domingo, 15 de novembro de 2009

Operação Verão 2010 promete controle urbano nas areias da orla mais cedo, desde 6h



Operação Verão 2010 promete controle urbano nas areias da orla mais cedo, desde 6h

Publicada em 14/11/2009 às 18h41m
O Globo


RIO - A Operação Verão que a Secretaria Especial da Ordem Pública inicia em 1° de dezembro nas praias do Rio (do Flamengo à Macumba) terá novidades em relação às fiscalizações tradicionais da prefeitura na areia. Segundo reportagem de Dandara Tinoco e Luiz Ernesto Magalhães, quando banhistas, praticantes de esportes e vendedores chegarem às praias de manhã, já encontrarão a postos, desde as 6h, cerca de 400 guardas municipais e fiscais de controle urbano atentos às irregularidades. O secretário da Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, explica que a tática é ocupar a orla antes que a desordem se instale.

- Tradicionalmente, as operações no verão começavam depois das 8h, quando boa parte das irregularidades já estava acontecendo. Com a praia já cheia de banhistas, é difícil reprimir irregularidades sem evitar conflitos e colocar pessoas em risco. Chegando mais cedo e saindo mais tarde, a operação produzirá melhores resultados - aposta o secretário Rodrigo Bethlem.

Cachorro nada entre crianças na praia - Foto: Ricardo Leoni

O esquema será mantido até 14 de março. Os 400 fiscais trabalharão diariamente em dois turnos, num esquema que evitará a ausência de agentes na praia na troca de turnos. A equipe da manhã deixará a praia somente às 14h, uma hora depois da chegada dos colegas do turno da tarde.

- Nós queremos dar uma demonstração da força do poder público. Se necessário, podemos, por exemplo, até apreender cães e levá-los para o canil da Guarda Municipal - acrescentou Bethlem.

Para a operação, a orla será dividida em cinco setores e patrulhada com agentes em quadriciclos na areia, de moto e a pé. No trecho entre Flamengo, Botafogo, Praia Vermelha e Urca, por exemplo, haverá duas tendas da Guarda Municipal, com oito agentes, em apoio às operações.

Já nas praias de Grumari e Prainha, localizadas em Área de Preservação Ambiental (APA), a fiscalização ficará por conta da Secretaria de Meio Ambiente. A partir de 5 de dezembro, o acesso de carros às duas praias será controlado para evitar a superlotação.

Enquanto a operação não começa, as areias exibem elevado número de irregularidades. No fim de semana passada, O GLOBO registrou dezenas de flagrantes: prática de esportes perto da arrebentação, barracas sem padronização e ambulantes vendendo alimentos sem qualquer fiscalização da Vigilância Sanitária.
Leia reportagem na íntegra em O GLOBO Digital

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...