido ao trânsito. No veículo que seguia atrás estavam quatro pessoas, que teriam se irritado com a parada. André Luiz Costa, de 32 anos, e Priscila Bezerra Rodrigues, de 19 anos, supostamente saíram do carro, começaram a discutir com os rapazes e a agredi-los. Em seguida, sacaram suas armas e atiraram.

O casal estava acompanhado de João Carlos Oliveira Lima e Maria Fernanda Mota, ambos de 20 anos. Os quatro fugiram em sentido à área rural, mas foram encontrados e presos pela Guarda Municipal. Com eles, foram apreendidos dois revólveres calibre .38.

Os homens já têm passagem pela polícia, assim como a jovem Priscila Bezerra Rodrigues. De acordo com a Guarda Municipal, os dois homens teriam uma tatuagem da facção criminosa. A outra jovem detida, Maria Fernanda, disse à polícia que está grávida de 2 meses.

A ocorrência foi feita em Limeira para garantir a integridade física dos detidos. Até o momento, os rapazes estão na seccional de Limeira e as duas mulheres foram encaminhadas para a cadeia de Leme.

As informações são da Polícia Civil, Militar e Guarda Municipal.

Itapeva ganha 35 novos GMs capacitados


Itapeva ganha 35 novos GMs capacitados


Ao todo, 35 novos guardas municipais – nove mulheres e 26 homens - formam o 5º pelotão da GM. Ao todo, Itapeva contará com 105 GMs atendendo a população em geral. Com este número, segundo o secretário de Defesa Social, Luciano Oller, haverá resultados mais positivos a população. “Com mais homens e mulheres nas ruas teremos mais segurança, trabalhos mais intensos nas escolas e um cuidando ainda maior ao patrimônio público”, salientou.
Os distritos do Alto da Branca, Guarizinho e Areia Branca e os bairros do Miguelzinho e Jardim Grajaú também serão contemplados
A capacitação, um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, começou no início do mês e vai até setembro, sendo ofertado no período da manhã e à tarde de segunda a sexta-feira e aos sábados somente no período da manhã. Durante as horas livres, os novos guardas acompanham o trabalho da Guarda ao lado de um GM antigo.
Dentre as técnicas e aulas apresentadas e passadas aos novos civis estão Defesa Pessoal, com o professor Jailton; Primeiros Socorros, com Sérgio Garcia; Atribuições e integração do Guarda Municipal, com Marcelo e Pimentel; Noções de Direito; entre outros.
A Guarda Civil Municipal tem por atribuição zelar pelo patrimônio público, realizar rondas preventivas e escolares, apoiar eventos públicos e trabalhar em parceria com a Polícia Militar, Civil, Conselho Tutelar, Fiscalização Municipal, Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), entre outros, para coibir a violência..
Conforme Luciano Oller, a seleção dos convocados foi minuciosa. “A população pode ficar tranquila que são guardas de qualidade, pois a escolha foi muito difícil”, comentou.
Para chegar até aqui, os 35 novos integrantes realizaram provas prática, de teste de aptidão física e de direção. Em seguida, após convocação, realizaram exames odontológicos, psicológicos, neurológicos, eletro encefalograma, raio x, laboratoriais e toxicológicos. “Não foi fácil. Foi desgastante, mas valeu a pena”, desabafou Elaine Cristina Mota, 32 anos, ex garçonete.
Aprovada em terceiro lugar no teste de aptidão física, irradiante e muito contente por fazer parte do novo pelotão da GM contou que muito se dedicou para ser aprovada. “Estudava de manhã, trabalhava a noite sem descanso. Preparei-me muito, por isso tinha a expectativa de ser aprovada. Hoje aqui estou”.
Para ela, o curso está sendo ótimo. “É algo muito qualificado. Surpreendeu-me. É mais do que eu esperava”.
Aprovado em primeiro lugar no concurso, Marcelo de Ramos Oliveira, 33 anos, ex controlador patrimonial, concorda com a nova colega de trabalho e reforça “a cada dia este curso supera as minhas expectativas. O desempenho do pessoal é enorme e isso nos motiva ainda mais”.
Motivação é o que não falta e não faltou a Rita Miranda, 42 anos. Conforme ela, sua meta era estar entre os aprovados e para isso muito se esforçou. “Estudei, fiz academia somente devido a isso, dirigi somente com esse foco. Era tudo que eu sempre quis. Hoje estou feliz e realizada”, disse.
“O curso está sendo excelente e a população será a maior beneficiada disso tudo”, completou.
Denilson Batista dos Santos, 29 anos, ex técnico da informação, também está satisfeito com o treinamento. “Minha visão mudou. Estou ainda mais motivado para exercer esta profissão e sentindo-me qualificado cada dia mais para atender da melhor forma possível a população”, finalizou.

