sábado, 12 de setembro de 2009

Agentes da Guarda Municipal de Vitória querem novos coletes para voltar às ruas


Agentes da Guarda Municipal de Vitória querem novos coletes para voltar às ruas

Fonte: gazeta online)

agente comunitária da Guarda Civil de Vitória, Macllene Rodrigues
A agente comunitária da Guarda Civil de Vitória, Macllene Rodrigues está aquartelada
Os agentes comunitários da Guarda Civil Municipal de Vitória continuam aquartelados na manhã desta sexta-feira (11). Eles alegam que só voltam às ruas depois que os coletes à prova de balas, que estão com prazo de validade vencido desde quarta-feira (09), sejam substituídos. Pelo menos 19 dos 470 agentes em atividade estão na sede da guarda, que fica localizada na Ilha de Santa Maria, na Capital.

Os agentes cumprem a carga horária dentro da unidade e deixam de fazer o patrulhamento nas vias da capital. O movimento teve início nesta quinta feira (10). A agente comunitária Macllene Rodrigues, de 21 anos, disse que ir às ruas com colete vencido é correr um risco desnecessário.

"É um equipamento básico e fundamental para o nosso serviço, pois visa a segurança dos agentes. Até agora não recebemos uma resposta sobre esses coletes novos. Estamos cumprindo o horário normal, mas os agentes estão na base", disse.

Participe do fórum: Você está sentindo falta dos guardas na rua?

O secretário de Segurança Urbana de Vitória, João Sana, informou que 200 novos coletes balísticos serão entregues até a próxima quarta-feira (16), no entanto, desconversou sobre os riscos que os agentes correm ao ir às ruas com o colete vencido.

"Eu não posso afirmar tecnicamente que eles corram risco ou que deixam de correr. Acho razoável que as pessoas continuem trablahando, adotando cuidados adicionais se for o caso. Mas não se justifica suspender o trabalho pois o colete venceu anteontem (quarta-feira, 09) e se sabe que os coletes vão chegar até a próxima quarta-feira (16)", afirmou o secretário.

Sana ainda informou que os coletes à prova de balas já devem estar em trânsito pois a guia de tráfego - documento emitido pelo Ministério da Defesa necessário para o transporte dos objetos - foi emitida na quarta-feira (09), mesmo dia em que vencia o prazo de validade. A empresa que fornece os objetos é de Curitiba, no Paraná.

Validade

O secretário esclareceu que o prazo de validade vencido nos coletes balísticos é referente à placa de proteção instalada no objeto. Supostamente, a partir de cinco anos de uso essa placa não tem mais garantia de proteção contra projétil balístico e perde, portanto, a validade.

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...