quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Anjos da Guarda voltam às ruas no Natal



Agência BOM DIA

As viaturas do projeto Anjos da Guarda, que ficaram conhecidas na ronda escolar da Guarda Municipal, estão de volta e devem ocupar as ruas de Jundiaí já no mês de dezembro, período de férias escolares.

O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo comandante da GM, Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel, o Jacó, durante a abertura da exposição alusiva aos 60 anos da Guarda, no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí.

“Estamos aguardando a chegada das 24 novas viaturas”, afirma. “Hoje [terça] receberemos o desenho de como ficará o novo estilo.”

Após a entrega, os veículos serão colocados no Centro, já que é um período de grande movimento devido à proximidade do Natal.

Em 2010, com o início das aulas, as viaturas serão usadas no Ronda Escolar.

A diferença é que agora, além da patrulha na frente das escolas, a ronda será ampliada para os bairros nos arredores.

“As rondas nas escolas nunca deixaram de existir”, afirma. “O que ocorre é que com o tempo as viaturas do Anjos da Guarda foram deteriorando e serão substituídas.”

O projeto, iniciado há dez anos, foi ampliado e denominado Educavi (Programa de Educação para a Não-Violência). Por ele, guardas que atuam na ronda escolar também fazem palestras em escolas, igrejas e instituições abordando vários temas.

Com a chegada das novas viaturas, a GM contará com aproximadamente 60 carros. Mas mais do que equipamentos, o projeto de Jacó para o próximo ano é investir na qualificação dos guardas. “Em 2009 investimos em 80 horas de formação dos guardas”, diz. “Para 2010 buscaremos aumento de efetivo, mas buscaremos muito mais qualidade.”

Após a abertura da exposição, o comandante participou de uma solenidade na sede da GM, no Complexo Fepasa, com a presença do prefeito Miguel Haddad (PSDB), autoridades, soldados e aposentados. Houve entrega de medalhas a guardas que se destacaram neste ano.

Entre os presentes estava o aposentado Mário Lemos (Sargiani), 66, autor do Hino da Guarda. “Escrevi a letra em 1995, numa madrugada.”

Um comentário:

Unknown disse...

ola !!
sou guarda municipal de sao josé,
e tenho como base que as rondas escolares sao de suma importância para cada comunidade onde atua!
por isso pesso a copia do projeto para olhar.
obrigado ,felipeluz140@hotmail.com

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...