Mulheres são presas por morte de guarda municipal

Mulheres são presas por morte de guarda municipal
Duas acusadas de assassinato na CIC serão apresentadas na tarde de hoje
20/07/09 às 12:04

A Delegacia de Furtos e Roubos prendeu duas mulheres acusadas do assassinato do guarda municipal Mauro César Carvalho, 43 anos, dentro de um posto de saúde na Cidade Industrial de Curitiba. Os motivos do crime serão revelados em entrevita coletiva a partir das 15 horas.

O corpo de Carvalho foi encontrado às 6h do domingo, dia 12, dentro da Unidade de Saúde São José, na rua Haroldo Cordeiro Junior, CIC, posto de trabalho da vítima. Cartuchos de pistola calibre 380 foram encontrados ao lado do corpo. Havia marcas de tiros na parede e no teto, indicando uma possível luta entre Carvalho e os assassinos.

O colete do guarda e alguns pertences foram levados, o que caracterizou o crime como latrocínio (roubo seguido de morte).
Carvalho estava há 19 anos na corporação e fazia parte do chamado quadro especial da Guarda Municipal - agentes que trabalham apenas em recintos fechados e não atuam armados. Ele morava na Vila sabará (CIC) e deixa esposa e duas filhas.

Guarda Municipal continua internado após acidente com vitima fatal.

Guarda Municipal continua internado após acidente com vitima fatal.
imprimir indicar para um amigo tamanho texto A- A+
Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.


Continua internado o Guarda Municipal Omar França de Paula, 24 anos, ferido em acidente de moto, onde perdeu a vida a jovem Priscila Bovo, 23 anos. O acidente ocorreu as 03h00 da madrugada de domingo, na SP- 191, Rodovia Wilson Finardi, KM 68, mais 50 metros, estrada que liga Rio Claro a Araras.

A.G.P.F. – Jaburu

Redação Canal Rio Claro – Segundo as ultimas informações, continua internado em coma induzido, o Guarda Municipal Omar França de Paula, 24 anos, ferido em acidente onde perdeu a vida a jovem Priscila Bovo, 23 anos.

Segundo consta no boletim de número 5580/2009 elaborado pela Polícia Civil, as 05h42 do dia 19, o acidente ocorreu no quilometro 68, mais 50 metros da Rodovia Wilson Finardi, SP-191, que liga Rio Claro a Araras. No local, o condutor da carreta bi-trem, placa DVS – 7077 de Mogi Guaçu alegou que transitava sentido Rio Claro a Ipeuna quando avistou a moto Honda CG, modelo ML, Placas CFJ-4068 de Rio Claro, conduzida por Omar e tinha como passageira, Priscila. O motorista alega que a moto transitava muito devagar a sua frente, ele freou o caminhão, mas não conseguiu evitar a colisão traseira. A jovem morreu no local e Omar esta internado em coma induzido.

Policiais rodoviarios, peritos do IC e autoridade compareceram ao local.

domingo, 19 de julho de 2009

PC e GM de Uberaba-MG ,recuperam motocicleta que havia sido furtada


PC recupera motocicleta que havia sido furtada

Motocicleta que havia sido furtada foi recuperada pela Polícia Civil em conjunto com a Guarda Municipal. Após denúncia anônima de que um indivíduo estava com uma motocicleta roubada em sua residência, o detetive da Polícia Civil Leone juntamente com o guarda municipal Mário Nelson compareceram à rua Q, no conjunto Morada do Sol. Após chegarem à residência, eles conversaram com uma moradora do imóvel, que liberou para que os policiais entrassem e realizassem buscas.
Após buscas no interior da casa, foi localizada a motocicleta Honda CG Titan, de cor verde, com placa GXX-0384, de Uberaba, que havia sido furtada da vítima G.M.O., 22 anos, no último dia 15 deste mês, no estacionamento de um shopping no bairro São Benedito. Os policiais identificaram o principal acusado do furto como E.B.S.N., 50 anos, que possui várias passagens pela polícia, por furto e tráfico de drogas. A motocicleta foi apreendida e levada para a Área Integrada de Segurança Pública (Aisp) do bairro Boa Vista, posteriormente liberada para seu proprietário. O acusado do furto não foi localizado e está sendo procurado pela Polícia Civil.

sábado, 18 de julho de 2009

Guarda Municipal alerta para o perigo de pipas com cerol


Guarda Municipal alerta para o perigo de pipas com cerol


No período das férias, aumentam as brincadeiras com pipas. Por isso, a Guarda Municipal de Santos, que realiza campanha de conscientização, alerta para o perigo das linhas com cerol – mistura de cola e cacos de vidro, que podem causar acidentes envolvendo motociclistas e ciclistas.



Do final de junho até o último dia 12, foram confiscadas apenas oito linhas com cerol, na orla da praia; uma queda acentuada, de 50% em relação ao ano passado, segundo balanço. Também este ano, até o momento, não foi registrada nenhuma ocorrência, relacionada a vítimas de acidentes com pipas na cidade.

Em Santos, as leis municipais nº 1.649/97 e 1.948/01 proíbem o uso do cerol e preveem multa para quem comete a infração. Em caso de acidente, o responsável é encaminhado a um distrito policial e responde a processo por lesão corporal culposa.

Guarda Municipal sempre solicitada.

A Guarda Municipal de Jardim do Seridó-RN continua sendo solicitada para dar apoio a diversos eventos na cidade, chegou agora as 17:00 hs. um pedido a coordenação do Grupamento para deslocar dois Gms em apoio a uma solenidade em Praça Pública que será realizada ainda hoje pela Igreja Missão Evangelica Pentescostal do Brasil.Mais uma vez agradecemos a confiança depositada e solicitamente enviaremos os agentes em apoio.Junto a população, o minimo que podemos oferecer é nosso trabalho,com eficiencia e agilidade.

Guarda Municipal de Santa cruz do Sul lança Projeto nas Escolas


Guarda Municipal lança Projeto nas Escolas

A Diretoria Municipal para Assuntos de Segurança e Cidadania pretende implantar um programa que auxilie na formação dos jovens cidadãos em Santa Cruz do Sul.

Em reunião realizada no auditório da SMEC com a presença dos diretores e supervisores de escolas do município, foi apresentada a proposta da Diretoria de Segurança em Parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Públicos, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento e Corpo de Bombeiros, que tem por objetivo orientar e capacitar jovens estudantes formando grupos que participarão de atividades diversas, sempre orientadas pelos parceiros do Projeto.

Todas as atividades serão realizadas no turno inverso ao da escola e quando possível, nas unidades onde atuam os profissionais. Segundo o Guarda Municipal Rodrigo Costa, Coordenador do Projeto, “educação se faz em toda a parte e em todos os segmentos. Se quisermos um futuro positivo, devemos preparar nossos jovens para o futuro. Trabalhar a prevenção reduz a necessidade de um grande efetivo para a correção”, garantiu ele.

Para José Osmar Ipê da Silva, Diretor Municipal de Segurança, “É uma forma de resgatar a cidadania nas escolas e aproximar os jovens do conceito de uma sociedade organizada. Essa é a nossa proposta de gestão de segurança. Estamos tentando atingir a raiz do problema promovendo a conscientização para que não seja necessário privar a liberdade”, finalizou.

Nossa Senhora do Socorro-SE terá Guarda Municipal



Nossa Senhora do Socorro terá Guarda Municipal

O município de Nossa Senhora do Socorro terá sua guarda municipal. O projeto do executivo municipal foi aprovado por unanimidade na noite da última quinta-feira, 16, na Câmara de Vereadores. A guarda terá como missão constitucional, atuar na defesa social e do meio ambiente, bem como salvaguardar os prédios públicos e auxiliar na ordem pública do município.

O superintendente da SMTT de Socorro, tenente José Toledo Neto acompanhou a votação do projeto 01/2009, durante todo o dia. O projeto composto por 51 artigos, recebeu emendas com detalhes jurídicos e ajustes para a nova categoria profissional.

A aprovação do projeto vai possibilitar o reenquadramento de 123 vigilantes - funcionários efetivos, em guardas municipais, com isto o cargo de vigia no município será extinto. Conforme tenente Toledo a administração irá analisar a perspectiva de realização de concurso público, no próximo ano, para complementar o quadro.

Toledo informou também que o projeto que instituí a guarda municipal, será contemplado com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O prefeito Fábio Henrique estava esperando o melhor momento de implantar a guarda municipal, para implementá-la com respaldo jurídico e administrativo, enfatizou.

Dentro de 60 dias a guarda municipal de Socorro começa a funcionar. Na próxima semana o secretário municipal de Planejamento Eliel Felipe de Oliveira, juntamente com o tenente Toledo irão ao Ministério da Justiça, para viabilizar recursos para aquisição de equipamentos, viaturas, motos, uniformes, treinamento, além da sede para a instalação da guarda.

Atividades

A Guarda Municipal atuará como polícia administrativa, para esclarecer a população principalmente sobre o Código de Postura. Entre as atribuições consta a proteção dos prédios, bens e serviços públicos, bem como garantir a segurança das pessoas que trabalham ou freqüentam esses locais. Além disso, por força de dispositivo previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTN), a guarda municipal tem como uma de suas atribuições, fiscalizar e ordenar o trânsito de veículos e pedestres, além de outros.

Guarda Municipal monta esquema especial para jogos no Maracanã neste final de semana




Redação SRZD | Rio+ | 18/07/2009 15:59

impressão | Envie por e-mail | RSS

Neste final de semana a Guarda Municipal vai disponibilizar 270 agentes para atuar nos jogos entre Fluminense e Goiás (neste sábado, a partir das 18h30), e Flamengo e Botafogo (domingo, também às 18h30). As partidas são pelo Campeonato Brasileiro, no estádio do Maracanã. Quarenta homens serão destacados para o trânsito.

O efetivo vai ser empregado em ações de controle urbano, ordenamento de trânsito, fiscalização de posturas municipais e atendimento do público em geral. Seis guardas, acompanhados de pastores alemães, do Grupamento de Cães de Guarda, estarão concentrados em pontos estratégicos de acesso ao estádio. Em ambos os jogos, o esquema de patrulhamento começa às 15h.

Marceneiro é morto em frente a base da GCM após sacar dinheiro em banco no interior de SP

Marceneiro é morto em frente a base da GCM após sacar dinheiro em banco no interior de SP

SÃO PAULO - A cidade de Indaiatuba, a 105 km de São Paulo, registrou o segundo latrocínio, roubo seguido de morte, em seis dias. Nesta quarta-feira, o marceneiro Jorge Paulo Flores, de 31 anos, foi morto logo depois de sacar uma quantia em dinheiro em uma agência bancária para pagar a última parcela de uma caminhonete. O crime aconteceu às 13h30m em uma movimentada avenida da região central da cidade, em frente a um posto da Guarda Civil Municipal.

Segundo uma testemunha, o marceneiro reagiu ao assalto. Uma câmera de controle de tráfego instalada na rua poderia ajudar a polícia a identificar os criminosos, mas o equipamento não está funcionando há um mês. Segundo a Prefeitura, o defeito é complexo, já que o cabo de fibra ótica foi quebrado. Ela voltará a funcionar na próxima semana.

- Ele pode ter sido seguido. E o assaltante anunciou o assalto na primeira parada dele - disse o guarda municipal Cláudio Valim.

Na última sexta-feira, o proprietário de uma padaria havia sido morto após um assalto.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Bandidos atiram em residência de guarda municipal de Americana


Bandidos atiram em residência de guarda municipal de Americana
Bargas Filho - bargas.filho@liberal.com.br

Três tiros atingiram na madrugada desta quinta-feira a casa de um guarda municipal no bairro Cidade Jardim, em Americana. Ninguém ficou ferido. Os disparos atingiram a janela e a parede de um dos quartos e o portão principal. O autor não foi identificado. A Polícia Civil classificou como "um ato de represália" contra o guarda que atua na repressão ao crime no bairro.

O diretor da Gama (Guarda Municipal de Americana), Marcelo de Barros Feola, disse que foi um "ato de abuso" e determinou rondas permanentes na região do bairro Cidade Jardim para tentar identificar e prender o responsável. Os tiros foram disparados no início da madrugada. O guarda disse à Polícia Civil que seus familiares acordaram assustados. Não foi ouvido barulho de disparos.

Confira o texto completo no LIBERAL desta sexta-feira.

Suspeito de integrar quadrilha de tráfico e de assassinar guarda municipal é preso no bairro Lagoa


Suspeito de integrar quadrilha de tráfico e de assassinar guarda municipal é preso no bairro Lagoa


Um rapaz de 23 anos, suspeito de fazer parte de uma quadrilha de tráfico de drogas, foi preso na manhã desta sexta-feira no bairro Lagoa, região Norte de Belo Horizonte, em cumprimento de mandado de busca e apreensão. De acordo com a Polícia Militar, ele também é suspeito de envolvimento no assassinato de um guarda municipal na região, no dia 23 de junho deste ano.

"Além da suspeita de participar dessa quadrilha de tráfico na área do Lagoa, ele é suspeito de assassinar o guarda municipal. As informações são de que ele conhecia o guarda e que, por algum motivo ainda não esclarecido, teve um desentendimento com ele e o teria matado com a participação de outros dois suspeitos", afirmou o tenente Frederico Martins, do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

Nesta manhã, foram apreendidos com o rapaz quatro cartuchos de calibre 762, usado em fuzil, um de calibre 380 e dois de calibre 38. O suspeito não reagiu à prisão mas não quis falar nada a respeito das acusações, de acordo com a PM. Ele será conduzido para a Divisão de Tóxicos e Entorpecentes, onde a ocorrência será encerrada.

Fontw:O tempo on-line

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...